Empreendedorismo também é arte

19 de outubro de 2021 0 min

Filmes e livros mostram que empreender pode ser lúdico e criativo; inspire-se

O empreendedorismo é tão importante que tem até um dia para comemorá-lo, 5 de outubro. Segundo pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEMr), o Brasil alcançou 38% na Taxa de Empreendedorismo Total (TTE). O número significa que cerca de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio.

Aprender as competências de um bom empreendedor, como a administração de empresa, gestão de equipe, nicho de mercado, conhecimento de público, tudo isso além do conhecimento do produto ou serviço em si, é essencial para se manter competitivo.

Empreender exige conhecimento. E nada melhor do que adquiri-lo de forma lúdica, através de livros e filmes.

Tanto no cinema, quanto na literatura sobram títulos no mercado, alguns disponíveis gratuitamente na internet.

Para ajudar a montar uma lista, separamos cinco livros e cinco filmes sobre empreendedorismo que valem a pena conhecer. Confira!

Livros campeões de vendas

1. O poder do hábito
Charles Duhigg escreveu o livro que está se tornando um clássico no mundo dos negócios. O autor explora a ciência por trás da criação e transformação de hábitos O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios é um livro para ajudar a ter mais produtividade, concentração e começar hábitos para mudar sua carreira e a sua vida!

O autor nos coloca a pensar nas ações que fazemos. Quais delas tomou a decisão de fazer e quais delas fez no piloto automático? Estudos mostram que 60% do que fazemos é por decisão de fato, enquanto 40% é por hábito, para o nosso cérebro economizar energia.

Como os hábitos realmente funcionam?

Por que as pessoas continuam fazendo coisas autodestrutivas?

O desenvolvimento do hábito pode causar uma mudança positiva em uma organização?

Como você forma um bom hábito? Todas estas perguntas são respondidas no livro de Charles Duhigg,

2. Como fazer amigos e influenciar pessoas
Um livro escrito em 1936, mas tão atual como se tivesse sido escrito hoje. Em Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie apresenta estratégias comunicativas para conhecer novas pessoas, aprofundar relacionamentos e exercer melhor o papel de liderança. Com milhões de cópias vendidas, o livro continua atual. Afinal, o networking representa algo que existe desde que o ser humano é o ser humano..

3. Mindset: a nova psicologia do sucesso
A autora, Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso.

Dweck explora no livro como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. Para ela, o mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado. Quer aprender a explorar todo o seu potencial empreendedor? Leia esse livro!

4. Empreendedorismo para subversivos
Pensando em largar tudo para começar o seu próprio negócio? É o que fez Facundo Guerra, empresário da noite paulistana, eleito um dos 100 empreendedores mais influentes no mundo. Guerra mostra que é uma lenda acreditar que não precisa arregaçar as mangas e trabalhar muito para ter o próprio negócio.

Cada um dos seus negócios tem uma história com erros e acertos, que Guerra compartilha neste livro para empreendedores. É um guia com dicas fundamentais para quem sonha em ter o seu próprio negócio.

5. Negócios digitais: Aprenda a usar o real poder da internet nos seus negócios
Neste livro para empreendedores, o organizador Alan Pakes, traz um modelo novo sobre criação de negócios rentáveis com recursos iniciais limitados. O material é perfeito para quem sonha em montar um negócio digital, mas não sabe por onde começar.ele mostra através de técnicas, como entender e usar o poder da internet para criar e impulsionar negócios, conferindo experiências bem-sucedidas relacionadas à mindset, e-mail, produto, audiência, relacionamento com o público, pitch de venda, monitoramento e muito mais.

Para Pakes, a maioria das pessoas que usam a web hoje para vender produtos e serviços está fazendo da maneira errada. O autor traz um mundo completamente novo, no qual é possível criar negócios rentáveis com pouquíssimos recursos iniciais. E mostra que essa possibilidade está ao alcance de qualquer empreendedor.

O time de 17 empreendedores que Alan Pakes montou para escrever com ele este livro compartilha suas experiências bem-sucedidas nos negócios digitais para inspirar você a criar novas oportunidades na rede.

Filmes inspiradores

1. O menino que descobriu o vento
O filme conta a história de Kamkwamba, um jovem que vive na África, e enfrenta dificuldades de sobrevivência ao lado de sua família. Para superar uma violenta seca após uma inundação que submetia os moradores da região à fome e miséria sem ajuda do governo, o jovem busca conhecimento por meio de livros de ciência e cria um moinho de cinco metros de altura usando uma bicicleta quebrada, uma pá de ventilador de trator, um velho amortecedor e árvores, e transforma a realidade da sua comunidade. Você vai aprender que o conhecimento e a persistências podem alavancar a sua ideia em meio a dificuldades e transformar realidades. O filme é de 2019 e está disponível na plataforma Netflix,

2. Abstract
Seriado dividido em oito episódios, Abstract mostra como é o processo criativo dos designers mais inovadores do mundo e reúne importantes nomes da cena. A cada episódio  o seriado mostra qual a influência do trabalho deles em vários aspectos da nossa vida cotidiana.

Você aprenderá que pensar no visual, no design e no processo criativo da sua marca ou produto pode fazer a diferença durante a jornada empreendedora. O filme é de 2018 e está disponível na Netflix.

3. Joy: O Nome do Sucesso
O mundo dos negócios não é feito só de homens. Uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostra que o país tem aproximadamente 30 milhões de mulheres empreendedoras, ou seja, esse número representa cerca de 48,7% de todo o mercado empreendedor.

Na obra, Jennifer Lawrence interpreta Joy Mangano, uma jovem divorciada e mãe de três filhos. Com uma vida difícil e repleta de conflitos familiares, ela acredita que seu destino é o fracasso. Entretanto, Joy inventa um esfregão revolucionário e, com ele, alcança o sucesso.

O filme, de 2015, é uma emocionante lição de superação e encoraja mulheres que desejam entrar e se destacar no mundo dos negócios.

4. O Homem que Mudou o Jogo (2011)
Baseado em uma história real e longe de ser um filme sobre esportes, o filme (“Moneyball”, em inglês) conta a história do gerente de um time de baseball que tenta montar um time competitivo mesmo com uma situação financeira desfavorável.

O gerente geral, Billy Beane (Brad Pitt), tem o desafio de cuidar do time, mas possui poucos recursos e ainda tem que enfrentar uma concorrência brutal de grandes times. Para conseguir maior rendimento, ele desenvolve uma complicada análise estatística de seus jogadores, e mostra que fazer mais com menos é possível. Como toda empresa precisa estar atenta à economia de recursos, essa é uma história que pode inspirá-lo a buscar alternativas pouco evidentes para chegar ao sucesso sem gastar demais.

Uma frase dita pelo personagem principal diz: “Quando as coisas não funcionam bem, mude seu jogo”, ou seja, inove! Disponível na Netflix e gratuitamente no YouTube

5. Golpe de Gênio
O longa, de 2009, relata a história de um personagem motivado, mas de criatividade duvidosa. Ele conta sempre com o apoio de seu amigo, dono de uma habilidade natural para vendas e criação de estratégias. No decorrer do filme, a história mostra que os negócios da dupla não vão lá muito bem e começam a tomar um rumo muito diferente do desejado. Entretanto, a persistência e a coragem de tentar mais uma vez poderão ser fundamentais para dar a volta por cima. O filme é extremamente recomendado para aqueles que estão sem motivação para os empreendimentos ou mesmo desacreditados de seus projetos.


ACESSE NOSSO SITE 


Compartilhe