Fique de olho nas principais fontes de recrutamento e vá à luta

20 de janeiro de 2021 0 min

Pesquise, informe-se, tome a iniciativa. As vagas existem e você pode encontrá-las  

Você sabe quais as fontes de recrutamento que os empregadores utilizam para atrair profissionais? Essa é hoje uma atividade levada muito a sério pelas empresas, que investem tempo e recursos para identificar os melhores perfis.  

Alguns programas de trainee são mais disputados do que vestibular e exigem dedicação total dos candidatos em longas jornadas de estudos e testes. As empresas buscam não apenas conhecimento técnico, mas também competências e qualidades que garantam bom ambiente de trabalho e entregas de alto nível.  

Processos de seleção desenvolvidos por empresas de médio e grande porte podem se desdobrar por vários meses e muitas etapas. A análise de currículo é apenas o começo, em muitos casos. Se o seu perfil for selecionado inicialmente, é possível que você ainda seja chamado várias vezes para entrevistas e dinâmicas.  

Mas até alcançar essas etapas é preciso, antes, candidatar-se às vagas ou estar no lugar certo para ser reconhecido e convidado a disputar um lugar.  

Fontes de Recrutamento 

As empresas se utilizam de diferentes caminhos para identificar bons perfis. Veja alguns deles: 

- Empresas de recrutamento; 

- Headhunters; 

- Anúncios de vagas em jornais, revistas, sites institucionais e redes sociais; 

- Sites de recrutamento; 

- Indicações de outros profissionais; 

- Universidades e cursos profissionalizantes; 

- Banco de talentos proveniente de processos de seleção anteriores; 

- Agências especializadas.   

Nossa Central de Carreiras

Outro canal importante de recrutamento utilizado por empregadores são as instituições de ensino. A UniOpet tem pelo menos duas iniciativas dedicadas ao encaminhamento de seus alunos para o trabalho:   

- Feiras de emprego e carreira, que durante a pandemia estão sendo realizadas de forma virtual. Em outubro de 2020, a Oktober Jobs  reuniu centenas de participantes em suas lives e registrou um grande número de vagas. 

- O Opet Placement  , nossa central de carreiras, é responsável por um produtivo relacionamento com empresas parceiras, que divulgam vagas exclusivas para alunos Opet. Em 2020, cerca de 400 alunos foram colocados por meio do programa.   

Há muitas oportunidades para quem toma a iniciativa, se movimenta em busca de uma vaga, mantém-se atualizado. Entrar no mercado de trabalho ou trocar de posição exige iniciativa e método. Uma providência muito importante é manter abastecido e atualizado o seu perfil no LinkedIn  , assim como procurar sempre expandir sua rede de relacionamento lá dentro.  

Se você tem uma companhia em vista, ou pelo menos um setor de seu interesse, pesquise nas redes sociais, nos sites de empresas, nos sites de instituições setoriais, como sindicatos e associações que representam categorias profissionais e empresas. Aproveite as oportunidades oferecidas por sua escola. Faça contato demonstrando seu interesse e suas qualificações. E boa sorte!