Mitos e verdades sobre o ensino EAD

31 de julho de 2020 0 min

Muito se fala sobre o ensino a distância e muitas dessas informações acabam sendo permeadas por falta de informação sobre a verdade desta modalidade   

Fazer um curso universitário a distância possibilitou o sonho de conseguir um diploma superior a muitos estudantes que não conseguiam incluir estudo presencial na sua rotina. 

Mas essa modalidade de ensino ainda levanta uma série de dúvidas e de informações equivocadas na internet e no famoso "boca a boca".  

Esses pré-conceitos não podem te afastar de conseguir sua formação, por isso vamos levantar aqui mitos e verdades sobre o Ensino Superior a Distância.  

O UniOpet  disponibiliza hoje diversos cursos de Graduação e pós--graduação EAD (conheça mais aqui: https://www.opet.com.br/uniopet/graduacao/ead/sobre) . A qualidade dos cursos oferecidos pela instituição é reconhecida por milhares de alunos que atingiram a meta de uma nova profissão através de métodos de ensino modernos e super atualizados às tendências.   

Conheça agora os Mitos e Verdades do Ensino EAD   

EAD é mais fácil   

[MITO] O aluno dessa modalidade enfrenta os mesmos desafios do aluno de um curso presencial. Se pararmos para pensar na disciplina que o EaD exige, podemos até dizer que é imprescindível que a dedicação seja 100x maior. 

Pense bem: o aluno que estuda a distância precisa se organizar e gerenciar o tempo para iniciar um novo conteúdo, fazer os trabalhos e, ainda por cima, trabalhar com afinco na capacidade de prestar atenção no que está fazendo – para não cair nas garras da distração. 

Afinal de contas, os navegadores de internet permitem abrir várias abas… 

Mensalidades EAD são mais acessíveis  

[VERDADE] Além de tempo e localização, a economia também entra na lista de fatores que auxiliam na decisão do aluno de escolher um ensino a distância. Por exemplo, compare os valores de uma pós presencial e EaD, a diferença é significante. 

Sem gastos com infraestrutura e material didático (disponibilizados online e gratuitamente), e sem deixar de mencionar o transporte e a alimentação, o aluno EaD encontra preços que cabem no próprio bolso. Além destes fatores o aluno EAD também economiza com deslocamento ou transporte público.   

O mercado de trabalho não valoriza aluno EAD 

[MITO] As empresas não desmerecem o profissional formado em um curso a distância. Pelo contrário, os gestores estão correndo atrás de perfis comprometidos com os resultados dos negócios. Você lembra o que dissemos no primeiro Mito x Verdade? 

Quem é disciplinado, organizado e ótimo em gerenciar o tempo? O aluno EaD tem as características necessárias que correspondem às demandas do mercado de trabalho.  

O aluno tem suporte presencial quando necessário 

[VERDADE] O aluno EaD não fica à deriva quando precisa tirar dúvidas com professores ou ter em mãos materiais complementares. Além das provas realizadas no polo presencial, é por lá também que ele consegue usufruir de alguns serviços, por exemplo, da biblioteca da instituição.  

Não existe interação entre alunos e professores.  

[MITO] As ferramentas online disponibilizadas nos Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do EaD proporcionam experiências ótimas, incluindo a interação com outros alunos do curso e tutores. O aluno tem a disposição fóruns, e-mails e chats para trocar figurinhas sobre os conteúdos da disciplina.  

A qualidade do ensino é inferior a de cursos presenciais  

[MITONa verdade, o ensino em cursos de Educação à Distância precisa ter tanta qualidade quanto em cursos presenciais. Isso porque as exigências do MEC para que as instituições possam manter essa modalidade de curso são altas, justamente a fim de que esse tipo de situação não ocorra. 

Mesmo assim, é muito importante avaliar, antes de você fazer sua matrícula, questões como grade curricular, carga horária do curso, corpo docente, infraestrutura tecnológica, dentre tantas outras questões que podem revelar um pouco sobre a qualidade do curso ofertado.  

Cursos a distância são mais flexíveis 

[VERDADE] Em um curso a distância, o tempo e espaço são flexíveis. O aluno define os horários e pode estudar e o lugar, desde que tenha um computador e acesso à internet banda larga e seja um ambiente propício para que possa se concentrar. 

Essa é uma vantagem muito importante, tanto para quem tem dificuldade de locomoção ou mora em localidades onde não existem Instituições de Ensino Superior, quanto para quem trabalha ou possui compromissos que impossibilitam frequentar um curso presencial. 

Comentários