Networking em tempos de isolamento social? Sim, ele pode existir!

05 de maio de 2020 0 min

Interação durante a quarentena parece algo impossível de acontecer, mas ela só precisa ser reinventada

Networking é uma prática importante para quem tem como objetivo ampliar sua rede de contatos, prospectar novos clientes ou até mesmo conseguir uma nova oportunidade de emprego. 

Com a pandemia do novo coronavírus essa estratégia ficou um pouco esquecida, visto que não há como participar de eventos, feiras ou simpósios, locais onde facilmente cria-se novas oportunidades e contatos.

Mesmo com o distanciamento social é possível dar continuidade ao networking, só que nesse momento sem a conexão olho no olho ou um café pós expediente. Mas e aí, como fazemos para manter uma rede de contatos ativa? 

A resposta é simples, pois atualmente, tudo acontece na internet e é ela que vai te auxiliar em mais essa tarefa! 

O primeiro passo é mapear as pessoas que você deseja ter conexões e também pesquisar e conhecer um pouco sobre cada uma delas, assim, você não passa nenhum mico por achar que ela trabalha em um lugar, mas na verdade, já está em outro.

Pensando em auxiliar vocês, nós do UniOpet selecionamos práticas recomendadas para esses contatos, confira:

Linkedin, é obrigação

Se você ainda não conhece o Linkedin, esse é o momento! A rede social foi criada para as pessoas fazerem contatos profissionais, ou seja, ideal para quem quer conhecer ou aprofundar relacionamentos nesse sentido. 

Por ele, você pode iniciar conversas com pessoas de seu interesse, sendo uma ótima maneira de aumentar e qualificar sua rede. Ah, não esqueça de ter um perfil atualizado e bem completo, assim você também aumenta a sua credibilidade profissional. 

Aproveite o tempo que o distanciamento social proporciona e movimente sua conta nessa rede!

Converse, mas não seja chato

Reinventar a comunicação se tornou palavra de ordem, mas antes de se jogar na comunicação digital profissional, é preciso estabelecer limites. A conversa tem de ser tranquila, não forçada em sem exageros. 

Uma dia é pensar de que forma eu posso trocar experiências de uma forma leve e descontraída. A linha entre ser chato e legal é muito tênue. 

Esteja presente, mas sem sufocar.

Retome contatos esquecidos

A máxima “quem não é visto não é lembrado”, nunca teve tanto sentido no âmbito profissional. Os contatos feitos no passado foram deixados de lado por falta de tempo? 

Agora é um bom momento para manda um “oi” e fingir que nada aconteceu. Chame eles no WhatsApp, faça uma ligação, se coloque disponível, assim, fica mais fácil ser lembrado e consequentemente estabelecer uma conexão saudável e positiva.



Você já sabe por onde começar a fortalecer sua rede de contatos?

Tem alguma dica que tem dado certo nesse momento de isolamento? Conta pra gente!


Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet