10 dicas para evitar a procrastinação durante a quarentena do Covid-19 - PARTE 1

30 de março de 2020 0 min


Pensando em facilitar a sua rotina, o UniOpet separou algumas dicas para você se manter focado durante o período de estudos em casa


Procrastinar nada mais é do que o fato de adiar ou prolongar uma tarefa que precisa ser feita. Ou seja, criar obstáculos que muitas vezes não existem para que o processo seja demore mais para ser concluído. Isso pode se tornar um hábito penoso para quem busca manter a atenção seja no trabalho ou durante as aulas do UniOpet durante a quarentena em decorrência do coronavírus.

Para o pesquisador canadense Piers Steel existem dois tipos de mecanismos no cérebro que colaboram para que um indivíduo procrastine: o primeiro é o sistema límbico, que é diretamente ligado com a parte do cérebro que proporciona o prazer. 

E o segundo é o córtex pré-frontal, que é encarregado de controlar as vontades e a ambição do sistema límbico, responsável por fazer planos a longo prazo. O ser humano é facilmente atraído por gratificações instantâneas, por isso fazemos o que gostamos com o objetivo de sentir prazer, seja vendo um filme, assistindo uma série, comendo uma refeição saborosa, pois isso vai nos exigir menos esforço e menor chance de frustração. 


Pensando em minimizar esses sentimentos, começamos uma nova série por aqui, O UniOpet separou 10 dicas para evitar as procrastinação durante a quarentena. Confira as cinco primeiras a seguir: 


1 - Faça uma lista com suas tarefas de alto impacto

Antes de começar tudo, você precisa analisar todas as tarefas que precisam ser executadas. Quais são as mais importantes? Elenque-as, priorizando as alto impacto para serem feitas primeiro. 

Essa é uma técnica chamada de 80/20, que funciona da seguinte maneira, crie uma lista com 20% das atividades que são responsáveis pelos 80% dos seus resultados.

Parte das coisas que precisam ser feitas geram impactos lá na frente, por isso é necessários fazer uma análise do que deve ser resolvido primeiro.


2 - Inicie seu dia pelas tarefas mais importantes

Parte das pessoas começam o dia olhando as notificações no smartphone, respondendo emails e telefonemas ou outras demandas mais leves, quando na verdade deveriam priorizar as mais importantes, como falamos na dica 1. 

Isso faz com que os problemas sejam resolvidos logo cedo, dando a sensação de dever cumprido e potencializando a realização das demais demandas de uma forma mais tranquila.


3- Descubra quais sãos os seus gatilhos e mude sua rotina

Cada pessoa tem um gatilho para iniciar a procrastinação. Podem ser motivos bobos, como uma casa suja, ou porque tem um compromisso importante logo em seguida, quer jogar algo no computador ou ainda ver um vídeo que um amigo compartilhou. 

É essas ações que devem ser analisadas, pois elas se tornam gatilhos para quebrar a rotina criada. Entender os gatilhos que te levam para tarefas negativas, é a melhor maneira de mudar. A partir disso, você vai focar sua energia para gerar um gatilho para as ações positivas.


4 - Anote tudo em um caderno/bloco de notas

Pode parecer a dica mais simples do mundo, mas acredite, anotar tudo ajuda você a deixar a mente limpa, pois suas ideias e tarefas estão fora do universo da sua memória. Sempre que você lembrar de algo que precisa ser feito, escreva isso em algum lugar, assim fica mais fácil de visualizar e organizar suas tarefas.


5 -  Mantenha-se longe das distrações

Você sabe o que te distrai diariamente! Redes sociais, vídeos do Whatsapp, interações com a família? Seu pet pedindo atenção? Pode parecer difícil, mas se afaste de todas essas distrações para começar uma tarefa que vai precisar de 100% da sua atenção e esforço. 

Vá para o seu local de concentração, como falamos na primeira série de textos especiais produzidos pelo UniOpet sobre dicas para se manter focado nos estudos durante a quarentena, e isole-se de tudo para finalizar a tarefa proposta.

 


Anotou essas dicas para se livrar da procrastinação? 

Estamos aqui, junto com você, em busca de oferecer as melhores maneiras para você se adaptar às novas maneiras de aprendizado, e esperamos que essas dicas te auxiliem. 

Ah, e não perca nosso próximo artigo com a parte 2, que vai ter mais 5 dicas para evitar a procrastinação em tempos de quarentena.


Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet