Saiba como um ecossistema de inovação pode impulsionar ideias de negócios

09 de abril de 2024 0 min

Em um mundo cada vez mais competitivo e em constante evolução, a inovação tornou-se um elemento crucial para o sucesso empresarial. Por isso, os ecossistemas de inovação desempenham um papel fundamental ao oferecer um ambiente propício para o desenvolvimento e crescimento de ideias de negócio. 

A professora Silmara Kowalski, da Escola de Gestão do UniOpet, destaca a importância de preparar os alunos para esse cenário desde o início de sua jornada acadêmica. "Nossa missão é formar profissionais capacitados para identificar oportunidades e transformá-las em negócios de sucesso. Para isso, integramos conteúdos relacionados à inovação e ao empreendedorismo em diversas etapas do currículo", explica Silmara.

A abordagem pedagógica enfatiza o desenvolvimento de habilidades críticas para o empreendedorismo, como criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas e capacidade de adaptação. "Estamos comprometidos em criar um ambiente que estimule a experimentação e a colaboração, elementos essenciais para que ideias inovadoras prosperem", acrescenta a professora.

O Opet Lab, laboratório de inovação do UniOpet, é um dos pilares dessa estratégia de fomento à cultura empreendedora. "O Opet Lab é um espaço dedicado ao desenvolvimento de projetos inovadores, onde alunos e professores podem trabalhar juntos na criação de soluções que atendam às demandas do mercado", explica.

Além de oferecer infraestrutura e recursos tecnológicos, o Opet Lab promove eventos como hackathons, workshops e palestras com empreendedores de sucesso, proporcionando aos alunos a oportunidade de ampliar sua rede de contatos e aprender com experiências reais do mundo dos negócios.

UniOpet e Vale do Pinhão: uma parceria estratégica

A parceria entre a UniOpet e o Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação de Curitiba, é outro fator que potencializa o desenvolvimento de ideias de negócio. "Essa colaboração nos permite conectar nossos alunos com startups, empresas de tecnologia e investidores, criando um ecossistema rico em oportunidades para testar e validar suas ideias", destaca Guilherme Barbosa, head de inovação do Opet Lab.

O Vale do Pinhão oferece uma série de programas de aceleração, incubação e mentoria, além de eventos de networking e acesso a fundos de investimento. "Nossos alunos têm a chance de mergulhar nesse ambiente dinâmico, onde podem aprender com os desafios e sucessos de outros empreendedores e, ao mesmo tempo, receber feedback valioso para aprimorar seus projetos", comenta.

Para o futuro, a perspectiva é de que a parceria entre UniOpet e Vale do Pinhão continue a se fortalecer e a gerar impactos positivos no ecossistema de inovação. "Nossa visão é que, ao trabalharmos juntos, podemos transformar Curitiba e a região em um polo de referência em inovação e empreendedorismo, atraindo talentos e investimentos de todo o país e até mesmo de fora", destaca.

Guilherme reforça, ainda, a importância de manter o foco na formação de profissionais capacitados para atender às necessidades do mercado. "A educação é a base de tudo. Precisamos continuar investindo na qualidade do ensino e na formação de empreendedores que sejam capazes de criar soluções inovadoras e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social", conclui.

Quer saber mais? Acesse aqui.

Compartilhe