Fique sabendo: recrutadores estão atentos ao seu comportamento online na hora da contratação

15 de setembro de 2020 0 min

Você fica atento aos rastros que deixa na internet? Aos seus posicionamentos e, em especial, seu comportamento dentro das plataformas de redes sociais? Pois as empresas estão de olho e isso tem sido cada vez mais determinante nas contratações  

É inegável que o fácil acesso à incontáveis tecnologias facilitou a vida de várias formas. Permitiu que você interaja com pessoas do outro lado do globo terrestre, que acesse informações tão logo elas ocorreram e agilize trabalhos e organize a vida além de ter aumentado uma tendência de difundir opiniões sem muitas vezes ser solicitado. 

Mas quando você pensa em redes sociais sob o ponto de vista que ela aproxima as pessoas, não são só amigos próximos ou familiares que terão acesso aos seus posts e comentários, mas também de profissionais e empresas, que encontraram nesses “locais” uma nova maneira de darem visibilidade ao trabalho que desenvolvem, bem como aos produtos e serviços que oferecem no mercado. 

Mas não é só isso, essas empresas e seus recrutadores de talentos utilizam dessas ferramentas para fazer uma avaliação ainda mais profunda - que apenas entrevistas e dinâmicas- de seus candidatos.   

Boas práticas na internet é essencial!  

Como você quer que as pessoas o vejam? As redes sociais passaram a fazer parte dos processos de seleção. Os recrutadores consideram a presença virtual dos candidatos uma importante forma de avaliação do perfil buscado para aumentar a assertividade nas escolhas. 

Para muitos especialistas, essa tendência veio para ficar. 

"As redes sociais são  fonte de avaliação dos profissionais. A forma com que me posiciona na rede é um forte indicativo da postura que terei no contexto profissional. Assim todo cuidado é pouco. Temos exemplos de empresas que deixaram de contratar pelo posicionamento e valores do profissional que eram antagônicos à linha da empresa.", afirma a coordenadora do Opet Placement, Samara Carvalho.   

Sendo assim, não tem jeito, as redes sociais se tornaram o cartão de visita e complementam o currículo. Tomar cuidado ao escolher as fotos de perfil, de capa e ter bom senso ao postar imagens com bebidas alcoólicas e outras drogas, são essenciais para não passar ao recrutador uma imagem negativa, alerta a especialista. 

Em contrapartida estar com os amigos e parentes em fotos de ambientes descontraídos, por exemplo, denotam justamente o contrário, demonstram positivamente os valores familiares. As suas redes sociais podem trazer boa imagem também para quem publica projetos que geraram bons resultados tais como engajamento em causas humanitárias, projetos sociais, ONGs ou com atividades pessoais positivas, como esportes, jardinagem etc. Claro, tudo isso precisa ser orgânico e não “uma vida inventada para agradar”.   

E quem já foi contratado?  

Quem está empregado também deve tomar cuidado com suas redes sociais porque é considerado, publicamente, um representante da empresa. O recrutador associa o comportamento nas redes sociais à imagem da companhia. Por isso, ao postar conteúdos negativos, polêmicos ou inadequados, o funcionário ou candidato perde pontos nos processos seletivos internos e externos.  

Algumas dicas de como se portar na internet  

Prefira 

– Ter amigos de verdade nas redes sociais. Não adianta ter muitas conexões e não conhecer ninguém 

– Avaliar os impactos positivo e negativo que o assunto pode gerar 

– Postar fotos em família, em cursos, praticando esportes e em momentos de lazer   

Evite 

– Muitas postagens em baladas, segurando bebidas alcoólicas ou em roupas de banho 

– Superexposição (postar tudo o que está fazendo) 

– Contar os dias para acabar a semana ou a chegada de um feriado. Isso demonstra que seu foco está no dia de folga e não no trabalho 

– Expor assuntos negativos ou sigilosos de empregos anteriores ou de colegas de trabalho 

– Fazer comentários discriminatórios sobre raça, gênero, religião, política etc 

– Falar mal de concorrentes ou reclamar constantemente de marcas ou produtos  

E você aí, está em busca daquela vaga incrível de estágio ou emprego efetivo? Conte com o auxílio do Opet Placementa  agência de empregabilidade do Grupo Opet 
Saiba mais acessando: https://www.opet.com.br/uniopet/opet/placement 

Compartilhe