8 dicas especiais para sua saúde mental durante a quarentena

13 de abril de 2020 0 min

Essas dicas certamente vão fazer muito bem para sua saúde mental neste momento tão difícil de uma sociedade em quarentena

Nesses tempos de isolamento social por causa da pandemia do Covid-19, é muito importante cuidar da saúde mental. A impossibilidade de poder sair às ruas e viver uma vida normal pode ser um grande desafio no dia a dia de uma pessoa. 

Nossa série de artigos tem servido para oferecer dicas a você que é aluno do UniOpet de como passar por este momento da maneira mais tranquila possível. 

E hoje vamos dar 8 dicas que serão muito úteis para a sua saúde mental durante esta quarentena ainda sem previsão para terminar:

1 - Tome sol

Quando ficamos em casa por muito tempo, geralmente esquecemos o quanto o sol é importante para nossa saúde. Precisamos de vitamina D para não ficarmos totalmente depressivos, e não vai fazer mal ter um pouquinho de vitamina a mais no corpo se este vírus eventualmente chegar ao seu organismo.

Vá para a sacada, quintal ou terraço e queime a pele um pouquinho, isso certamente vai te fazer bem.

2 - Use chinelo

Muita gente diz que é muito importante manter a rotina de trabalho ou estudo, e se vestir para estes momentos de foco como se você estivesse saindo de casa para sua empresa ou mesmo indo estudar no UniOpet. Mas talvez seja bom nesse momento, não seguir essas regras tão à risca. 

Não é sempre na sua vida que você vai ter a oportunidade de trabalhar de chinelo… então aproveite este conforto! Pode fazer bem para você conseguir se concentrar.

3 - Beba ou coma

Faça alguma coisa que te tire um pouquinho do controle, como beber um suco, comer um chocolate, algum pequeno ritual de recompensa. Artifícios como estes podem te ajudar a ficar mais leve no seu dia a dia. 

Mas sempre com consciência, ok?

4 - Pratique o microcontrole

Já que não estamos podendo controlar muita coisa, encontre algo que você possa controlar. Por exemplo: Cuide de uma planta, ensine seu pet a deitar, ou sentar. Faça alguma coisa que seja pequena, mas sobre a qual você tenha total controle. 

Isso vai te ajudar a desenvolver a sensação de que as coisas estão no eixo, mesmo que seja uma coisa pequena.

5 - Crie

Não precisa ficar bom, mas crie alguma coisa. 

Baixe um aplicativo de desenho no celular, rabisque no papel, escreva o que vier à mente, aprenda a tocar um instrumento, cante no chuveiro, aprenda passos de dança, mas faça alguma coisa de diferente e que externalize alguma capacidade criativa que você tenha.

6 - Nutra-se

Faça o possível para você se sentir saudável. 

Coma uma boa comida, faça algo saudável para si mesmo, cuide da pele, dos cabelos, tome bons banhos, sinta-se bem cuidado, mantenha sua casa limpa. Faça alguma coisa todos os dias que te faça lembrar que o seu ambiente está aconchegante.

E daí que o mundo lá fora está pegando fogo?

7- Surte

É natural surtar em um momento difícil. E, sim, o momento não está fácil para ninguém em todo o mundo.

Chore se precisar. Não se culpe. 

Sinta as emoções que você precisa sentir. Não vai te fazer mal ficar triste quando a situação é triste. 

Bote o sentimento para fora e fale sobre o que está sentindo com um amigo, um parente, um colega. Isso vai ser muito útil para a sensação de ansiedade quando ela vier. 

É natural estar com medo e permita que ele venha. Ele nos ajuda a criar estratégias de resiliência que são muito úteis em tempos como os de agora.

8- Procure ajuda

Um psicólogo está preparado para saber te escutar. 

Nem sempre precisamos ter todo o controle da situação sozinho. Se você acha que pode perder o controle em alguma das etapas anteriores, por que não ter um profissional te acompanhando nesse processo, ainda que remotamente? 

Hoje em dia é possível ter atendimento psicológico online, e você nem precisa sair da sua quarentena, e você pode se sentir melhor.

Lembre-se que o maior especialista em você, é você mesmo! Faça o que te faz se sentir melhor. 

Não se pressione para cumprir dicas atrás de dicas para saber a melhor maneira de gerenciar tudo neste momento. Ninguém sabe exatamente como gerenciar tudo neste momento atual. 

Mas uma coisa é certa: seja com calma ou com ansiedade, vamos todos superar isso tudo e sair dessa quarentena ainda mais fortes.


Conte para nós o que tem funcionado para você deixar a sua rotina mais leve?

Como a gente já vem conversando aqui no blog do UniOpet nas últimas semanas, em tempos de coronavírus, a recomendação é ficar em casa. 

Isso não quer dizer que você precise ficar parado. 

Mas o que funciona pra você? Quero saber!



Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet