Cursos EAD e Presencial Remoto de Emergência: você conhece bem as diferenças?

02 de julho de 2020 0 min

Agora que as aulas presenciais estão sendo realizadas de forma remota, através do aplicativo Zoom, muitos alunos costumam confundir e achar que o ensino ficou igual ao Ensino a Distância. Vamos explicar porque essa afirmação não é correta  

Entrar em um curso superior vai muito além de apenas escolher a carreira que vai seguir. É preciso escolher corretamente a Instituição de Ensino Superior e a modalidade de ensino que mais se enquadra no seu cotidiano. 

Cada uma das categorias possui características únicas que precisam ser bem observadas antes de tomar a decisão. Nesse sentido sempre ouvimos falar do Ensino a distância e do Ensino presencial. 

Mas qual a diferença entre eles? E ainda mais hoje, em tempos de pandemia de Covid-19 e de  aulas remotas o que ainda os diferenciam?  

EAD - Ensino a Distância   

- A Educação a Distância (EaD) é desenvolvida em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nesse modelo, há encontros presenciais, mas eles não são frequentes e muitas vezes não são obrigatórios.  

- As aulas EaD são gravadas por professores especializados naquela disciplina e posteriormente são disponibilizadas para os alunos no AVA. Assim, o estudante pode escolher os melhores dias e horários para acessar os conteúdos.  

- As aulas para o EaD normalmente são gravadas em um estúdio, posteriormente editadas e os professores gravam todos os módulos em um ou dois dias. 

- No EaD os alunos não possuem contato com os professores que fizeram as gravações das aulas das disciplinas, pois muitas vezes estes professores são contratados apenas para a gravação daquele conteúdo. Toda a disciplina é mediada por um professor tutor, é com este profissional que o acadêmico irá se relacionar durante toda a disciplina ou módulo.   

- As aulas dos módulos do EaD são gravadas e somente são atualizadas em mometos determinados pela IES 

- O EaD tem material didático e próprio desenvolvido por um profissional daquela disciplina, que fica disponível dentro do Ambiente Virtual. Todo o material didático do EaD passa por revisores, editores e diagramação para somente depois ser entregue ao aluno.  

- É possível acontecer aulas ao vivo, mas são exceções a este modelo, e quando existem são previamente marcadas e agendada com os alunos. 

- Os cursos EaD são indicados para quem não tem disponibilidade de comparecer diariamente a uma instituição de ensino ou em um polo de educação a distância ou não quer estar fisicamente na Instituição ou polo. No entanto, é importante ter planejamento e disciplina para cumprir o cronograma de estudos.  

- Assim como no ensino presencial o EaD segue as legislações pertinentes aos cursos superiores que são editadas pelo MEC, desta forma as alunos da educação a distância também precisam realizar atividades complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

 Como ficou as aulas presenciais durante a pandemia ou também chamadas de ensino remoto emergencial?  

- Apesar de ambas utilizarem tecnologia para serem realizadas, as atividades presenciais remotas têm professor exclusivo para uma turma, com interação com o professor durante essas aulas e atividades programadas para a turma em específico, considerando suas necessidades e dúvidas.  No atual cenário de afastamento social o Presencial está utilizando em suas aulas remotoas os softwares de transmissão de aulas: zoom + Blackboard Open LMS + Suite MS365. Já o EAD não utiliza o Zoom.   

- No curso EaD, as aulas são gravadas pelos professores e os alunos podem acessá-las em qualquer dia ou horário.No caso do presencial remoto de emergência, os professores fazem trasmissões ao vivo, no horário em que seriam as aulas normalmente. 

 - A interação entre alunos e professores na modalidade presencial é maior, já que se veem diariamente. Porém, no EaD, essa interação é menor, pois trabalhamos com aulas gravadas. A interação é maior entre alunos e tutores 

 - Apesar de ambas utilizarem tecnologia para serem realizadas, as atividades presenciais remotas têm professor exclusivo para uma turma, com interação com o professor durante essas aulas e atividades programadas para a turma em específico, considerando suas necessidades e dúvidas.    

- Na educação à distância, o modelo é pré-estruturado, utilizado em escala, conta com vídeos de curta duração e atividades auto-instrutivas padrão que são disponibilizadas aos estudantes. A orientação é feita por tutores que atendem os alunos em suas dúvidas, mas que não têm a mesma formação ou dedicação que têm os professores do presencial.  

Compartilhe