Por que envio tantos currículos e não consigo emprego?

24 de setembro de 2020 0 min

Listamos 6 motivos pelos quais o seu currículo não ganha destaque aos olhos dos profissionais de RH. Como dar um UP e ter um currículo destaque?   

Muitas pessoas se questionam porque depois de enviar vários currículos nem ao menos recebem um retorno, um telefonema dos recrutadores sobre eles. O fato é que podem existir inúmeros motivos para isto e isso não deve necessariamente lhe desanimar na busca por este emprego que tanto sonha. 

Listamos alguns, sendo que pode ser um motivo isolado ou a combinação entre alguns  

MOTIVO 1  

Cada vez que uma empresa divulga uma vaga, o número de currículos que chegam é imenso. Hoje o Brasil atravessa uma crise e o desemprego vem crescendo exponencialmente paralelo a ela. Os recrutadores costumam divulgar a vaga em mais de uma só plataforma. 

Por isso, à medida que eles chegam é preciso aplicar alguns filtros para selecionar os candidatos com mais facilidade. Um exemplo: uma empresa busca por um profissional de marketing para trabalhar com redes sociais. Neste caso ele precisará de uma série de habilidades específicas, tais como formação em marketing, publicidade ou jornalismo, cursos de SEO, etc. 

Neste caso candidatos sem essas características são descartados. Por isso é muito importante não esquecer de nada que você faz, de nenhum curso, nenhuma experiencia profissional ou acadêmica. Desta forma será mais provável você estar apto para a segunda fase do processo seletivo: ser chamado para uma entrevista presencial (ou através de vídeo, como estamos realizando hoje).  

MOTIVO 2  

A experiência conta muito! E ressaltamos: EXPERIÊNCIA NÃO É SÓ TRABALHO FORMAL! Trabalhos temporários, "bicos", serviços voluntários, trabalhos familiares e estágios também são considerados e devem estar no currículo.  Por isso não existe aquela desculpa de que, "as empresas pedem experiências, mas não dão"! 

Cabe também a você buscar as experiências que vão enriquecer sua trajetória profissional.  

MOTIVO 3  

Grande parte das pessoas não sabe fazer um currículo aceitávelalguns pecam por excesso, outros por falta. Isso sem contar a infinidade de erros de português (que não devem ser confundidos com simples erros de digitação, que podem acontecer). Uma pessoa pode até ter menos habilidades do que você, mas se ela fizer um currículo melhor, ela vai ser selecionada e você não! 

Portanto organização, clareza e objetividade são elementos chave na hora de elaborar seu currículo. 

MOTIVO 4   

Como está o seu Facebook?  Você atualiza seu Linkedin? Que tipo de fotos você posta no Instagram? Quem e/ou quais empresas você segue nas redes sociais? Use as redes sociais a seu favor, cuidado e bom senso nas postagens e aproveite o que de melhor elas podem te oferecer. Sim, não adianta negar, a maneira com que se posiciona nas redes sociais faz diferença e as empresas cada vez mais fazem estas consultas. 

Falamos neste assunto neste texto AQUI   sobre como você deve se portar na internet se quiser dar uma boa impressão aos recrutadores.  

MOTIVO 5   

Qual o tamanho da sua maturidade e paciência para buscar uma vaga? A busca de uma oportunidade de trabalho requer planejamento e foco. Assim importante levantar as empresas de seu maior interesse e encaminhar o currículo para elas. E sempre que participar de um processo seletivo, enviar um e-mail de agradecimento, se colocando a disposição. 

Seu currículo deve estar sempre atualizado, pois nunca se sabe quando será solicitado ou quando aparecerá uma nova oportunidade aderente aos seus objetivos.  

MOTIVO 6 

Envie seu currículo apenas para oportunidades que estejam alinhadas ao seu perfil profissional, ou seja, enviar seu currículo para oportunidades mais simples e/ou mais complexas não irão te favorecer. Você precisa ser assertivo ao mandar o currículo, desta forma envie em formato PDF e no campo assunto coloque o nome do Cargo para o qual está enviando o Currículo.   

Workshop de criação de CV do UniOpet Placement  

O currículo é seu cartão de visita para as empresas e precisa de cuidado e atenção na elaboração, assim o Placement irá realizar um Workshop com duração de 02 horas para orientá-lo neste tema.  

O Workshop será realizado via plataforma Zoom, teremos duas turmas sendo: 

Turma 01 - 30/09 (quarta feira) – 17:00 às 19:00 ou 

Turma 02 – 01/10 (quinta feira) – 10:00 às 12:00 

Serão 25 vagas para turma. 

Inscrições:  https://cutt.ly/ifLDxHq  até 29/09 

 

Compartilhe