Não perca essas dicas se pensa em abrir uma startup

31 de maio de 2021 0 min

Uma boa ideia é um bom começo, mas não é tudo: empreender exige criatividade, coragem e persistência    

Muita gente com espírito empreendedor sonha em transformar “uma grande ideia” em uma empresa de sucesso e - porque não? - chegar a unicórnio. Empresas como Linkedln, YouTube e Uber, entre tantas outras, começaram pequenas e se agigantaram. Mas qual o segredo do sucesso de cada uma delas? Certamente contribuíram a originalidade da ideia e a entrada oportuna no mercado.  

Também contaram com uma base jurídica bem estruturada, pesquisas aplicadas ao mercado, planejamento realista e muita vontade de dar certo. Elas são exemplos e suas trajetórias dão lições valiosas para quem está nessa vibe de investir no próprio negócio. E aqui vão algumas dicas: 

Motivação 

A maioria das startups de sucesso nasceu da ideia de que o mercado apresentava um problema que demandava uma solução. De maneira geral, o problema é enfrentado pelo próprio empreendedor. Então, envolver-se em um negócio que se adequa aos seus interesses e experiências é caminho para o sucesso. 

Nicho 

Analisar o mercado e encontrar o nicho é crucial. Pode ser um produto ou serviço. As maiores startups nasceram da necessidade do mercado. Converse com amigos e parentes, pesquise nas redes, leia livros, veja filmes, pesquise sobre consultorias e mentorias gratuitas, veja com o que mais se identifica. 

Finanças 

Financiar o começo de uma empresa envolve decisões bem fundamentadas, especialmente se o empreendedor não tem todo o capital. Ele pode buscar linhas de crédito ou tomar emprestado da família, ou ainda atrair sócios capitalizados e investidores. Para tanto, quanto melhor desenhado estiver seu projeto e quanto melhor for o seu “pitch” sobre solução, mercado e resultados, mais chances de engajar interessados. 

Publicidade 

Com recursos limitados para fazer publicidade e marketing? Existem métodos de promoção gratuitos e eficazes. Comece com eles e depois vá para as ferramentas pagas. Use o máximo de canais, como: 

·         boca a boca; 

·         redes sociais; 

·         site, blog ou landing page (página de destino); 

·         artigos de convidados em blogs e mídia; 

·         publicidade: direcionada, contextual, rádio ou imprensa; 

·         participe de eventos temáticos, conheça potenciais parceiros e clientes. 

Uma boa base de clientes 

Não basta conquistar clientes, é preciso mantê-los. Mantenha uma base ativa, enviando as novidades dos produtos ou serviços. Como? 

·         seja ativo nas redes sociais: faça posts regularmente e dê feedback; 

·         ofereça descontos para clientes regulares; 

·         organize eventos para os feriados; 

·         crie uma newsletter para enviar por e-mail. 

 Não se esqueça: 

·         Crie uma tabela detalhada dos concorrentes, liste os pontos fortes e fracos. 

·         Teste o nicho escolhido: coloque anúncios na internet, envie e-mails para clientes em potencial, crie um blog ou uma landing page e rastreie o tráfego. 

·         Realize pesquisa de palavras-chave nos motores de busca: analise o número de resultados para suas consultas; 

·         Realize pesquisas entre amigos, redes sociais ou fóruns.