As múltiplas vantagens de estudar online

14 de maio de 2021 0 min

Estudar remotamente quebra barreiras físicas e do conhecimento, abrindo um mundo de possibilidades para todas as pessoas  

Em tempos de pandemia e isolamento social, nada melhor do que aprimorar os estudos sem sair de casa. E a internet está aí para dar uma força e ajudar a melhorar o conhecimento. Mas será que funciona? Todo mundo sabe que hoje em dia estudar não pode mais estar limitado à sala de aula e ao ensino formal. Ainda mais quando se tem ao alcance das mãos tantos canais de comunicação online. 

Seja para iniciar uma nova formação profissional, descobrir um novo hobby, "matar" a curiosidade, ou, até mesmo, conhecer novas áreas ou formas para se atualizar sobre os assuntos do momento, há uma grande oferta de cursos livres e, melhor ainda, cursos oferecidos por faculdades renomadas, que estão preparadas para oferecer a mesma experiência da sala de aula física. 

Por dentro do ensino remoto 

     1.  Não há dúvidas: ter um embasamento sobre qualquer objeto de estudo ajuda a ‘pular’ algumas etapas do aprendizado. Mas todo mundo sabe que para ter conhecimento sobre qualquer assunto, é preciso estudar. A grande vantagem dos cursos online é que eles usam linguagem democrática. Outra vantagem: sempre é possível revisitar o conteúdo e memorizar. Para isto, basta uma conexão de internet. 

      2.  No modelo EAD, as aulas costumam ser gravadas e disponibilizadas em alguma plataforma. Por isso, fica mais fácil organizar a agenda e os melhores dias e horários para estudar. Nelas, é possível estudar no final de semana, na hora do almoço, sem correr o risco de perder alguma aula e ter que repor depois. Sempre é possível voltar ao conteúdo quantas vezes quiser e memorizar. 

      3.  Engana-se quem pensa que estudar online não exige disciplina. Apesar do modelo na internet ser mais flexível, as plataformas de cursos online são uma escola, em todo o seu conceito. Então, o ato de estudar e absorver o conteúdo vem do princípio básico de sistematizar o que foi ensinado. E nada melhor do que praticar a teoria. 

      4.  Muita gente não quer fazer curso online achando que não é válido e portanto, não tem valor jurídico. Mas na verdade os diplomas de EAD têm o mesmo valor dos diplomas de graduação com presença física. E no caso dos cursos livres, muitos  disponibilizam certificados que habilitam para várias atividades. Além disso, o curso pode servir como um complemento para quem já é graduado. É a oportunidade de ter aulas com aquele professor top na sua área. E, para aqueles que não possuem nenhuma base, o curso pode servir até mesmo como um estímulo para buscar um conhecimento ainda mais aprofundado sobre várias áreas de conhecimento e assim, poder escolher uma para atuar.    

     5.  As vantagens de um curso online também se refletem no acesso ao conteúdo, que diferentemente do modelo tradicional de ensino, podem ser acessados de onde estiver e por qual dispositivo, além de ter sempre à mão os materiais de apoio para consulta. 

     6.  A questão geográfica infelizmente se torna um empecilho quando falamos de cursos presenciais. Em um curso online, esse empecilho é eliminado. Basta ter uma conexão com a internet que você consegue ter contato e assistir a aulas de pessoas incríveis, mesmo que elas estejam a milhares de quilômetros de distância ou mesmo em outros países. A barreira geográfica deixa de existir.