Dia Mundial da Criatividade: A arte de inovar sem depender de grandes orçamentos

19 de abril de 2024 0 min

No Brasil, a criatividade parece vir na genética pois ultrapassa a ideia de uma mera habilidade. Por aqui, é uma ferramenta essencial para a sobrevivência e o sucesso em um mercado cheio de desafios econômicos. Por isso, o Dia Mundial da Criatividade - que ocorre amanhã e sábado (19 e 20 de abril), é uma oportunidade para refletir sobre como a inovação pode brotar da riqueza de ideias e da capacidade humana de reinventar o uso dos recursos disponíveis, indo muito além da dependência de investimentos volumosos.

Guilherme Barbosa, head de inovação do Opet Lab, comenta que o cenário onde frequentemente os recursos são escassos, a capacidade de "se virar nos 30" é uma característica marcante do povo brasileiro. "Este talento para a improvisação é uma vantagem competitiva em um ambiente empresarial que muitas vezes requer soluções rápidas e econômicas para problemas complexos. Essa forma de criatividade é impulsionada pela necessidade e aguçada pela experiência diária de lidar com limitações, o que estimula uma mentalidade de fazer mais com menos."

Além disso, a criatividade impulsionada pela necessidade pode ser vista em inúmeras pequenas empresas e startups brasileiras que, apesar de um capital inicial limitado, conseguiram inovar e se destacar no mercado. Exemplos como o uso de materiais reciclados em novos produtos ou a reutilização de equipamentos antigos em novas aplicações industriais ilustram como a limitação de recursos pode fomentar uma onda de inovação criativa.

"Ao valorizar a criatividade, as empresas podem desenvolver uma cultura que prioriza a inovação contínua e a solução de problemas de maneiras não convencionais. Uma abordagem que reduz custos e engaja e empodera os funcionários, incentivando-os a contribuir ativamente para a inovação. Eventos como o Dia Mundial da Criatividade reforçam a importância de criar espaços que estimulem a livre expressão de ideias e a experimentação, fundamentais para a evolução das empresas e da sociedade", conclui.

Inscrições e mais informações sobre o Dia Mundial da Criatividade aqui.

Compartilhe