Mindset empreendedor: você pode desenvolver sua mentalidade para criar negócios

29 de outubro de 2020 0 min

Desenvolver o mindset ou mentalidade do empreendedor tem sido um dos maiores objetivos de muitos profissionais. Saiba como desenvolver essa habilidade  

No dia 27/10 o UniOpet realizou uma live em seu canal do Youtube onde desenvolveu justamente esse tema. Se você perdeu, clica aqui!   No debate, foi falado sobre a aquisição da mentalidade empreendedora. Ou seja, o objetivo de muitos profissionais tem sido um só: desenvolver o mindset - ou a mentalidade - do empreendedor. 

Você pode até achar que esse é um talento inerente a cada uma das pessoas e que se nasce com ele, não sendo possível adquirir ao longo da vida. Mas é aí que a gente se engana, viu?  Na maioria das vezes, ela é desenvolvida ao longo do tempo. Aliás, também podemos dizer que novidades são incorporadas constantemente a esse conceito, até porque os desafios vão se transformando aos poucos.   

Qual é o mindset do empreendedor?  

É como seguir um estilo de vida. Você precisa reprogramar a sua mente para pensar e agir como um verdadeiro empreendedor mesmo que você ainda não seja um. E é bem esse o ponto, é imprescindível esclarecer que ter esse mindset não é importante apenas para quem tem um negócio próprio. Muitas empresas procuram pessoas com um perfil empreendedor para ocupar cargos estratégicos. 

Quando analisamos empreendedores bem-sucedidos e observamos pontos em comum nas suas histórias. Engana-se quem pensa que o sucesso profissional acontece de forma tão rápida. O foco e a persistência estão entre os principais traços de quem teve êxito.  

Conheça outras características relacionadas à mentalidade empreendedora:  

- criatividade; 

- resiliência; 

- mente aberta; 

- humildade; 

- disposição para arriscar; 

- flexibilidade; 

- coragem; 

- inteligência emocional; 

- visão estratégica; 

- praticidade; 

- disciplina; 

- automotivação; 

- proatividade.  

Pode parecer muita coisa, mas todas essas competências acabam se misturando no dia a dia. Se você está lendo sempre nosso blog, vai lembrar que já falamos de cada uma dessas características, também chamadas de soft skills   em diversos textos. Os empreendedores são aqueles que buscam soluções para colocar suas ideias em prática. 

Normalmente, eles são ousados e correm riscos, apesar de saberem a importância de ter um planejamento e de recuar quando for necessário. A questão é que eles se comprometem com aquilo que desejam e fazem o possível para que tudo dê certo, vencendo condições pouco favoráveis e as suas próprias limitações. 

A mentalidade empreendedora oferece os benefícios de poder contar com todas essas habilidades no desenvolvimento de carreira. Empreender não é uma tarefa fácil, e sem o suporte desse mindset a missão se torna ainda mais difícil. Muitos desistem no meio do caminho e deixam de lado uma ideia com grande potencial por encontrarem alguns obstáculos. 

Existe uma máxima no empreendedorismo que diz “todo empreendedor de sucesso já teve pelo menos um negócio fracassado” — mas o diferencial é que ele não desistiu. Embora isso não seja uma regra, faz muito sentido aprender com os erros para acertar no futuro. Quem desenvolve essa mentalidade tenta de novo, o que não significa necessariamente insistir na mesma coisa todas as vezes. 

Os empreendedores são pessoas que estão sempre “à caça” de oportunidades e que não se acomodam. Eles tentam de modo constante, o que aumenta as chances de alcançar o sucesso em algum momento.  

Mas, e como desenvolver uma mentalidade empreendedora?  

Porém, todas as habilidades citadas aqui devem fazer parte do seu plano de carreira e estar no foco do seu aprendizado. Cursos, leituras, workshops e a própria experiência prática vão ajudar muito na construção desse perfil. Algumas dicas são: não tenha medo de errar, aprenda com os erros, defina os seus propósitos e não os perca de vista. 

Além disso, busque desenvolver as suas habilidades comunicativas e o networking para trocar experiências com outras pessoas. Procure sobre as referências do empreendedorismo e esteja em contato com pessoas que têm essa mentalidade (ou que estão na busca pelo seu desenvolvimento).  

Manter-se atualizado e disposto a aprender é fundamental para qualquer empreendedor. Fique atento a tudo o que acontece ao seu redor, acompanhe as tendências do mercado e invista na educação continuada para abrir a sua mente. Lembre-se de que estudar nem sempre é estar matriculado em um curso, mas que as formações são muito proveitosas. 

Um bom exemplo disso é fazer uma pós-graduação na área de negócios  , uma especialização que tem tudo a ver com quem quer empreender.