Profissões que irão bombar em 2022

29 de dezembro de 2021 0 min

Pesquisa aponta quais são os perfis e as habilidades desejadas no mercado de trabalho;  tecnologia continua em alta

Pesquisa realizada em conjunto com a Cia de Talentos, Hays e Talenses, aponta quais as profissões que irão bombar em 2022. E não é novidade para ninguém que a área de tecnologia continua em alta.

É fato que os conhecimentos de inovação e tecnologia não se limitam apenas a área de dados e programação. Outras carreiras nas áreas como e-commerce, marketing digital, produto digital e segurança da informação,por exemplo, também exigirão capacidades analíticas e mentalidade digital.

A exemplo dos últimos anos, os profissionais de tecnologia seguem entre os mais buscados no mercado de trabalho.É que dentro das organizações, as equipes de TI seguem como  peças fundamentais no processo de transformação digital.

Além da TI, os setores de agronegócio, digital e saúde são áreas que, mesmo em períodos acentuados de crise no mercado, sempre foram menos impactadas em relação ao volume de contratações. E seguem no mesmo ritmo!

Entre as áreas de destaque em 2022 também estão o marketing – com foco em desenvolvimento de novos produtos, jornada do consumidor e user experience – e o RH, com um aumento expressivo na contratação de recrutadores.

Preparando profissionais para o mercado de trabalho e antenado com os novos tempos, o UniOpet oferece cursos de graduação presenciais, EAD (com encontros presenciais) e a distância para a maioria das profissões listadas pelo guia. Confira! 

Cargos em alta

A seguir os principais cargos que devem estar em alta no mercado de trabalho ao longo de 2022 e as respectivas habilidades demandadas para desempenhar bem cada função, listados pela Cia de Talentos, Hays e Talenses.

Analistas de dados – as hard skills necessárias mudam de acordo com a área de atuação, mas o Excel continua sendo uma das ferramentas mais demandadas, além de conhecimento em Power BI, uma solução que também tem ganhado espaço e já é vista como um diferencial em algumas vagas.

Cientista de dados – conhecimento em plataformas de business intelligence/ Excel /SQL, engenharia, modelagem de dados e Digital & Agile Thinking, além de raciocínio lógico, perfil analítico, visão estratégica do negócio e organização.

Data Protection Officer (DPO) – organização, dinamismo, foco em resolução de problemas e conhecimento da Lei Geral de Proteção de Dados e de práticas relacionadas ao manuseio dessas informações dentro da base de dados da empresa, sendo uma posição muito ocupada por profissionais das áreas jurídica e de TI.

Desenvolvedores Digitais (UX e UI) – criatividade, proatividade na busca por tendências, atenção ao detalhe e visão considerando a experiência do consumidor e a imagem de marca, além de conhecimento em plataformas de criação, visual, UX design, edição de vídeos e habilidade com linguagens de programação específicas, análise e visualização de dados e Digital & Agile Thinking.

Desenvolvedores/ programadores (software e front-end) – conhecimento em linguagens técnicas de programação, certificações técnicas, Digital & Agile Thinking, raciocínio lógico, perfil analítico, gosto pela inovação, criatividade, aprendizado contínuo e velocidade de entrega e na resolução de problemas.

Diretor de ESG – visão estratégica, pensamento inovador, comunicação, empatia, pensamento sistêmico multinível, foco em execução e conhecimento dos objetivos, dos indicadores e das certificações de crescimento sustentável, além dos sistemas de governança corporativa e dos critérios ambientais e sociais.

Engenheiro de Dados – comunicação, domínio de cálculos matemáticos e conhecimentos em gestão de dados estruturados, gestão de projetos, design de experimentos, data mining e visualização.

Engenheiro de software – conhecimento em linguagens técnicas específicas e digital & Agile Thinking, raciocínio lógico, perfil analítico, gosto pela inovação, aprendizado contínuo e velocidade de entrega e na resolução de problemas.

Gerente de Compras – o perfil em alta é aquele de quem, de fato, entende o negócio e contribui para o Ebitda da empresa, entendendo que não é só comprar, mas sim propor soluções de compras inteligentes e que agreguem diferenciação, com olhar criterioso para todos os componentes que envolvem a negociação em questão.

Gerente de Marketing – olhar consultivo e de negócios, com capacidade para conversar com a área de vendas e com o negócio para tomar decisões que de fato impactem positivamente o resultado da companhia.

Gerente de produto digital – excelente comunicação, perfil analítico, visão estratégica, liderança por influência e conhecimento em experiência do usuário e de ferramentas de monitoramento e análise de dados.

Gerente de supply chain – organização, comunicação, bom relacionamento interpessoal, dinamismo, capacidade de negociação e visão estratégica, sendo o conhecimento dos idiomas inglês e/ou espanhol um importante diferencial.

Gerente de Vendas – liderança, alta capacidade de análise, conhecimento do produto, do serviço ou da solução, além de disciplina para atingimento diário de KPIs, resiliência, forte orientação a resultados e facilidade de negociação e em relacionamentos interpessoais.

Gerente e Coordenador de Inovação – visão estratégica e de mundo, criatividade, comunicação, pensamento sistêmico e foco em resolução de problemas.

Gerente tributário – visão estratégica, comunicação, bom relacionamento interpessoal, ética, confidencialidade, capacidade de articulação e negociação, além de conhecimentos em direito, legislação tributária, contabilidade, análise de demonstrações financeiras, análise de dados, fiscalização e processo administrativo fiscal.

Gestor de e-commerce – conhecimento em marketing e varejo, além de boa capacidade analítica e estratégica.

Profissionais de áreas de diversidade e inclusão – comunicação, empatia, escuta ativa e aprendizado constante, além de conhecimento dos conceitos de diversidade e inclusão e das leis, das regras e dos direitos trabalhistas.

Profissionais de M&A – visão estratégica, comunicação, capacidade de articulação e negociação, bom relacionamento interpessoal, ética e confidencialidade, além de conhecimento de indicadores, de operações financeiras, do setor de atuação, das boas práticas e diretrizes dos órgãos regulamentadores, sendo o conhecimento dos idiomas inglês e/ou espanhol um importante diferencial.

Profissionais de RH – profissionais focados no fortalecimento da marca empregadora, com o objetivo de retenção dos talentos e atração de profissionais qualificados e dinâmicos para suportar períodos de crescimento e adversidades.

Profissionais de segurança da informação – capacidade analítica, visão sistêmica, liderança por influência e proatividade para antever e solucionar problemas.

Profissional de marketing digital – facilidade de comunicação é uma das competências mais importantes ao lado do mindset digital.

Profissional de pesquisa clínica – para avaliar a eficácia e segurança de um determinado produto para o uso em seres humanos, vai precisar ter disciplina, organização e confiabilidade, além de facilidade para trabalhar em equipe.

Vendedor – conhecimento do produto, do serviço ou da solução, além de disciplina para atingimento diário de KPIs, resiliência, forte orientação a resultados e facilidade de negociação e em relacionamentos interpessoais.

Lista de habilidades

As consultorias também listaram os principais cargos que devem estar em alta no mercado de trabalho ao longo do próximo ano.

As carreiras ligadas a área de tecnologia tem um destaque exponencial na pesquisa. Destacam-se também outras carreiras ligadas às áreas de gestão, RH, e-commerce, marketing digital, produto digital e segurança da informação.

Veja a seguir quais são as habilidades listada pelas consultorias:

 As habilidades que estão em alta são:

* Pensamento inovador e analítico

* Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado

* Criatividade, originalidade e iniciativa

* Tecnologia, design e programação

* Pensamento crítico e analítico

* Resolução de problemas complexos

* Liderança e influência social

* Inteligência emocional

* Racionalidade, resolução de problemas e ideação

* Análise e avaliação de sistemas.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS