Rotina saudável e organizada é grande aliada da saúde mental

10 de dezembro de 2020 0 min

Manter hábitos saudáveis, momentos de diversão e exercícios físicos são aliados importantes de uma saúde mental em dia  

A pandemia do novo coronavírus ocasionou diversas mudanças em nosso cotidiano, isso é inegável. Os alunos tiveram que se adaptar a aulas remotas, os profissionais ao home office e todos nós a novos hábitos. O quarto virou escritório, os horários ficaram desordenados e alguns hábitos importantes como se exercitar e se alimentar bem acabaram ficando abandonados. 

A partir deste fato, surge a discussão da importância de se manter um cronograma de atividades do dia para diminuir o estresse e a ansiedade tão comuns desta fase de incertezas e isolamento social que todo o mundo atravessa.   

Existem algumas atitudes que podem ser adicionadas à rotina diária que ajudarão a gerenciar os níveis de estresse.

Atitudes Saudáveis 

- Manter-se ativo e fazer exercícios físicos regulares - Um estudo  realizado por especialistas da Universidade Columbia (EUA), recentemente publicado na revista American Journal of Epidemiology, concluiu que são necessários 30 minutos de atividade física diária para quem costuma trabalhar/estudar em home office.   

Comer refeições saudáveis regularmente  

- Estabelecer metas diárias realistas  

Tentar permanecer positivo - Neste tópico talvez também seja necessário considerar fazer terapia. Em Curitiba existem diversos centros gratuitos ou com preços módicos para este tipo de atendimento. Claro, que neste período, os atendimentos são todos remotos.  

- Preparar-se para desafios, mas não ruminando sobre coisas que não pode controlar  

- Manter contato com amigos e familiares - Os aplicativos de conferência online não existem apenas para o trabalho. É hora de reunir quem a gente ama mesmo que de longe!  

- Separar um tempo para as atividades que você gosta - pare para ler um pouco, ver as suas séries favoritas ou para escrever um diário, que tal?  

A rotina auxilia, primeiramente, a não termos frustrações. Tendo em vista que anotaremos tudo que será preciso realizar por dia (com metas realistas!) ao fim das tarefas a satisfação será garantida. Por isso a importância de criar um cronograma flexível, que alterne momentos de concentração e trabalho com um pouco de entretenimento e autocuidado.   

Ocupar a mente com atividades pode ajudar a não ter tantos pensamentos automáticos, que podem gerar sentimentos ansiedade, estresse e - em um nível superior - depressões.   

Neste cenário, a atividade física tem papel central para a manutenção dos bons pensamentos e do bem estar. A prática de exercícios frequentes induz a liberação do hormônio serotonina, que traz a sensação de bem-estar e prazer. Mas não esqueça, antes de realizar qualquer exercício físico consulte um médico para que ele ateste que você está preparado para mexer o corpo! 

Hoje, no Youtube, existem diversos canais que disponibilizam treinos rápidos para quem quer se mexer em casa mesmo.