Mulheres virando o jogo: invista em sua presença digital e no networking

28 de maio de 2021 0 min

O Brasil é o país em que as mulheres fazem menos contatos e isso prejudica o crescimento profissional 

Com menos representatividade junto aos altos cargos de comando e muitas vezes com dupla jornada de trabalho, as mulheres brasileiras são as que menos fazem networking no mundo, segundo pesquisa do GEM - Global Entrepreneurship Monitor. 

Habilidade apontada pela Harvard Business Review como fundamental para a aceleração profissional, a conclusão também é confirmada por outros levantamentos. Como o da Right Management, consultoria de gestão de talentos, que aponta que 70% das contratações da ala feminina são motivadas por indicações. 

Por sua vez, o estudo da Universidade Notre Dame, dos EUA, mostra que mulheres que se comunicam regularmente com um círculo interno, dominado por mulheres, têm mais probabilidade de alcançar posições de liderança. 

E não é à toa que as redes de empoderamento feminino vêm ganhando força, propondo eventos em horários alternativos, de acordo com o cotidiano feminino. Durante a pandemia, com o distanciamento social, as mulheres ficaram ainda mais distanciadas das atividades de relacionamento, sobrecarregadas pela rotina de estudos dos filhos em casa. 

Mas o networking nunca fez tanta diferença. E é preciso empoderar-se nas redes, enquanto o presencial não acontece. 

Participe 

Organize seu tempo e participe de eventos corporativos online. Na rotina cotidiana, tente delegar mais funções, especialmente se tem a companhia de familiares. E se for o caso encare as vídeo chamadas com as crianças por perto. Dependendo do evento e dos participantes, essa situação já é aceita com descontração. 

Interação 

Esteja aberta para conhecer novas pessoas. Ao participar de reuniões, anote os contatos e, sempre que achar oportuno, troque informações. Não se restrinja a contatos somente da sua área, idade, sexo ou profissão. É na divergência que acontece o debate. 

Relacionamento 

Não adianta fazer amizade e não manter o relacionamento. Para não perder o contato, reserve um tempo para mandar ou responder mensagens. E busque sempre assuntos de interesse para compartilhar com os conhecidos. Muitos negócios e indicações nascem da nossa rede de contatos. 

Mostre-se 

Essas ocasiões são oportunas para apresentar seu produto ou serviço. Mas seja estratégica e encontre o melhor momento para falar sobre o assunto. 

Integridade 

Seja íntegra e honesta nas informações que compartilhar. Ainda mais se for falar de seu negócio ou marca. Não conte vantagem ou seja leva e traz de informações passadas por outras pessoas. Jamais corra o risco de espalhar fake news e comprometer sua imagem e credibilidade. Se uma informação for inesperada, confira com uma pesquisa antes de distribui-la. 

Perfil 

Mantenha seu perfil bem feito nas redes sociais, com uma foto profissional. Faça uma descrição de sua experiência e habilidades. Tenha uma lista de contatos atualizada e procure estar sempre trocando informações com eles. Mantenha suas páginas ativas, publicando artigos de seu interesse.