Ler precisa ser divertido: crie o hábito de ler por prazer

18 de agosto de 2020 0 min

Fora a literatura necessária para estudar pro seu curso superior, tire sempre um tempo para a leitura de entretenimento. Conheça as vantagens desse hábito:   

Falamos muito nas últimas duas semanas sobre as características que os profissionais mais disputados do mercado de trabalho precisam ter, tais como comunicação habilidosa, empatiasociabilidade. Mas o que você talvez não saiba é que essas características podem ser adquiridas através da leitura. 

Além disso, ainda é uma forma mais barata e fácil de se divertir, ainda mais agora quando as saídas e socializações estão mais restritas por conta da pandemia de Covid-19. 

Além das leituras obrigatórias, que são necessárias para a formação acadêmica e para as pesquisas de conclusão de curso, cada pessoa precisa sempre escolher o tipo de obra que mais o motiva — aqui, vale desde aquela trilogia fantástica que está na moda, a uma biografia de uma personagem que lhe interesse até o livro de autoajuda. Não estamos aqui para julgar! O importante é ler bastante e com constância.  

Por que é tão importante ler?   

  • Auxilia na criatividade 

Criar outro mundo dentro das nossas cabeças, de acordo com o que lemos e já vivemos, é a melhor forma de estimular a criatividade e aguçar a imaginação. Através dos livros podemos ser transferidos para ambientes fantásticos, para outro século ou para um futuro distópico. Experimente pegar um livro desses bem fantasiosos para o passatempo do fim de semana! Você experimentará viajar sem sair do lugar.   

  •  Reduz o estresse 

Nossa rotina está cada vez mais corrida e nosso dia a dia ainda mais agitado, não é mesmo? É por isso que buscar formas saudáveis de relaxar e se divertir é tão importante. Até mesmo poucos minutos de leitura todos os dias são capazes aliviar a tensão dos músculos e reduzir a frequência cardíaca, diminuindo o nível de estresse. É por isso que muitas pessoas gostam de ler um bom livro antes de dormir.   

  • Ativa diferentes partes do cérebro 

A leitura coloca em prática um importante número de atividades mentais, entre as quais se destacam a memória, a percepção e o raciocínio. Quando lemos, estimulamos principalmente a região esquerda do cérebro, parte responsável pela linguagem que, em geral, apresenta mais capacidade analítica.  

  • Aumenta o conhecimento e o vocabulário 

Se você quer ser uma pessoa capaz de manter uma boa conversa sobre diferentes assuntos, é necessário se tornar um leitor de primeira. Um dos benefícios da leitura mais importantes, principalmente para quem está no início da carreira, é o aumento do conhecimento. 

Não é necessário que o seu material de leitura tenha apenas assuntos sérios para que você memorize algumas informações que podem ser úteis algum dia. A variedade de obras lançadas no mercado editorial é muito grande. 

É fácil encontrar opções para agradar a todos os gostos e faixas etárias. Além disso, a linguagem utilizada pelos autores varia de acordo com a época em que o texto foi escrito, com o estilo do livro e com o público que se deseja atingir. Em vista disso, os livros nos apresentam muitas palavras novas. Enquanto lemos, nosso cérebro memoriza esses termos, de forma que podemos usá-los quando estamos escrevendo. 

É por isso que a leitura aumenta nosso vocabulário e evolui nossa escrita!   

  • Desenvolve o pensamento crítico 

A leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento, seja por meio de produções impressas ou virtuais. Mesmo aquela obra de ficção que você adora tem algum ensinamento por trás da história. Com isso, você pode refletir a respeito das suas ideias e dos seus valores. Com base nas informações que recebeu, você será capaz de se posicionar e opinar com mais facilidade sobre diferentes assuntos. 

A leitura é um hábito que melhora a sua capacidade de argumentação — tanto em situações pessoais quanto profissionais.  

  • Cultiva a empatia 

Empatia é a capacidade de compreender e se solidarizar emocionalmente com outras pessoas. Leitores assíduos conseguem se colocar no lugar dos outros com mais facilidade. Afinal, eles conhecem os medos, dilemas e sonhos de cada personagem e criam vínculos com eles.   

Você sabia que o UniOpet possui 3 bibliotecas a sua disposição?  

  1. A Biblioteca Rebouças conta com uma área física de 329m², sendo o espaço utilizado para acervo, leitura e pesquisa. Contempla baias de estudo individual, salas de estudo em grupo, computadores com acesso à Internet e rede WI-FI.  
  2. A Biblioteca Centro Cívico - Bloco II tem um acervo especializado em Direito. Dispõe de 3 salas de estudos, computadores com acesso à internet e Wi-fi.   
  3. A Biblioteca Centro Cívico - Colégio - tem acervo geral composto por livros infanto-juvenis, literaturas diversas, livros indicados para o vestibular. Está instalada em uma área física de 420 m², incluindo salas de multimídia e computadores com acesso à Internet. 

 

Devido a grande demanda de solicitações, a gestora das bibliotecas UniOpet, Silvia arcon, explica que os horários e regras em consequência da pandemia do Covid-19 estão diferenciadas. 

“O atendimento ocorrerá às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 18h, na Biblioteca do Rebouças. Para os alunos da Unidade Centro Cívico faremos atendimento com horário agendado e ao receber os livros, os colaboradores estão usando máscaras e luvas; seguindo normas para a limpeza de maçanetas, telefones, teclados, mouses, balcões e estações de trabalho, esvaziando as cestas de lixo”.  

Os livros devolvidos ficam agora em quarentena em sala isolada por até 72 horas. Para só então serem devolvidos às prateleiras.  

O atendimento e envio de informações à comunidade universitária segue sendo realizado por e-mail no  biblioteca@opet.com.br                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

Para mais informações sobre os serviços prestados pelas Bibliotecas e os horários de funcionamento, acesse:  https://www.opet.com.br/biblioteca/