Como se organizar e estabelecer metas eficientes?

11 de setembro de 2020 0 min

Possuir metas bem determinadas pode ser importante aliado para guiar uma carreira no caminho do sucesso  

Você possui uma série de desejos e sonhos para o futuro e pode confundir isso com possuir uma meta, acontece muito comumente. A verdade, que ninguém provavelmente ensinou, é que esse é um engano muito corriqueiro. 

Mas o que é uma meta e por que é tão importante estabelecer algumas ao longo da vida? Evidente que o desejo ou sonho também são importantes, mas o diferencial é que uma meta possui um planejamento e plano de ação que permita a conquista de seu objetivo. 

O conceito é muito parecido com uma edificação, uma construção de uma imóvel: Antes de iniciar qualquer trabalho com os tijolos, a fundação, o preparo do terreno, é preciso antes fazer um projeto arquitetônico, partir para uma orientação de engenharia para só então começar de fato.

Assim pode ser na carreira, na vida acadêmica ou em decisões pessoais.   

Vamos então falar sobre planos de ação: com o correto planejamento e definição de metas, qualquer objetivo torna-se possível, desde conquistar sucesso profissional à melhorar sua saúde. Isso acontece, porque uma meta é a criação de um passo a passo (também chamado de plano de ação) específico.

Ou seja, o desejo e um sonho é a “linha de chegada” da sua meta, algo que a princípio pode ser visto como difícil, irreal ou incapaz. Conforme vamos definindo e executando passos menores, a dificuldade diminui e a cada passo o objetivo torna-se mais real e alcançável.  

Então, refletir e estabelecer uma meta precisa ser algo extremamente específico.  

Para tanto, você precisa refletir sobre seus objetivos e responder com honestidade:   

  1. Onde você está (a linha de partida para a conquista da meta) 
  2. O que você vai conquistar (a linha de chegada da meta) 
  3. Como você vai conquistar (o planejamento, passo a passo, bem estruturado) 
  4. Como vai ser quando você conquistar (um dos fatores mais ignorados pelas pessoas). 
  5. É importante lembrar outra importância das metas: A realização pessoal.   

Quando vivemos sem alcançar nossos sonhos, acumulamos frustrações e decepções na vida. Com certeza, você conhece alguém que tenha se arrependido de algo que não fez, não é verdade? 

Isso acontece porque quando não construímos metas para nossa vida ou não buscamos realizarmos nossos sonhos e desejos, passamos a aceitar apenas o que a vida nos oferece e isso, muitas vezes, gera uma vida infeliz para as pessoas. 

É importante notar que querer uma realidade melhor não é errado ou vergonhoso, muito pelo contrário é um fator muito importante para alcançar a auto realização, a mais alta necessidade humana definida pelo psicólogo americano Abraham Maslow em seu trabalho mais reconhecido: A pirâmide de Maslow ou Hierarquia de Necessidades. 

Podemos concluir que estabelecer e definir metas é importante para a harmonia e realização em nossas vidas. Após entendermos porque é importante transformar sonhos e desejos em metas, devemos entender como definir corretamente as metas.