Manual do bom estagiário

19 de agosto de 2021 0 min

Entre com o pé direito nas empresas em que for estagiar, ou seja, com vontade de aprender e de se relacionar


O estágio é a porta de entrada em qualquer profissão. E você precisa entrar com o pé direito, causando a melhor primeira impressão e deixando atrás de si todas as portas abertas. 

Além do aprendizado prático de tarefas que serão úteis no futuro profissional, estágio também proporciona uma rede de contatos valiosa. Um bom estagiário será um bom profissional e receberá indicações dos tutores e chefes, ao longo da caminhada.

Veja algumas dicas para aproveitar da melhor forma essa oportunidade, e não deixe de procurar o Opet Placement:

Competências
Algumas competências são necessárias para conseguir o tão sonhado estágio. Entre elas, adaptabilidade e flexibilidade. E ter uma boa comunicação faz toda a diferença. A capacidade de trabalhar em equipe é fundamental. Inteligência emocional, orientação interpessoal, que são capacidades de demonstrar autoconfiança, energia, bom humor e determinação na realização dos objetivos do grupo, também contam ponto.

Português correto
Um dos pontos que mais desclassificam os candidatos em uma seleção profissional são os erros de português. Em particular na escrita. As empresas vêm empregando testes ditados para conferir como os candidatos se saem na escrita. De acordo com pesquisas, 40% dos candidatos são eliminados por não dominarem a língua. A dica para aperfeiçoar-se é ler e escrever muito. E para treinar a fala, use um espelho e preste atenção em suas expressões corporais.

Experiência
Quem vai para um estágio, provavelmente não tem experiência profissional. Como resolver? Relate algumas experiências já vividas, mesmo que não sejam de sua área. Pode ser trabalho em grupo da faculdade, alguma atividade extracurricular, viagens locais, nacionais e internacionais, e outros tipos de atividades que contribuem para mostrar suas qualidades: leituras, práticas desportivas, trabalho voluntário...

Foco e fé
Busque oportunidades alinhadas com o seu sonho. Mantenha o foco nas empresas em que deseja trabalhar e que tenham mais a ver com a sua área.

Lição de casa
Se for chamado para alguma entrevista, faça a lição de casa: estude a empresa, sua cultura e área de atuação. É uma demonstração de interesse, que será muito bem vista pelo recrutador.

Não enfeite
Nunca, jamais, invente histórias a seu respeito ou sobre seus conhecimentos. O recrutador costuma checar tudo, e este tipo de erro acaba com qualquer chance. 


CONHEÇA O OPET PLACEMENT