Ser empático: uma das soft skills mais procuradas pelos recrutadores

12 de agosto de 2020 0 min

Saber ouvir diversos pontos de vista e entender de onde cada colega de trabalho colabora para um ambiente de trabalho eficaz e saudável  

Hoje vamos seguir no assunto das soft skills com uma das mais importantes características que um profissional precisa desenvolver: a empatia. Empatia é definida no dicionário como o exercício de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.

Você concorda que o  mundo seria mais fácil se nos colocássemos sempre no lugar do outro? Pois é! No ambiente de trabalho, principalmente, onde encontramos pessoas de todas as culturas, posições sociais e hierárquicas e perfis emocionais é preciso sempre tentar aplicar essa regra de convivência.   

Um dos caminhos para despertar a empatia, e mais, para praticá-la com maior facilidade é experimentar compreender o posicionamento de cada colega de trabalho. Entender que cada pessoa tem emoções, sentimentos e perspectivas distintas. 

Vale ainda considerar que um dos pontos importantes para estabelecer uma comunicação mais efetiva, é a capacidade de tornar-se empático. Tal habilidade permite que esta interação seja muito mais positiva dentro do ambiente corporativo. 

Ou seja, trocando em miúdos: uma pessoa empática consegue lidar melhor em qualquer situação, porque tem a capacidade de entender diversos pontos de vista, mesmo que não concorde plenamente com eles. 

No entanto, a empatia não tem nada a ver com a subserviência ou com a falta de opinião ou controle sobre situações. Ser empático não significa concordar com tudo, aceitar tudo e ser refém de outras pessoas. 

Uma pessoa empática consegue entender e respeitar os pontos de vista dos outros para expor as suas opiniões.  

Características da pessoa verdadeiramente empática:   

- Tem vontade de ajudar os outros 

- É bastante sensível com outras pessoas 

- Busca respeitar outros pontos de vista 

- Não costuma julgar outras pessoas 

- Sabe ouvir o colega sem pré-julgamentos 

E aí, com base nessas habilidades acima,  você é empático? Bom, de qualquer jeito, como dissemos lá em cima, a empatia é uma habilidade comportamental que pode ser desenvolvida. 

Então seguem algumas dicas importantes:  

Abandone julgamentos e tenha a mente aberta 

O princípio da empatia é se colocar no lugar e entender outras pessoas. Logo, se você é uma pessoa que faz pré-julgamentos de outras pessoas ou situações, você terá dificuldade em se tornar uma pessoa empática. 

Respeite a opinião dos outros 

Para facilitar esse caminho, registre em sua mente que você não precisa concordar com a opinião do outro, mas precisa saber ouvi-lo sem fazer pré-julgamentos. 

Respeitar não quer dizer que você irá reproduzir ou aceitar uma opinião, mas que você gentilmente colocará o seu ponto de vista, sem desrespeitar a outra pessoa e sem ser agressivo.  

Controle suas emoções 

A empatia também requer uma dose de controle emocional. Para ter uma conexão verdadeira com outra pessoa durante um diálogo, é preciso controlar as emoções e focar na conversa.