Filmes dão aula de empreendedorismo

16 de abril de 2021 0 min

Quando o desafio de empreender ganha voz e imagens em filmes que dão verdadeiras lições sobre o tema  

Seja com histórias reais ou fictícias, o empreendedorismo sempre foi fonte de inspiração para os roteiristas. Vários filmes e seriados sobre o assunto estão disponíveis nas plataformas de streaming. Histórias inspiradoras, dignas de maratona. Pegue o controle remoto e aprenda se divertindo.  

Steve Jobs 

O filme dá lições valiosas sobre gestão de pessoas. A história conta como Steve Jobs, cofundador da Apple, apesar de toda a sua criatividade, foi demitido por problemas de comportamento.  

A lição do filme: não basta ter competências técnicas, as habilidades sociais também são de extrema importância para os donos de negócio. 

Ano: 2016 

YouTube 

A grande aposta 

Como tirar proveito na crise. Essa é a lição do filme. De que maneira? Antecipando os acontecimentos. Na história, o guru de Wall Street, Michael Burry, percebe que uma série de empréstimos está em risco de inadimplência. Ele, então, decide apostar contra o mercado. As ações atraem a atenção do corretor Jared Vennet, que passa a oferecê-la a seus clientes. Juntos, fazem uma fortuna tirando proveito do colapso econômico americano. 

Ano: 2008 

Amazon Prime Video 

Walt antes de Mickey 

O criador por trás da criatura. A cinebiografia mostra a trajetória do animador americano Walt Disney, até fazer fama e fortuna com o personagem de sua vida, Mickey Mouse. Disney criou um império do entretenimento e até hoje é uma das marcas mais valiosas do mundo. A trama conta a história do homem e do empreendedor. E é aí que entram ensinamentos valiosos sobre liderança, foco e resiliência. Também apresenta conceitos de branding e gestão de marca utilizados pela Disney, assim como a importância de ter um bom plano de negócio.  

Ano: 2014 

Globo Play 

O homem que mudou o jogo 

O filme mostra a importância de uma equipe bem afiada. Apesar de não se passar dentro de uma empresa, o enredo é totalmente compatível com o dia a dia de uma startup. O homem que mudou o jogo acompanha a trajetória de Billy Beanee e seu trabalho no time de beisebol Oakland Athletics. E entende como a compreensão da equipe e a análise de dados fez com que seu time chegasse ao topo. 

Ano: 2011 

Netflix 

Fome de Poder 

O filme mostra como nasceu o primeiro restaurante McDonald´s e como tudo mudou quando os irmãos de mesmo nome conhecem Ray Kroc, um vendedor de máquinas para fazer milkshake. Dessa sociedade nasce aquele que hoje é o maior sinônimo de fast-food, o McDonald’s. A narrativa do filme deixa claro que nada é muito simples quando o assunto é empreender em uma empresa. Diferenciais como rapidez, visão de mercado e de marca são percebidas até hoje quando o assunto é o sanduíche mais famoso do mundo.  

Ano: 2016 

Netflix  

Um senhor estagiário  

Uma injeção de ânimo para quem acha que já aposentou as chuteiras. O filme conta a história de Ben Whittaker (Robert De Niro), aposentado que vê numa vaga de estágio uma oportunidade de se reinventar. O conflito de gerações e a relação com sua chefe já são bons motivos para ver o filme. Mas a história vai além, já que contrasta as diferentes formas de lidar com negócios e liderança. Além de ser leve e divertido, o filme nos ensina que sempre podemos aprender com outras pessoas, independentemente da idade.  

Ano: 2015 

Netflix