O que é Mindfulness e quais os benefícios durante a quarentena

06 de abril de 2020 0 min

Entenda o que é a técnica do Mindfulness e saiba como ela pode te ajudar no dia a dia da quarentena.

Esses dias de quarentena por causa do Covid-19 tem levantado muitos questionamentos nas pessoas que, por ora, ainda devem permanecer em situação de isolamento social. 

A pergunta que mais vem à cabeça neste momento é: “quando isso tudo vai acabar para eu poder voltar a viver a vida normalmente?” Infelizmente o mundo e a ciência ainda não têm essa resposta. 

E essa indefinição nos deixa ansiosos e no piloto automático das tarefas que exercemos como arrumar a casa, escovar os dentes, participar das aulas do UniOpet, entre outras.

Geralmente quando você está focado no trabalho ou no estudo em sua casa, muitas vezes você pode começar a perder o foco, se distrair e começar a pensar no boleto que precisa ser pago, na tarefa que precisa ser feita para uma determinada aula, nas consultas médicas que você quer agendar para depois da quarentena, confere as notificações do celular e nesse meio tempo, deixa as tarefas de lado. 

Isso tudo acontece quando perdemos a consciência do momento presente. Ou seja, a nova rotina, as lembranças do passado e as indefinições sobre o futuro podem desencadear um estado de inconsciência sobre aquilo que temos que fazer no agora, o que gera um quadro de estresse que certamente vai comprometer sua concentração e, consequentemente, sua produtividade

E para sair desse estado de piloto-automático e viver uma vida consciente, recomenda-se que você adote o mindfulness.

Mas o que é Mindfulness?

Mindfulness é um conjunto de técnicas práticas, possíveis e cientificamente comprovadas que ajudam a focar no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro interferirem nos seus pensamentos, tornando sua mente mais desperta e saudável. 

O objetivo do mindfulness é sair desse estado de falta de consciência e viver uma vida consciente do momento presente, dos seus sentimentos e sensações. 

A técnica vai te ajudar a perceber que entrou no piloto-automático para você tentar sair dele.

Como o Mindfulness te ajuda?

Vamos usar um exemplo: uma pessoa dentro de casa, sozinha na quarentena. 

A reação mais comum pode ser o estado de estresse pois ela começa a pensar em tudo que ela poderia estar fazendo para aproveitar seu dia ao ar livre, e junto vem o sentimento de frustração pelo tempo perdido e angústia por não saber quando tudo isso vai terminar. 

Aplicando o Mindfulness nesse caso faz a pessoa refletir um pouco: bom, eu não posso sair pois há um grande risco de eu contrair o coronavírus, e isso é o que eu posso fazer agora para ajudar que essa situação se resolva o mais rápido possível. Imagina quem está doente agora? 

Ainda bem que não estou doente? Como posso aproveitar melhor meu tempo? Será que essa minha raiva e frustração é justa neste momento? Ou seja, o mindfulness melhora a sua empatia e sua paciência. 

Com essa consciência você pode compreender que existe uma realidade que está fora do seu controle. 

A técnica também ajuda você no autocontrole das suas emoções, o que é essencial para manter o equilíbrio em tempos de isolamento social. Entender o que você está sentindo e os motivos desses sentimentos, pode evitar que decisões erradas sejam tomadas em seu dia a dia. 

Assim, quanto mais consciência você vai ganhando, mais desenvolve seu autocontrole.

Mas como aplicar o Mindfulness no dia a dia?

Isso vai ficar para o próximo artigo do UniOpet. Portanto fique ligado e não perca!


Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet