Se beber, não case, não dirija e não poste nada nas redes sociais

22 de março de 2021 0 min

O bom comportamento garante paz e sucesso na vida em sociedade, seja no mundo real ou no virtual 

Viver em sociedade requer o cumprimento de regras de conduta e  comportamento. Se no mundo real precisamos nos comportar de modo ético, adotar atitudes corretas, respeitar a lei e os direitos, no mundo virtual não é diferente. 

O que você posta nas redes sociais revela seus valores e crenças e pode ajudar (ou atrapalhar) sua colocação no mercado de trabalho. 

Os empregadores buscam informações nas redes e é preciso se preservar, garantir boa reputação. Confira aqui algumas regras de etiqueta nas redes sociais para construir e manter a sua reputação online. 

Escreva corretamente 

Preste atenção às regras de ortografia e gramática e se preocupe em se expressar corretamente. Não escreva palavras de baixo calão nem palavrões. Não escreva mensagens em letra maiúscula. Vai parecer que você está gritando. 

Seja discreto 

As redes sociais não são diário nem divã. Você não precisa postar tudo sobre sua vida pessoal e profissional nem expressar opinião sobre tudo. Lembre-se: postou, é para sempre. Portanto, evite posts polêmicos ou comentários que possam ser considerados ofensivos, preconceituosos ou antiéticos. Tenha bom senso entre o que pode se tornar público e o que deve ser mantido privado. E lembre-se da regra de ouro: se você não diria pessoalmente não deve dizer nas redes sociais. 

Não fale mal da empresa ou do chefe 

Não fale mal da empresa em que você trabalha. A CLT prevê demissão por justa causa quando o funcionário difama a empresa. Ao criticar a organização em que trabalha ou trabalhou, o funcionário demonstra falta de ética e profissionalismo. 

Seja transparente 

Não crie um perfil da pessoa que você gostaria de ser. Aproveite as redes sociais para mostrar os seus valores, seu caráter e seu comportamento. Seja autêntico. Seja fiel ao que você é. 

Se beber, não dirija, não case e não poste 

Tudo o que você posta depõe a favor ou contra você. Muitos usuários postam por impulso, sem pensar se aquilo é relevante ou fará diferença. Não se esqueça que o que você posta pode afetar sua credibilidade. Então, se tiver bebido, não entre nas redes sociais. Vale o mesmo para o caso de estar irritado ou magoado com alguém, porque no calor do momento você pode escrever mensagens ofensivas. Rede social não é lugar para bate boca. 

Não poste fake news 

Não divulgue informações falsas. Antes de postar, pesquise para confirmar se a informação é verdadeira ou falsa. Há vários sites de checagem de notícias, como a Lupa.  

Cuidado com as fotos 

Fotos sensuais, de biquíni, sunga ou mostrando a barriga tanquinho devem ser compartilhadas apenas com seus amigos íntimos. Cuidar da sua conduta, comportamento e imagem garante credibilidade e também evita problemas de pirataria de imagem, cada vez mais comuns na internet. 

Use com moderação 

Como tudo na vida, as redes sociais também exigem moderação. Evite o  excesso de exposição do seu dia-a-dia.