Etarismo: o preconceito contra a idade

29 de dezembro de 2021 0 min

Jovens e velhos sofrem discriminação no ambiente de trabalho; saiba como combater


Quando o assunto é preconceito no ambiente de trabalho, muito se fala em racismo, homofobia e machismo, mas pouco se fala sobre o preconceito de idade. O etarismo - ageísmo ou idadismo, como é classificado - nada mais é do que a discriminação por idade.

O etarismo atinge qualquer faixa etária, dos mais jovens aos idosos, mas na maior parte do tempo atinge homens e mulheres mais velhos.

De acordo com relatório elaborado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), estima-se que uma em cada duas pessoas no mundo já apresentou ações discriminatórias que pioram a saúde física e mental dos idosos.

O relatório global sobre preconceito etário faz parte de uma campanha realizada pela OMS para combater estereótipos e aumentar a discussão sobre o assunto. Para isso, foi realizado um levantamento com mais de 80 mil pessoas de 57 países.

No Brasil os dados também mostram que o etarismo começa até mesmo antes de as pessoas chegarem à terceira idade: 16,8% dos brasileiros com mais de 50 anos já se sentiram vítima de algum tipo de discriminação por estarem envelhecendo.

Além de gerar discriminação e preconceito, esse costume acaba não só por excluir como também traz menos diversidade ao ambiente de trabalho.

Mas o mercado de trabalho não pode ignorar o envelhecimento de seus colaboradores. Aliás, recomenda-se que dentro de uma equipe haja um mix de idades. Isto torna o trabalho mais criativo.

O envelhecimento da população está forçando o mercado de trabalho a se adaptar. Na prática, costuma-se desligar os profissionais com mais de 50 anos e de maiores salários.

A expectativa é que o número de idosos ultrapasse o total de crianças entre zero e 14 anos, em 2030. E, conforme pesquisas da Organização Mundial de Saúde, a faixa populacional de 60+ deve chegar a 2 bilhões de pessoas em 2050.

No momento em que cresce a população que envelhece em todo o mundo, os avanços da medicina e da tecnologia para proporcionar cada vez mais longevidade crescem na mesma proporção.

Como afirmou o brasileiro Alexandre Kalache, ex-diretor do Departamento de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS) e atual presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR), “O idadismo é uma grande peste à escala mundial, que importa combater”.

A Assembleia Mundial da Saúde da OMS, definiu a entrada em vigor no primeiro dia de janeiro de 2022 da definição de velhice como "doença" sob o código MG2A. O documento produzido pela OMS com o apoio de mais de 200 cientistas passará a classificar a velhice como um diagnóstico. O código MG2A, no capítulo 21, compreende os sinais, sintomas ou achados clínicos.

O que é?
Também conhecido como idadismo ou ageísmo, esse é o termo utilizado para se referir à discriminação contra indivíduos ou grupos etários com base nos estereótipos de idade. O etarismo pode atingir qualquer faixa etária, entretanto, quando falamos sobre discriminação associada à idade no ambiente de trabalho, as pessoas com mais de 50 anos são as mais afetadas.

O que pode causar?
Essa exclusão da sociedade afeta a saúde mental, já que as pessoas mais velhas recebem continuamente sinais de não aceitação, desprezo, falta de respeito, agressões e humilhações —simplesmente pelo fato de terem envelhecido.

Além disso, pesquisas realizadas em todo o mundo apontam que idosos que sofrem preconceito estão mais suscetíveis às doenças crônicas como as cardiovasculares, artrites, além de acelerar o declínio cognitivo, aumentando o risco de demências

A segunda edição da Pesquisa Idosos no Brasil, realizada pelo Sesc São Paulo e pela Fundação Perseu Abramo, apontou que 18% dos idosos afirmaram terem sido discriminados ou maltratados em um serviço de saúde. E 19% declararam terem sofrido algum tipo de violência física ou verbal. Além disso, 81% dos participantes afirmaram que há preconceito contra o idoso no país. A pesquisa contou com a opinião de 4.144 brasileiros, sendo 2.369 pessoas com mais de 60 anos, e foi realizada entre janeiro e março de 2020

Como combater no ambiente de trabalho:
Mas afinal, como combater o etarismo no ambiente de trabalho? Será mesmo que ter várias gerações de profissionais no mesmo espaço é um problema?

Claro que esse mix de profissionais não deve ser avaliado como um ponto negativo. Pelo contrário, pesquisas indicam que ter profissionais de diferentes gerações nas empresas contribui para o crescimento e desenvolvimento das corporações.

As lideranças e RHs de empresas têm um papel fundamental nessa equação. Juntos têm a missão de minimizar a tensão geracional nas corporações e selecionar para o seu quadro colaboradores mais velhos.

E o papel dos líderes é estimular essa troca de conhecimentos entre os grupos, aumentar a inovação, combater o preconceito entre as gerações, fazer com que todos se comuniquem e aprendam uns com os outros.

Estigmas que os mais velhos não estão aptos para lidar com a inovação e que os mais novos são imaturos para determinadas funções precisam ficar no passado.

O envelhecimento cronológico não é um impeditivo para a realização das atividades físicas, intelectuais e cognitivas. Essa concepção preconceituosa está associada a construções sociais que foram criadas na época em que a expectativa de vida era de 60 anos de idade.

Hoje em dia, existem muitos recursos para que as pessoas envelheçam com saúde física e mental. Portanto, uma das melhores maneiras de combater o etarismo é disseminando informações pertinentes sobre o tema, como artigos que desmistificam a relação dificultosa entre idosos e tecnologia.

Veja, a seguir, outras maneiras de evitá-lo no ambiente de trabalho:

• reduzir a diferença salarial entre colaboradores que ocupam o mesmo cargo, mas têm diferença de idade;

• incentivar o recrutamento de candidatos acima de 50 anos;

• criar estratégias para evitar conflitos de gerações dentro da empresa;

• criar normas internas contra a discriminação para com pessoas mais velhas.

Lembrando que uma corporação que se preocupa em combater o etarismo terá muitas vantagens no futuro. Os colaboradores mais velhos são considerados mais tolerantes, experientes, responsáveis e fiéis à empresa.

ACESSE NOSSO SITE