Como aplicar o Mindfulness no seu dia a dia para melhorar sua produtividade

07 de abril de 2020 0 min

Conheça algumas técnicas de Mindfulness que você pode aplicar em seu cotidiano durante o período de quarentena

Como apresentamos no artigo anterior, o estado de “piloto automático” te faz perder o foco e a noção do seu tempo presente. Ou seja, afeta significativamente seu desempenho nos afazeres diários, especialmente as aulas do UniOpet, nas quais você precisa se concentrar para absorver o conteúdo das disciplinas. 

Dessa forma, no artigo de hoje vamos apresentar a você algumas técnicas de Mindfulness podem te ajudar a melhorar sua produtividade durante a quarentena.

Primeiro, é importante explicar que para suas tarefas, o ideal é que sua mente esteja em estado de “flow” (fluxo, em inglês). 

Este é um estado mental onde a pessoa se sente realizada e completamente envolvida na atividade que ela está desempenhando, independentemente de sua complexidade. Atingir este estado não é fácil pois estamos sempre tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo e caindo nas tentações das distrações. 

As técnicas de Mindfulness permitem que você eleve seu foco e sua concentração, e por serem bem simples, podem ser aprendidas por qualquer pessoa. 

Confira 4 delas a seguir:

1. Meditação

Para começar a praticar a meditação, comece com 5 minutos diários. (Existem aplicativos que te ajudam na meditação guiada, como o Headspace, o Zen App e o Insight Timer).

Para meditar, primeiro encontre um local tranquilo na sua casa e pense no objetivo que deseja alcançar por meio da meditação. Com uma roupa confortável, programe um alarme com o tempo que você quer que a meditação dure, sente-se sobre uma almofada ou cadeira e mantenha a postura ereta. 

Não se preocupe com suas mãos, elas só precisam estar repousadas. Incline um pouco o rosto para baixo e foque sua atenção totalmente na sua respiração (que deve ser feita com a boca fechada). 

Nada pode distrair neste momento. Foco total na respiração. Isso vai fazer seu corpo acalmar e se preparar melhor para as tarefas do dia.

2. Respiração

Como percebemos na meditação, as técnicas de respiração são muito importantes para seu organismo e para sua concentração uma vez que mantém o corpo calmo e oxigenado.

Elas podem ser usadas também para momentos de ansiedade, estresse e perda de foco, te ajudando a ficar calmo e centrado em sua tarefa. E o melhor de tudo é que você consegue fazer em qualquer lugar quando precisar.

Inspire por 3 segundos. Segure a respiração por 2 segundos; Expire por 5 segundos. E espere mais 2 segundos antes de repetir o processo. 

Logo você vai perceber que seus batimentos cardíacos estão mais calmos.

3. Elimine distrações

Conforme o Mindfulness vai se tornando um hábito você vai conseguir usá-lo em todos os momentos da sua vida e percebendo todos os elementos da sua rotina que tiram o seu foco.

Quando você elimina suas distrações tem mais facilidade em focar no momento presente somente. Foque e deixe problemas pessoais ou familiares do lado de fora do ambiente de trabalho!

Já falamos sobre isso no artigo sobre procrastinação e hábitos para se concentrar nos estudos em home office

Coloque em prática!

4. Curta cada momento seu

Quando estiver fazendo algo, tente focar ao máximo somente naquilo, independentemente do que esteja fazendo. E se sua mente divagar, (o que é normal), traga ela de volta.

Permita-se sentir suas próprias emoções. Por exemplo, ao fazer uma refeição, se concentre somente naquilo: sinta o gosto da comida, saboreie, sinta os temperos, os aromas, perceba sua mastigação, sinta sua fome sendo saciada. 

Ao pensar em algo, sinta suas emoções, sinta o porquê de estar daquele jeito, o porquê de sentir aquilo.

Assim, a prática do Mindfulness é um exercício mental bem interessante de ser feito e que, com prática e tempo, vai ficando cada vez mais natural em sua rotina e só vai fazer bem para você. Seus afazeres vão ficando mais leves.


Importante: Não se cobre se você se distrair. Isso é normal. O problema é deixar esse estado interferir na sua vida de modo a causar prejuízos. O importante é perceber, entender que isso está acontecendo e criar esse hábito de voltar o seu foco ao que realmente é importante no presente. 

Vamos tentar aplicar isso em nosso dia a dia? 

Depois nos dê o seu relato de como está sendo isso para você e como isso está te ajudando durante as aulas do UniOpet durante esta quarentena,


Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet