Pontualidade no trabalho é característica importante para aumento de produtividade

09 de setembro de 2020 0 min

No mercado de trabalho estar sempre atrasado, mesmo que por 10 minutinhos, é visto muito mais que simplesmente como falta educação ou falta de comprometimento. Esse comportamento fala muito sobre a personalidade de um candidato a uma vaga ou sobre um colega de trabalho. 

Numa equipe a falta de pontualidade de um pode ser um incentivo para que os demais também passem a se atrasar. Se meu colega ou o meu líder chega todo dia mais tarde e nunca acontece quase nada com ele, porque serei pontual? 

Importante dizer que, no momento que vivemos, essa pontualidade vale também para as reuniões online, as aulas por videoconferência ou as palestras.   

Uma coisa é certa, quando a taxa de atrasos de uma equipe é muito alta, certamente ela poderá trazer muitos danos e prejuízos relacionados à produtividade e até mesmo à harmonia no ambiente de trabalho.  Por isso, é importante avaliar e identificar se o atraso se tornou um problema.

Confira dicas para tornar se tornar numa pessoa pontual e resolver de uma vez os problemas dessa natureza na sua vida profissional.   

Pontualidade no trabalho  

Manter a pontualidade em uma equipe é um dos maiores desafios enfrentados pelas grandes empresas, esse problema é um dos maiores responsáveis pelo decréscimo de produtividade no trabalho. Para que as organizações desempenhem suas atividades corretamente, é fundamental que seus colaboradores sejam dedicados e comprometidos com o trabalho. 

Parece uma tarefa simples, não é mesmo? Em teoria sim, mas a prática não é tão fácil assim. Quando um colaborador falta ou chega atrasado com frequência, pode haver consequências graves que afetam a entrega de resultados, harmonia do time e o sucesso da organização. 

Um atraso de dez minutos pode até parecer muito pequeno, mas para alguém que depende de uma agenda rigorosa, esse pequeno atraso pode ser extremamente prejudicial, criando uma bola de neve que empurra o horário dos compromissos seguintes para mais tarde. 

Uma reunião que atrasa pode gerar numa agenda apertada um atraso em cadeia.   

Imagine deixar os colegas de trabalho te esperando para uma reunião, ou até mesmo uma situação pior quando falamos de um cliente, que chegou na hora combinada, mas teve de ficar esperando para ser atendido. 

Com certeza, esta atitude pode ser extremamente prejudicial tanto para a imagem da empresa quanto para a do profissional.  Por essa razão, as organizações estão cada vez mais atentas à pontualidade dos seus funcionários, uma vez que além de afetar a produtividade, esse problema pode prejudicar a imagem da contratante no mercado. 

Para analisar se a pontualidade é um problema na sua empresa, contudo, é necessário destacar que nem todo atraso requer um alerta vermelho ou representa um problema a ser considerado. Existem uma série de motivos que podem fazer com que os profissionais atrasem, desde trânsito em dias chuvosos, até consultas médicas, problemas familiares e ocorrências inesperadas.   

Dicas para ser mais pontual  

  1. Calcule melhor o tempo de suas atividades 

  1. Use um despertador extra 

  1. Deixe tudo pronto para iniciar seu dia (roupa, alimentação, etc...) 

  1. Em caso de deslocamento, tenha sempre caminhos alternativos 

  1. Durma mais cedo 

  1. Evite excessos na véspera dos compromissos 

  1. Modere nas redes sociais, jogos, TV 

  1. Na medida do possível, adiante suas tarefas 

  1. Tenha uma agenda 

  1. Seja realista ao marcar compromissos 



Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet  

Compartilhe