Produtividade X Saúde Mental em tempos de quarentena

27 de abril de 2020 0 min

As coisas não estão fluindo como você acha que deveriam? Tudo bem, nem sempre será possível manter a produtividade, aceitar isso vai ajudar a melhorar a sua rotina

A primeira coisa que precisa ficar clara é que estamos vivendo um dos momentos mais atípicos das últimas décadas e também da história do mundo contemporâneo. 

Quando é que pensamos que seria possível que milhares de pessoas ficariam em casa, saindo para realizar apenas necessidades básicas como ir ao mercado e farmácia por tempo indeterminado? Lojas não abrem, assim como os restaurantes que, em sua maioria, só aceitam pedidos de delivery. 

Todos que podem trabalhar remotamente estão fazendo isso, pois dessa forma evitam as aglomerações e o possível contágio do coronavírus. As aulas em boa parte do globo, acontecem como no UniOpet de forma online, assim a rotina não muda tanto e todos continuam o ritmos de estudos.

Mas, dentro de casa, as coisas nem sempre saem como a gente imagina, afinal, ficar muito tempo em um mesmo lugar, pode ser ruim para a produtividade e concentração, nos levando a perder o foco e se cobrar mais que o normal. 

O fato de estarmos fazendo tudo de nossos lares, dá a falsa impressão de que precisamos desacelerar, quando na verdade, estamos a todo momento buscando atividades que nos façam nos sentir úteis. 

Acredite, muitas vezes viver o ócio é a melhor forma para retomar a produtividade.

Está tudo bem em não produzir com a mesma quantidade ou com a mesma qualidade que você fazia dentro de sua empresa ou escola. O importante agora é encontrar maneiras de manter a rotina e desempenhar as tarefas rotineiras da melhor forma que você puder, mas respeitando os seus limites. 

Afinal, o sentimento de culpa por não dar conta de tudo pode ser um grande vilão nesse momento, tenha a certeza de que você não é o único nessa situação, terão dias em que você produzirá muito, outros nem tanto, aceite isso para o seu próprio bem.

Pensando nisso, aprofundamos este tema que que já foi abordado em outro artigo do nosso blog, e reforçamos aqui algumas orientações que podem ajudar a estabelecer e manter a produtividade durante a quarentena, sem prejudicar sua saúde mental:

Estabeleça horários

Ter um cronograma é uma maneira de diminuir a ansiedade para executar as tarefas e se você tiver um horário para iniciar e terminar cada uma, fará com que você se sinta mais tranquilo para executá-las.

Atente-se a sua qualidade de vida

Não adianta nada ser o funcionário ou o aluno mais produtivo se você estiver extrapolando todos os seus limites. Cuidar-se nesse momento deve ser uma prioridade na sua vida. 

Beba água, faça exercícios, leia um livro, tire um tempo para relaxar!

Peça a colaboração das pessoas que moram com você

É importante explicar para todas as pessoas que moram com você, sejam pais, amigos, filhos que durante o seu período de trabalho ou estudos, seu foco é nisso. Peça para que elas respeitem e evitem pedir favores ou mesmo conversas nesses momentos.



Como você está lidando com a produtividade na nova rotina em home office, seja de trabalho ou de aulas do UniOpet neste período de distanciamento social?

Conta pra gente!


Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet