Qual o futuro do consumo?

04 de novembro de 2021 0 min

Tendências apontam que consumo online continua, com valor agregado e responsabilidade social


Foi-se o tempo em que nossos avós compravam na vendinha da esquina e marcavam as contas em cadernetas para serem pagas ao final do mês. Hoje, os hábitos de consumo, ou seja, como compramos produtos e serviços, mudam de acordo com o tempo. E em tempos de pandemia, é claro que algumas transformações aconteceram ou estão por acontecer.

Mais do que nunca é preciso ter foco e acompanhar o comportamento do consumidor cada vez mais.

É o que mostra pesquisa feita com o objetivo de ajudar líderes de negócios brasileiros a compreender e acompanhar a evolução dos sentimentos e comportamentos dos consumidores durante a pandemia, e divulgada em julho deste ano pela EY-Parthenon sobre a segunda onda do estudo “EY Future Consumer Index 2021”. 

De acordo com a pesquisa, houve uma mudança cultural, e mesmo após a imunização em massa e com o fim da pandemia os consumidores brasileiros afirmam que vão continuar querendo a melhor experiência, segundo suas necessidades.

O consumidor afirma ainda que continuará efetuando compras online, mas sempre negociando preços e prazos convenientes. Também continuará exigindo produtos de qualidade e valor agregado e que façam bem à saúde e ao planeta, como comanda a agenda ESG.

“A mudança de comportamento do consumidor torna-se um desafio para as empresas, que precisam sair do transacional para o relacional”, diz Cristiane Amaral, sócia da EY que é líder do segmento de consumo, produtos e varejo para América Latina da consultoria.

De acordo com ela, o primeiro passo é pensar em coisas básicas, como se a empresa fosse dispensável ou não: Qual tipo de consumidor e relação a empresa deseja criar? Como vai enriquecer a jornada do consumidor ao mesmo tempo que consegue ser escalável? E o que precisa ser feito para entregar uma jornada sem fricção e que agregue valor nos momentos do consumo? Como aproveitar o tráfego?

Cristiane destaca ainda casos interessantes de setores e companhias que souberam acompanhar as recentes mudanças, como uma rede internacional de hotéis que passou a vender colchões; empresas aéreas que transformaram aviões parados em restaurantes; e lojas e restaurantes que criaram kits para levar a experiência gourmet para dentro das casas de seus clientes.

Conveniência e a experiência são motivos pelos quais 21% dos entrevistados estão dispostos a pagar mais caro por um produto ou serviço.

Ao mesmo tempo, quando perguntados sobre os três principais fatores de frustração durante a jornada online, os consumidores destacaram os fretes de valor elevado (54%); tempo de entrega (41%); e dificuldade de trocar produtos (31%).

A pesquisa apontou ainda alguns eixos que influenciam a mudança das práticas de consumidores, empresas e até governos, entre eles a economia, a ética e a tecnologia. 

Saiba a seguir quais são as tendências de consumo para o futuro e como elas irão impactar na economia e no mercado.

Empregos
A tendência para os próximos anos é que os empregos considerados tradicionais (fixos e duradouros) sejam cada vez mais raros e que grande parte das pessoas precise exercer diferentes atividades, para obter rendimentos de várias fontes.

Ou seja, será cada vez mais comum vermos profissionais atuando como freelancers, investindo no próprio negócio ou, ainda, as duas coisas ao mesmo tempo. As carreiras, assim como as jornadas de trabalho, serão cada vez mais flexíveis, sendo administrada pelo próprio profissional.

Ética
Se existe um bom exemplo de pauta que avançou nas últimas décadas é a do ambientalismo. A tendência é que esse tipo de responsabilidade seja cada vez mais importante também no consumo. Ou seja, as pessoas estarão mais dispostas a comprar de empresas com forte compromisso ambiental, como aquelas que utilizam recursos renováveis ou desenvolvem técnicas para diminuir o seu impacto negativo na natureza, como a redução de emissão de gás carbônico. As ODS nunca estiveram tanto em pauta!

Responsabilidade social
A responsabilidade social também vem ganhando força junto aos consumidores. É por isso que grandes empresas de tecnologia, como a Apple, por exemplo, têm programas para evitar a contratação de fornecedores que utilizem mão de obra em más condições de trabalho. Ou mesmo as experiências com impactos menos nocivos à natureza ou à sociedade, como o sistema de bicicletas compartilhadas, utilizadas pelo Banco Itaú, por exemplo. Além de estimular a adoção de um veículo não poluente, é benéfico para a saúde das pessoas e ainda auxilia na diminuição de problemas de trânsito nas grandes cidades.

Tecnologia
O impacto dos avanços tecnológicos na mudança de hábitos de consumo também não podem ser ignorados. A simples pesquisa de preços via sites ou aplicativos mudou totalmente a experiência de compra. Hoje, não é preciso ir ao centro comercial da cidade para encontrar o que você precisa, basta acessar a internet e fazer a comparação.

Propaganda personalizada
A internet também mudou a forma como as empresas atendem as pessoas. Agora, é possível utilizar dados de navegação e históricos de compras para oferecer produtos personalizados de acordo com cada cliente.

Saem de cena as propagandas voltadas para um público massivo e ganha espaço a publicidade mais interativa e pessoal.

Economia colaborativa
Podemos dizer que, na economia colaborativa, as relações de consumo saem de compra/venda para trocas de bem, colaboração. Hoje, já existem pessoas que preferem usar o serviço de caronas compartilhadas, como o Uber, do que investir na compra de um carro próprio. A ideia é eliminar custos com manutenção, combustível e impostos e, de quebra, ajudar a melhorar o trânsito das cidades, já que estamos falando de menos carros nas ruas.

A ideia da economia colaborativa, portanto, é trocar esforços de trabalho para um objetivo em comum, ainda que isso não exija uma troca direta de dinheiro ou acúmulo de bens. Aqui, o foco está na troca de experiências, compartilhamento de recursos e até mesmo de espaços (como nos coworkings) tanto para diminuir os custos envolvidos em processos industriais ou comerciais quanto para diminuir o desperdício e o impacto ambiental do consumismo desenfreado.

Multicanalidade
Multicanalidade é mais um conceito que já está entre nós, mas que deve ser cada vez mais importante com o passar dos anos. Sabe quando você procura um produto por meio de um app de celular e finaliza a compra no site de um e-commerce?

Isso só é possível porque a empresa é multicanal, ou seja, permite que transações sejam feitas por vários meios, como os citados celulares, sites ou mesmo por telefonemas ou dispositivos com Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

No futuro, os dispositivos com IoT vão fazer esse trabalho com ainda mais velocidade: a geladeira pode detectar a falta de leite e enviar um alerta para o usuário ou até mesmo fazer uma encomenda diretamente com um varejista!

Novas tecnologias
É impossível falar de mudanças nos hábitos de consumo sem falar em tecnologia. O comércio online é a parte mais evidente disso. Se, por um lado, a tecnologia permite que empresas adotem práticas de marketing, vendas e gestão mais eficientes, do outro, temos clientes com mais chances de ser ouvidos pelas organizações.

Avanços como a citada Internet das Coisas vão deixar as compras ainda mais práticas e menos burocráticas. Até mesmo os tradicionais cartões de débito e crédito podem ser substituídos por celulares com a tecnologia adequada, e ainda há quem aposte que até o dinheiro como conhecemos hoje vai perder espaço para criptomoedas como o BitCoin.

Privacidade
Uma das maiores reclamações sobre o uso da internet diz respeito à privacidade. É público que as  maiores empresas do mundo de tecnologia, como o Facebook e o Google, utilizam as informações pessoais dos usuários para vender anúncios. A ideia é simples: sabendo mais sobre você, uma empresa pode oferecer o produto de que você precisa. O problema é que o uso dessas informações ainda é bastante nebuloso, e não se sabe ao certo a extensão da coleta de dados.

No entanto, há uma pressão cada vez maior para que as empresas tenham transparência no uso de dados privados dos usuários e, principalmente, que essas informações sensíveis não estejam disponíveis para fins escusos.

É preciso lembrar, ainda, que o avanço da tecnologia também favorece a segurança dos consumidores, seja por meio de programas de segurança que combatem fraudes em cartões de crédito ou de opções para não rastreamento ou apagamento de dados pessoais durante o uso de serviços online.


CONHEÇA O UNIOPET