Healthtechs, as startups de saúde

02 de dezembro de 2021 0 min

Brasil tem 542 empresas de tecnologia voltadas ao setor, que demanda um pesquisador à frente do negócio

Provavelmente você já teve contato com uma “healthtech”, mas ainda não se deu conta disso. Sabe aquele relógio que mede os batimentos cardíacos? E aquele aplicativo de celular que ajuda a monitorar a saúde? Então, eles fazem parte das chamadas healthtechs, empresas de base tecnológica voltadas para o setor da saúde.

De acordo com o relatório Distrito Healthtech Report 2020, o Brasil conta com 542 empresas desse modelo e, segundo a Associação Brasileira de Startups, esse é o terceiro maior setor de atuação de startups no Brasil.

Voltadas para a melhoria na qualidade de vida das pessoas, as healthtechs muitas vezes demandam uma etapa de validação mais robusta do que a maioria das startups, por exemplo.

Este tipo de procedimento é estratégico para que um pesquisador esteja à frente das empresas desse setor, já que pesquisas e análises científicas são a base para o desenvolvimento desse empreendimento.

Outro ponto que pode ser aprimorado na área de saúde com o uso da tecnologia fornecida por startups e fintechs são os processos de pagamento.

Além de melhorar a etapa de pagar e receber, soluções mais modernas contribuem para diminuir as taxas de inadimplência, otimizar a gestão financeira das instituições de saúde, trazer mais praticidade para empresas e pacientes, entre outras vantagens.

O setor abre um leque de atuação para quem estuda nas áreas biológicas ou administrativas e contábeis, setores essenciais na elaboração de uma healthtech. O UniOpet oferece cursos de graduação presencial e à distância nas áreas. Para saber mais, clique aqui.

Saiba o que é uma healthtech e como montar uma nas dicas abaixo:

Tipo de negócio

Dentro das healthtechs, há inúmeras áreas que possibilitam a criação de um novo negócio e é imprescindível ter uma organização dessas ideias.O primeiro passo para começar a empreender é entender qual o problema que se quer resolver, assim como entender todas as hipóteses iniciais do negócio. Mesmo numa nova pesquisa científica, é essencial ao empreendimento e deve ser discutido antes mesmo da empresa começar. Essas hipóteses precisam ser colocadas à prova a partir de testes de mercado. Essa preparação ajuda o empreendimento a capturar valor até deixar a solução atraente para o mercado.

 Pilares de sucesso

Antes de começar, faça os seguintes questionamentos: quais os fatores que podem fazer desse projeto um sucesso? Quantas vidas essa healthtech irá impactar? Quais os diferenciais de inovação que trará para a área? Como a solução será validada tecnicamente e mercadologicamente?

Saber as respostas dessas perguntas é essencial para iniciar um negócio na área.

Além disso, é essencial saber quais são os riscos desse desenvolvimento tecnológico. Uma saída é aproximar o projeto do mercado antes de dar início ao desenvolvimento para saber se a ideia é interessante. Para isso, é interessante o uso de MVP (produto minimamente viável, em inglês) que consegue validar o potencial de uma ideia antes que seja investido muito dinheiro e tempo.Investir em relacionamento com potenciais parceiros que ajudem a viabilizar a entrada dessa primeira solução no mercado é um ativo que funciona muito para startups que não possuem uma grande rede à sua disposição.

Rede de colaboradores

Startups compostas somente por pesquisadores, o famoso “time do lab”, acabam tendo muitas dificuldades quando sentem ausência de características empreendedoras necessárias, além da capacidade técnico-científica. Saber dialogar com grandes empresas, modelar negócios, negociar com clientes e investidores, por exemplo, são skills indispensáveis para alavancar uma startup.

Sem medo

Iniciar um novo negócio pode parecer assustador para muita gente, principalmente para pesquisadores que nunca fizeram isso antes. Comece estruturando o tipo de negócio, seus pilares de sucesso e diferenciais. Busque por profissionais capacitados e que consigam colaborar com o negócio da melhor maneira.

Além disso, inspirar-se em pessoas que já trabalham com algo parecido com o seu projeto pode ser uma boa ideia. Essas pessoas já passaram por várias etapas e poderão auxiliar de alguma forma. Outra alternativa é aproximar-se de pessoas que sabem como gerenciar uma empresa, já que gerir um empreendimento pode ser mais trabalhoso do que o esperado.

Outro ponto importante é a colaboração entre grandes empresas e startups nos programas de inovação.

Segundo o relatório da Distrito, o Brasil conta atualmente com 542 healthtechs, divididas entre as seguintes categorias:

●     Acesso à informação:

○     portais e conteúdo educativo

○     fitness e bem-estar

○     plano de saúde

●     AI & Big Data

○     AI & robótica

●     Farmacêutica e diagnóstico

○     e-commerce

○     pesquisa farmacêutica

○     genômica

○     exame

●     Gestão e PEP

○     prontuário eletrônico

○     gestão hospitalar

○     gestão clínica

○     atestados, laudos e prescrições

●     Medical devices

○     equipamentos

○     3D

●     Relacionamento com pacientes

○     engajamento de pacientes

○     terapias digitais

○     comunicação

●     Marketplace

○     marketplace oferta própria

○     marketplace oferta terceiros

○     clínicas populares

●     Telemedicina

○     teleatendimento

○     telediagnóstico

○     telemonitoramento

●     Wearables & IOT

○     wearables

○     sensores de saúde

O uso de tecnologia com foco na melhoria da saúde pode contribuir para: 

●     diminuir tempo de atendimento aos pacientes;

●     reduzir o prazo para conclusão do diagnóstico de uma doença;

●     tornar processos e tratamentos menos invasivos;

●     aprimorar cirurgias, tornados mais precisas;

●     melhorar a gestão de consultórios, clínicas e hospitais.

Desafios que as healthtechs podem solucionar

Para a indústria

A tecnologia irá diminuir custos logísticos, uma vez que poderá controlar a distribuição de remédios de forma fácil e mais precisa, munido de informações demográficas e modelos estatísticos, por exemplo.

Para clínicas, laboratórios e hospitais

A tecnologia das healthtechs deve liberar os profissionais da saúde para realizar o cuidado ao paciente, ao passo que proporciona meios eletrônicos e autômatos para adquirir as informações. Isto melhora a gestão e eficiência de processos e, com este conjunto, permite melhores decisões e ações para o tratamento e a manutenção da saúde da população.

Para os pacientes

A tecnologia proporciona maior facilidade para consultas e exames, reduz custos e tempo de resposta e melhora o acesso a diagnósticos e tratamentos, bem como amplia a comunicação entre médicos, profissionais da saúde e o cidadão.

Mesmo com a dificuldade de acesso a novas tecnologias, o que ocasiona um alto custo e demora para serem absorvidas pelos agentes públicos, as healthtechs pretendem melhorar a experiência do paciente e reduzir a complexidade do sistema. Em paralelo, proporcionam ganho de flexibilidade, agilidade e escalabilidade, capazes de transformar grandes modelos de negócio e quem sabe até reescrever o cenário da indústria da saúde por completo.

Mas como ter atendimento médico a qualquer hora? É possível? Nos Estados Unidos, a startup Oscar já oferece planos individuais para família ou empresas que prometem, a baixo custo e via smarthphone, uma conversa com um médico em menos de 15 minutos 24 horas por dia.

Os desafios para as healthtechs são enormes, tanto para melhorar a prevenção e tratamento de quem, de alguma forma, já tem acesso a eles quanto para levar esses cuidados a quem não tenha, seja pela alta complexidade ou alto custo dos modelos de saúde atuais.


ACESSE NOSSO SITE