40+: as estratégias para vencer o preconceito na hora da entrevista de emprego

24 de junho de 2021 0 min

Pesquisa aponta que mais de 70% dos profissionais com mais de 40 anos são discriminados no mercado de trabalho


Se o mercado de trabalho de uma forma geral está difícil para os jovens em tempos de pandemia, imagine para quem tem mais de 40 anos. 

Pesquisa inédita feita pela InfoJobs aponta que mais de 70% dos profissionais nesta faixa etária já sofreram preconceito no mercado de trabalho. A pesquisa revela ainda que para 78,5% dos entrevistados o mercado não dá as mesmas chances para profissionais 40+, quando comparado com os mais jovens.

No Brasil, hoje, há mais de 14 milhões de desempregados. Desse total, 14% estão na faixa dos 40+, segundo levantamento recente do IBGE.
 

Diante desse cenário, como se destacar num mercado cada vez mais afunilado, em que as opções para cargos iniciais são muito numerosas, enquanto para cargos mais seniores são cada vez mais escassas?
Se for esse o seu caso, e você está buscando uma oportunidade profissional, confira essas dicas. Se não for, pense no seu futuro e como se preparar para encarar essa fase da vida de forma sustentável. Enquanto isso, repasse para conhecidos que já chegaram lá:


Objetivos


Já que está com tempo, reflita sobre sua carreira. Liste as principais conquistas e aprendizados. Ajuda a levantar a autoestima. Trace metas e objetivos antes de distribuir currículos no mercado.


Muita qualificação


Quando se atinge uma certa idade, supõe-se que a qualificação profissional acompanhou o crescimento. Pode ser que o empregador pense que você irá ficar na empresa até conseguir um emprego melhor. A recomendação é destacar no currículo as experiências relevantes para a vaga, demonstrando que tem o perfil adequado. Na entrevista, reforce seu comprometimento com a empresa para a qual está se candidatando.


Energia


Existe uma ideia no mercado de que uma pessoa madura quase sempre irá atingir mais resultados que os jovens, por ser mais experiente, eficiente e focada. Para convencer os entrevistadores, mostre entusiasmo pela vaga. Mencione até mesmo suas práticas esportivas, se elas forem importantes para revelar sua saúde e boa forma para os desafios.


Saúde


Existem leis, inclusive no Brasil, que proíbem vários tipos de discriminação, e problemas de saúde são um deles. Mesmo assim, a recomendação é que o candidato invista em sua saúde e aparência, para demonstrar uma atitude positiva.


Agilidade


Existe muito preconceito em relação à agilidade mental e física das pessoas com mais idade. Este preconceito não encontra fundamento na ciência. Ao longo dos anos o ser humano aumenta seu repertório de informações, sua habilidade verbal e sua capacidade de fazer analogias. Para a entrevista, pesquise e memorize fatos importantes sobre a empresa e seu setor.


Mudanças


Pessoas maduras se saem melhor ao lidar com mudança no trabalho, pois já tiveram que se adaptar a situações de todos os tipos. Relembre na entrevista vários episódios em que você teve que mudar para atingir novos objetivos.


Lembre-se


A entrevista de emprego é uma grande oportunidade para conhecer mais a empresa e demonstrar interesse. Por isso, faça perguntas sobre o cargo, o setor onde ela atua, sempre relacionando com as informações que você pesquisou. Seja confiante, mostre disponibilidade, vontade de aprender e principalmente, de fazer parte do time!


Agência de empregabilidade


Recorra sempre aos recursos que a sua instituição de ensino oferece para colocação e recolocação no mercado de trabalho. O UniOpet mantém o Opet Placement, que oferece programas de orientação e preparação profissional para alunos e egressos.


Acesso nosso site vestibular