Você sabia que talento atrai talento?

02 de junho de 2021 0 min

Empresas estão em busca de perfis excepcionais para renovar seus quadros de colaboradores 

Você sabe o que é densidade de talentos?  

O conceito é bem simples e vem sendo cada vez mais aproveitado dentro das empresas. Significa que as pessoas talentosas, quando agrupadas, tornam-se umas às outras mais eficientes.  

Ou seja, talento atrai talento, simples assim. Isso se chama motivação. Um talento motiva o outro e assim por diante. Se antes os recrutadores buscavam nos currículos formações e especializações nas universidades de ponta, aos poucos o novo conceito vem ganhando espaço dentro das empresas.  

É que a procura se restringia apenas a quem teve mais oportunidade de estudos, e não necessariamente a um profissional talentoso em sua área. E é isso exatamente o que as empresas estão em busca na renovação de seus quadros. 

Um time de alto rendimento 

Erin Meyer, CEO e fundador da Netflix,  autor do livro  “A regra é não ter regras”, explica que o conceito que move a plataforma de streaming é a de que “você faz parte de um time esportivo de alto rendimento”. 

Autor do recém-lançado livro “Nova Economia - Entenda por que o perfil empreendedor está engolindo o empresário tradicional brasileiro”, Diego Barreto concorda com Meyer. Para ele, as organizações devem ir em busca de funcionários com perfis excepcionais e deixar de lado a contratação com base na análise de currículos. 

Para ele, a contratação por triagem de currículos faz com que se reduzam as chances de quem não teve a oportunidade de estudar em instituições consideradas de ponta. "Com isso, profissionais são escolhidos não por serem de fato os melhores, mas por terem se tornado melhores, devido aos privilégios que tiveram, em comparação com quem não os teve", explica. 

O que é? 

O conceito da Densidade de Talentos orienta que, para fortalecer a força de trabalho dentro da empresa, se contratem funcionários excepcionais para cada função criativa, no lugar de dez ou mais colaboradores medianos. Quando cada integrante é excelente, a motivação é contagiante. Então, persiga a excelência na sua área. 

Boas ideias 

Uma das premissas da Densidade de Talentos é reconhecer quem tem boas ideias, seja de onde venham. As empresas apostam na capacidade de aprendizado do candidato e em seu potencial de evolução diante dos desafios, mais do que no chamado currículo estrelado. Mas, para que a meritocracia de ideias aconteça, de acordo com Barreto, é preciso estabelecer a cultura da transparência e da fala franca - independentemente de hierarquia-, e disseminar a crença no poder da inteligência coletiva. 

Sinceridade é tudo 

Toda empresa é movida a feedback. Então, seja o mais sincero possível. Mas cuidado para não ser o chamado “sincericida”, ou seja, aquele que se mata pela sinceridade. Para tudo existe um código de ética. Saiba como se expressar sem ofender. A chefia certamente vai pedir um retorno do seu trabalho. 

Autonomia 

Numa empresa, a vantagem é que os grandes talentos sabem trabalhar e devem ter autonomia para isso, caso contrário, haverá desperdício de potencial. É mais flexibilidade com liberdade criativa. 

Se segura, peão 

Profissionais de altíssimo nível são cobiçados no mercado de trabalho, as empresas sabem disso. Então, para mantê-los na organização, já que costumam receber propostas de concorrentes, oferecem benefícios e outras políticas, como bônus por metas. Isso significa um nível salarial mais elevado. Aproveite.