A importância dos exercícios físicos para a saúde mental durante a quarentena

09 de abril de 2020 0 min

A prática de exercícios físicos durante o isolamento é uma ótima maneira de manter a rotina e aliviar o estresse em tempos de quarentena

Como a gente já vem conversando aqui no blog do UniOpet nas últimas semanas, em tempos de coronavírus, a recomendação é ficar em casa. Isso não quer dizer que você precise ficar parado. 

Além de continuar os estudos com as aulas online do UniOpet, também é preciso encontrar maneiras de ocupar o tempo para espantar a preguiça e as sensações ruins de ansiedade e medo que podem aparecer nesse momento. 

Com as academias e clubes fechados, praticar exercícios físicos indoor pode ser uma ótima forma de manter uma rotina e aliviar as tensões, afinal, movimentar o corpo é uma maneira de produzir serotonina e endorfina, que são neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.

E se engana quem acha que é preciso muito espaço para tornar isso uma realidade dentro da própria casa, basta afastar alguns móveis e retirar os tapetes para evitar acidentes. A dica é começar com exercícios simples como dança, agachamentos e yoga. 

Separamos alguns tipos de exercícios para auxiliar você nessa busca pelo equilíbrio físico e mental. Confira:

Fit Dance

Utilizando uma proposta inclusiva, a Fit Dance trabalha com movimentos coreográficos modernos pensados de forma didática, proporcionando o aprendizado e a evolução do praticante. Contemplando todos os estilos musicais, a Fit Dance cresce com instrutores e fãs por todo Brasil e pelo mundo. 

Existem várias coreografias disponíveis no Youtube, além de se movimentar, você pode curtir suas músicas favoritas!

HIT

O HIT (High Intensity Training, ou treinamento de alta intensidade), ajuda a diminuir a gordura corporal em um treino rápido. É uma combinação de atividades cardiovasculares e neuromusculares com o objetivo de emagrecimento com segurança e eficiência. 

É ótimo para quem tem pouco tempo disponível mas não quer abrir mão de colocar um exercício físico em sua rotina.

Yoga

Uma das principais vantagens de ser adepto da yoga é que ela pode ser realizada em qualquer lugar, ou seja, fazer esse exercício na quarentena é muito fácil. Além de movimentar o corpo, ela é uma maneira de desacelerar o ritmo da mente, pois é um momento de conexão com si mesmo, sem pressa, distrações, horário ou pressão de competir com outras pessoas.


Como você tem cuidado do seu físico nessa quarentena? Que sugestão você tem para dar aos seus colegas? Vamos compartilhar essas dicas? 

Tudo vale a pena para ter um período de isolamento social mais saudável até que a rotina de todos nós volte à normalidade.



Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet