Série Carreiras: Administração

08 de outubro de 2021 0 min


Com ampla área de atuação, a formação do administrador vai muito além de gerenciar empresas

Muita gente acredita que a formação acadêmica em Administração coloca somente administradores de empresas no mercado de trabalho. Mas o que pouca gente sabe é que a administração vai muito além. Administração de empresas é, na verdade, apenas um segmento da ampla gama de atuação de quem opta por fazer um curso superior na área.

O curso de Administração, portanto, prepara um profissional generalista, que pode atuar tanto como administrador geral quanto como administrador funcional (por setor, exemplo: gestor de qualidade).

A grande vantagem é que o administrador — até mesmo o recém-formado — não tem muitas dificuldades para encontrar uma colocação no mercado de trabalho. Isto porque qualquer que seja o tipo de negócio, é preciso um administrador para gerir os recursos humanos, materiais e financeiros, entre outros, de forma eficaz;

O Brasil tem aproximadamente 19 milhões de empresas ativas, de todos os portes, e que precisam sobreviver e se manterem competitivas, função essencial do administrador.

O profissional graduado em Administração tem a opção de atuar em empresas privadas, públicas, Terceiro Setor ou ser um empreendedor e ter seu próprio negócio. Vamos às possibilidades:

Administração de empresas
Quando se fala em Administração, a primeira ideia que vem é a de administrador de empresas. Mas o que ele realmente faz? O administrador de empresas gerencia e coordena a empresa como um todo, desde a organização funcional até as estratégias de negócios para a organização.

Administração financeira
Um dos caminhos mais comuns a administradores é o setor financeiro. Nesse segmento, ele é responsável por todo tipo de atividade relacionada ao movimento monetário da organização, como capital de giro, lucros, fluxo de caixa etc.

As posições de destaque costumam ser para os setores de planejamento financeiro, de auditoria e de finanças corporativas. Espera-se de candidatos nessa área, além da experiência e a habilidade com contas, uma boa comunicação, dinamismo, visão estratégica, capacidade de influenciar e, pelo menos, um segundo idioma. E atenção: atuar nesse nicho costuma render bons salários.

Administração de Recursos Humanos
É um dos setores que mais absorve profissionais da área administrativa. Neste setor, o administrador tem como principal atividade cuidar das questões que envolvem as relações entre empresa e colaboradores, desde a contratação e treinamentos, até o desligamento dos funcionários.

Com o passar dos anos, a área de RH vem ganhando destaque dentro das organizações, mas o que antes era a função apenas de resolver os problemas, hoje entende-se como trabalhar lado a lado com a administração estratégica. Para tanto, é preciso focar integralmente no negócio, apresentar competências para realizar multitarefas e ter um papel decisivo na formação do ativo intelectual da empresa. Hoje, as soft skills exigidas para as posições de destaque para o RH estão voltadas ao treinamento, recrutamento, coordenadoria e gerência, sendo que o estilo de profissional ideal tem como prioridade o foco em resultados qualitativos.

Empreendedorismo
Uma coisa é certa: o administrador sai do curso de graduação em condições de gerir seu próprio negócio. O perfil empreendedor, na verdade, está muito em alta, Esta também é uma característica bem vista pelos contratantes.

Auditoria
Como auditor, o profissional faz o acompanhamento de análises em documentos diversos, assim como de informações de um determinado departamento da organização, a fim de identificar problemas e propor soluções.

Consultoria
Como consultor, o administrador pode auxiliar gestores e equipes de trabalho nos mais diversos tipos de processos, como planejamento estratégico, implementação de um sistema de gestão da qualidade, consultoria empresarial ou financeira, entre outros.

Gestão da Qualidade
Aumentar o lucro e a produtividade sem comprometer a qualidade dos processos é uma das principais funções de um gestor da qualidade. Seu objetivo é encontrar formas de otimizar os recursos e satisfazer os stakeholders (cliente, acionistas, fornecedores, comunidade etc.).

Gestão Ambiental
Hoje em dia, com questões ambientais na pauta de discussão como a agenda ODS, as organizações precisam, mais do que nunca, comprometer-se com a responsabilidade social e ambiental e o desenvolvimento sustentável. Quem tem um perfil engajado nas causas ambientais, pode direcionar sua carreira para essa área.

Marketing
Com a transformação online, espera-se que a procura por funções ligadas ao marketing digital, inteligência de mercado, vendas etc, estejam em alta. Com a evolução do marketing, a parceria afiada com o setor de vendas e a democratização da informação por meio da internet, o mercado nessa área tem se mantido aquecido e a tendência daqui para a frente é só melhorar. As empresas buscam profissionais que tenham um perfil dinâmico para executar multifunções; analítico para identificar as oportunidades e determinado para trazer resultados. Essa também é uma área que paga muito bem.

Quais as soft skills de um profissional de administração?

  • Habilidades

Para que seu currículo esteja à altura do perfil de um profissional de administração, entenda que é necessário o domínio das habilidades técnicas, humanas e conceituais. Basicamente, é preciso mostrar um conjunto de competências para dar conta do recado e se dar bem em qualquer área de atuação relacionada ao estilo do administrador.

  • Capacidade analítica

Você deve ter a capacidade analítica para desvendar os melhores caminhos que a empresa deve trilhar e, consequentemente, realizar um ótimo planejamento dos processos organizacionais. Saber agir estrategicamente é um aspecto fundamental para lidar com cenários adversos, melhorar o alcance da marca e, de quebra, motivar os colaboradores para chegar aos seus objetivos.

  • Seja um bom líder

É interessante também ser um bom líder para conduzir o trabalho em equipe, adquirir respeito entre os demais e confiabilidade para tomar as melhores decisões, mesmo que elas sejam as mais difíceis. O papel da liderança faz com que o administrador evolua gradativamente e alcance promoções por onde passa, pois as empresas anseiam por pessoas que assumam a responsabilidade.

  • Trabalhe em grupo

Ao estudar administração, você perceberá muitas vezes que o trabalho em grupo gera alguns conflitos, mas o controle dessas situações é indispensável se quiser assumir bons cargos no mercado de trabalho, ou seja, é preciso demonstrar a inteligência emocional. Isto é, aprimorar o autoconhecimento, controlar as emoções, ter empatia e, principalmente, construir bons relacionamentos interpessoais.

  • Intimidade com os números

Outro aspecto essencial para o perfil ideal de administrador é apresentar uma facilidade com os números, afinal, em diversas empresas você será questionado disso e pode obter pontos preciosos para ficar à frente de seus concorrentes. O domínio das ciências exatas faz com que consiga se candidatar a boas vagas, cresça dentro da empresa e tenha uma educação financeira exemplar para sua vida pessoal.

  • Comunicação

Da mesma forma, não podemos nos esquecer da habilidade de se comunicar bem, um dos requisitos mais procurados por recrutadores e que faz a diferença no dia a dia das empresas, pois permite uma assimilação melhor dos feedbacks, desenvolvimento hábil das tarefas e atuação eficaz nos processos. Ter uma boa comunicação também permite que você se desenvolva como profissional e saiba apresentar relatórios, dar treinamentos, negociar com fornecedores, especular ações de mercado etc.

  • Antecipe

Lembre-se de exercer uma boa gestão do tempo, tendo em vista que as empresas passam por mudanças estruturais cada vez mais rápidas e você não pode ficar no “olho do furacão” esperando algo acontecer. As atitudes impulsionam a pensar de forma inovadora, o que agrega para aprimorar produtos ou serviços que satisfaçam as dores apresentadas pelos consumidores.

  • Estude!

Jamais deixe de se atualizar durante sua jornada, sendo que especializações, intercâmbios e cursos extracurriculares só acrescentam na carreira.

8 motivos para estudar administração


1. Curso multidisciplinar

A multidisciplinaridade do curso permite que você seja muito mais do que um mero administrador, mas um gestor de negócios pronto para driblar qualquer tipo de crise e construir uma trajetória de sucesso. Para tanto, um perfil generalista é muito bem-vindo para as empresas, que carecem urgentemente de profissionais qualificados. O curso te habilita a dar conta de demandas em diversos setores, sempre apresentando um bom nível de conhecimento e consciência do que pode ser mudado ou melhorado nos processos organizacionais.

2. Amplo mercado de trabalho

Tendo em vista a aprendizagem de várias disciplinas diferentes, o reconhecimento para o profissional de administração é enorme no mercado de trabalho.Seja qual for o caminho escolhido entre marketing, finanças, gestão de pessoas, logística, entre outras atribuições, saiba que terá a chance de conquistar ótimos salários, tendo em vista a valorização de um administrador no cenário atual.

3. Habilidade para empreender

Não à toa, muitos administradores se tornam donos de grandes startups que começaram apenas com uma ideia, uma simples solução para um problema encontrado na sociedade.O empreendedorismo é inerente ao DNA do administrador.. Da mesma forma que a empregabilidade é extensa, as oportunidades de formar novas empresas são muitas também, entre elas a possibilidade de começar como um microempreendedor.

4. Desenvolvendo lideranças

Exercer cargos de liderança demanda uma responsabilidade que os profissionais de administração sabem tirar de letra. O desenvolvimento dessa aptidão permite construir um ambiente estruturado, avaliar os riscos, obter capacidades críticas e primar para que os processos sejam conduzidos com disciplina.

5. Carreira internacional

Visando ampliar os horizontes, a formação em administração dá totais condições para exercer um cargo público ou privado não só no Brasil, mas em qualquer parte do mundo. Você terá noções a respeito do comércio exterior, de como funciona a internacionalização das empresas, de conceitos comerciais, de análises dos mais variados cenários de exportação, entre outros aspectos.Aqui é necessário dominar um segundo idioma.

6. Vagas em concursos

Outro atrativo e tanto para cursar administração é a oportunidade de conquistar as tão sonhadas vagas em concursos. Trabalhar no setor público garante diversos benefícios, como a estabilidade financeira, uma boa aposentadoria, a oportunidade de investimento entre outros. Perceba ainda que o conhecimento adquirido no curso faz com que você assimile melhor as matérias pedidas nos editais. O fato de ter o ensino superior no currículo também permite o credenciamento para vagas com salários maiores. Existe vantagem até na elaboração do seu cronograma de estudos, pois com as ferramentas de produtividade aprendidas no curso, você terá a disciplina necessária para estudar com afinco.

7. Estímulo à criatividade

O estímulo à criatividade é um dos pontos cruciais no curso. Nele, o aluno será impulsionado a pensar diferente dos demais, a fazer algo que traga impacto para a sua vida, dos seus familiares, do bairro em que mora e assim por diante. De maneira geral, você terá a expertise de agir de um jeito em que os processos são vistos com o foco na qualidade e sempre buscando soluções para um problema específico.

8. Economia atualizada

Outro excelente motivo para cursar administração é ter a possibilidade de investir a fundo em qualquer setor da economia, seja em empresas privadas, seja em empresas públicas. A interdisciplinaridade do curso permite que os alunos tenham o know-how necessário para lidar com diversas contas as quais os departamentos precisam administrar, tais como os cálculos de rentabilidade, os índices de estrutura de capital, os valores associados à capacidade produtiva, entre outros aspectos relevantes.

UniOpet oferece graduação na área

Com 48 anos de atuação no ensino, o UniOpet oferece dois cursos na área de Administração, um presencial e outro a distância.

Tanto no EAD quanto no presencial, o curso de Administração da instituição  prima pela formação de profissionais com visão profunda da gestão empresarial, possibilitando o pensamento crítico e sistêmico.

Por meio de metodologias ativas, os estudantes têm novas reflexões para a resolução de problemas.

O curso promove a realização de visitas técnicas rotineiras e amplia conhecimento de gestão. A graduação permite a aplicação prática, reunindo as principais diretrizes e recomendações do mercado de trabalho, sempre antenado com as tendências globais de gestão, empreendedorismo e negócios disruptivos e inovadores.

Disciplinas, como Contabilidade, Carreira, Psicologia, Comportamento Organizacional, Gestão de Conhecimento, entre outras soft skills necessárias para um bom administrador, fazem parte da ementa do curso presencial. A formação é em Bacharelado e as aulas acontecem na unidade Rebouças, em Curitiba. As  inscrições para o vestibular já estão abertas e podem ser feitas aqui.

O curso também contempla toda a área de planejamento empresarial, da própria aplicação das ações estratégicas e do controle dos indicadores. Áreas como Controladoria, Marketing,Produção e Operações, Recursos Humanos e Empreendedorismo são estudadas de forma diferenciada para que o formando possa ter a melhor capacitação do mercado.

O curso é destinado para estudantes que concluíram o Ensino Médio e que desejam mudar o mundo através da gestão, seja como executivo ou como empresário, com visão global e de impacto social.

O curso é integrado, nos primeiros 2 anos e meio, com o curso de Ciências Contábeis, criando uma interação estratégica nas habilidades e competências do estudante que elevam o nível executivo para uma atuação voltada ao mercado.

E para que toda a produção acadêmica seja documentada e divulgada, a parceria já rendeu  uma revista eletrônica.

A publicação tem como objetivo estabelecer um canal de comunicação e disseminação da produção científica dos alunos, professores e pesquisadores desta e de outras instituições em diversas áreas do conhecimento.

Na última edição, a de número 13, foram debatidos temas como a adaptação ao mercado de trabalho, a Intenção de empreender de alunos em período de formação ou recém formados do curso de Ciências Contábeis, entre outros. A revista é semestral e é online. Confira todas as edições eletrônicas aqui 

 Sobre a modalidade EAD

 Uma das vantagens, entre tantas outras, dos cursos de ensino a distância do UniOpet  é que eles garantem flexibilidade para quem deseja conciliar condições acessíveis, trabalho, família e crescimento profissional.

As aulas são disponibilizadas no ambiente digital amparadas por professores e tutores que aproximam o aluno do conhecimento.

 Opet Placement - Nossa Central de Carreiras

 Para melhor atender os seus alunos, foi criada a plataforma Opet Placement. Por meio dela, são oferecidos programas de orientação e preparação profissional para os alunos e egressos.

São ações, eventos, programas e serviços planejados para atender as demandas de cada fase da carreira: a inserção, a transição e a consolidação profissional. Todos com a temática voltada para desenvolvimento de carreira e empregabilidade.

Por meio desses diferenciais, é possível impactar de forma positiva o sucesso profissional dos formandos. Da sala de aula para o mercado de trabalho.

O que é?

Plataforma que auxilia no desenvolvimento do aluno para o mercado de trabalho através de trilhas de aprendizagem para refletir sobre sua carreira profissional, além de oferecer avaliação de perfil comportamental favorecendo o autoconhecimento e também para aprimoramento considerando a área de interesse.

Benefícios para os alunos:

- Currículo formatado mediante preenchimento;

- Acesso a oportunidades efetivas e de estágio;

- Candidatar-se às vagas de interesse;

- Acompanhar a evolução do processo seletivo;

- Feedback personalizado da empresa contratante;

- Estar em destaque na pesquisa das empresas;

- Ter conhecimento das empresas que demonstraram interesse no currículo.

 Facilidades para as empresas parceiras:

- Cadastro de vagas;

- Pesquisa dos currículos dos alunos por filtros/critérios pré estabelecidos;

- Agilidade no processo de recrutamento;

- Triagem de currículos por competências comportamentais (soft skills);

- Avaliação de currículos por desempenho acadêmico (hard skills).

 Quem pode ter acesso?

 Serviço disponível sem investimento financeiro adicional para empresas e alunos de graduação das áreas: gestão e negócios, direito, engenharia, tecnologia, comunicação e saúde.

 Como obter:

 Interessados e maiores informações encaminhar e-mail para: opetplacement@opet.com.br

 Horário de Funcionamento:

Segunda à sexta-feira das 9h às 12h e das 13h30 às 19h.

Telefone para contato:

41 3028.2828



Compartilhe