10 empregos que existirão até 2030 no Metaverso

27 de janeiro de 2022 0 min

Ambiente digital replica o real e abre portas para novas especialidades

No ano passado, o Facebook anunciou a meta de se tornar uma “empresa de metaverso” em até cinco anos. O potencial que cerca essa ideia é tão grande que fez até o Facebook trocar seu nome para “Meta”.

O anúncio colocou o termo em alta, mas também gerou muitas dúvidas sobre um conceito ainda desconhecido pelo grande público. A palavra “metaverso” é uma junção do prefixo “meta” (que significa além) e “verso”  (universo). O termo normalmente é usado para descrever uma espécie de mundo alternativo digital.

A ideia do metaverso, no entanto, não é algo novo. O termo surgiu na década de 1980, na literatura cyberpunk, com o livro ‘Snow Crash’, de Neal Stephenson, que você pode baixar gratuitamente aqui.

Um mundo onde os usuários poderão criar seus próprios avatares, que serão suas representações nesse ambiente digital e, por meio deles, poderão aprender, comprar, trabalhar, socializar e se conectar com colegas de trabalho, amigos e familiares.

Ou seja, essa tecnologia replica o que fazemos no mundo real, só que de forma 100% digital.

Sue Young, diretora de produtos do Facebook, fala que “ao invés de apenas olhar para a tela dos dispositivos, você estará nela”.

Mas isso não significa que o metaverso esteja distante do dia a dia das pessoas. Pelo contrário, diversos projetos e produtos já empregam o conceito.

Empresas do setor de realidade virtual afirmam que, agora, a tendência aponta para uma expansão e melhora tecnológica que deverão tornar o metaverso mais realista, conquistar um público cada vez maior e, assim, abrir uma nova fronteira de mercado e de trabalho, abrindo portas para novas especialidades. Vamos a elas!

1. Cientista de Pesquisa do Metaverso
O trabalho não envolverá simplesmente o desenvolvimento de alguns modelos digitais básicos do mundo real dentro dos quais as corporações serão capazes de trazer clientes e parceiros. Isso já existe. O que o futuro reserva é maior. Muito maior. Os cientistas precisarão construir algo semelhante à teoria de tudo , em que o mundo inteiro é visível e acionável digitalmente. Essa arquitetura será a base sobre a qual todos os outros casos de uso serão construídos; jogos, anúncios, controle de qualidade nas fábricas, saúde conectada, entre outros.

Habilidades: ter um doutorado em visão computacional, computação gráfica ou imagem computacional. Também precisa conhecer C++. .

2. Planejador do Metaverso
Assim que tivermos um Metaverso em funcionamento, a capacidade de planejar e implementar todas as questões de funcionalidades em um mundo totalmente virtual será absolutamente fundamental para a maioria das empresas. Assim como selecionar as coisas certas para fazer neste mundo digital em expansão.

É aí que entra o Metaverso Planner. À medida que os CEOs definem uma visão e uma estratégia para a criação e o crescimento das receitas do metaverse de seus negócios, o Planner precisará conduzir um portfólio estratégico de oportunidades, desde a prova de conceito até o piloto e a implantação. Isso significa identificar oportunidades de mercado, construir cases de negócios, influenciar roteiros de engenharia, desenvolver métricas-chave, entre outros.

Habilidades: Ter anos de experiência em gerenciamento, conhecimento de marketing e modelos de negócios de HW/SW/SaaS/PaaS e uma ótima mentalidade empreendedora.

3. Desenvolvedor de Ecossistemas
O Metaverso não surgirá por conta própria. Todo um ecossistema precisará ser construído em torno dele. Sensores, CPUs, GPUs, processos KYC, lagos de dados, produção de eletricidade verde, computação de ponta, leis, regulamentos. O mundo é complexo e digitalizá-lo ainda mais do que já é não será tarefa fácil.

O Desenvolvedor de Ecossistemas seria responsável por coordenar parceiros e governos para garantir que as várias funcionalidades criadas sejam possíveis em larga escala.

Habilidades: Ter anos de experiência governamental/lobbying e um profundo conhecimento do crescente setor de XR.

Habilidades: Ter anos de experiência governamental/lobbying e um profundo conhecimento do crescente setor de XR.

4. Gerente de Segurança Metaverso
O Gerente de Segurança do Metaverso não terá um trabalho fácil. Ele precisará prever com precisão como as funcionalidades do Metaverso serão usadas, assim como podem ser mal utilizadas e identificar componentes, sistemas e etapas de fabricação essenciais à segurança associados a essas previsões.

Habilidades para se tornar um Gerente de Segurança XR : Ter um diploma de Engenharia e experiência em eletrônica de consumo/fabricação.

5. Construtor de Hardware Metaverso
O Metaverso também será construído em sensores, câmeras e fones de ouvido. Sensores que farão você se sentir tocado se alguém apertar seu braço online, por exemplo. Câmeras que veem se você está de mau humor para que a IA não o incomode muito, por exemplo. Todo esse hardware, necessário para criar um mundo totalmente digital que se entrelaça com o mundo físico, é caro. E complexo. E um Construtor de Hardware Metaverso precisará montá-lo e adaptá-lo à medida que o Metaverso se tornar mais complexo.

Atualmente, os melhores sensores são criados para operações industriais e para a indústria automotiva. São indústrias com enormes quantidades de capital. Então, como um desafio adicional, quem quer que construa o hardware do Metaverso precisará garantir que ele possa ser construído de forma barata e segura.

Habilidades : ter uma fábrica capaz de criar eletrônicos de consumo complexos.

6. Narrador do Metaverso
Essa pessoa será responsável por projetar missões imersivas para os usuários explorarem o metaverso, cenários de treinamento para os militares, oportunidades de marketing difíceis de detectar na forma de narrativas para corporações, sessões de psicologia, entre outros.

Habilidades: Faça um curso de literatura com especialização em marketing, comece sua carreira em uma empresa de jogos e depois mude para tecnologia.

7. Construtor de Mundos
Esse papel exigirá muitas das mesmas habilidades exigidas dos designers de videogames, embora com um conjunto de regras potencialmente diferentes. Os Construtores de Mundos precisarão ter visão e visão de futuro, pois muito do que eles sonharão ainda não existirá na forma de uma tecnologia ou solução de produto.

Eles também precisarão considerar regras e ética.

Habilidades: Conhecer designer gráfico e ser bom em Minecraft também não faria mal.

8. Especialista em bloqueio de anúncios
Assim como o modelo AdBlock Plus,  eles desenvolverão plug-ins que podem impedir que os anúncios apareçam.

Habilidades: Ter algum conhecimento básico de codificação e acesso ao código fonte do Metaverso.

9. Segurança Cibernética Metaverso
O metaverso é o alvo perfeito para ataques cibernéticos e fraudes. É por isso que será preciso especialistas em segurança cibernética da Metaverso. Pessoas que bloquearão ataques em tempo real e garantirão que leis e protocolos sejam reconsiderados e alterados, e talvez até inventados, para incluir todos os riscos do Metaverso.

Habilidades : Ter experiência em segurança cibernética regular e/ou graduação em direito com inclinações tecnológicas.

10. Estagiário
Embora esse papel já exista, é importante destacar que ele continuará sendo central para o futuro do Metaverso. Estagiários não recebem apenas café. Eles trituram os dados. Eles produzem os apêndices, escrevem os códigos.

Habilidades: Ter vontade de aprender.

O Facebook Brasil anunciou seis vagas para trabalhar com Metaverso, ou seja, essa profissão já é uma realidade.

O que significa metaverso?

Na gramática, a palavra metaverso pode ser dividida em duas, em que:

●     meta: significa além

●     verso: vem de universo

Nesse sentido, o metaverso pode ser interpretado como um mundo virtual em 3D que pode ter referências do mundo real. Vale lembrar que muitos enxergam essa revolução como a maior desde a invenção dos smartphones.

Mas para quem acha que o metaverso é algo muito novo, saiba que isso já vem sendo anunciado desde os anos 80 na literatura cyberpunk. Além disso, jogos que exploram o metaverso já existem desde os anos 2000. Um dos precursores dessa área é o Second Life, game que simula a vida real de uma pessoa num ambiente virtual.


ACESSE NOSSO SITE