Pontualidade: sinônimo de responsabilidade e profissionalismo

25 de agosto de 2020 0 min

Saber gerir o tempo é característica importante do profissional comprometido e responsável com suas atividades e entregas 

Como você se programa para estar preparado em tempo para um compromisso importante? Você se considera alguém pontual ou um pouco desorganizado com o tempo? Pois saiba que a pontualidade é característica cada vez mais importante para o profissional que deseja se destacar em sua carreira. 

No ano de 2019, este foi o assunto do artigo mais importante do Linkedin, por exemplo, recrutadores e empresas valorizam cada dia mais a pessoa que sabe gerir o tempo. Um atraso injustificado, mesmo que seja de 5 ou 10 minutos,  pode dizer muito sobre você. 

Da mesma forma, prezar pela pontualidade em seus compromissos também revela traços de sua personalidade.  

Ser pontual demonstra que você é comprometido e também que se importa com as pessoas que vão aguardá-lo. Já os atrasos denotam falta de empatia com o trabalho do próximo e deixa claro que o compromisso em questão não era sua prioridade. 

Pense, por exemplo, se você como recrutador contrataria alguém que se atrasou para todas as etapas do processo seletivo. Certamente, a resposta será não.  

A pontualidade deve ser cultivada, principalmente no ambiente de trabalho. Afinal, deixar as pessoas esperando, além de não ser nada educado, também pode prejudicar o profissional. Isso vale tanto para relatórios que devem ser entregues ao chefe até serviços que devem ser prestados a clientes. Nesses casos, o atraso pode arranhar a imagem do profissional. 

Com o tempo, a pessoa que nunca cumpre suas obrigações na hora combinada, fica desacreditada dentro e fora da empresa. Em casos mais graves, pode-se até perder o emprego ou um cliente por falta de pontualidade.  

Vantagens de ser um profissional pontual  

  1. Transmite confiança 
  2. Indica interesse 
  3. Demonstra disciplina e organização 
  4. Evidencia humildade, empatia e respeito ao próximo 
  5. Pontualidade melhora seu marketing pessoal  

Aluno UniOpet pode usar MS365 sem custo  

O aluno UniOpet tem a sua disposição ferramentas preciosas para gerir o tempo e não se atrasar em compromissos, entrevistas de emprego e entrega de trabalhos. Trata-se do convênio firmado pela instituição com a Microsoft, que disponibiliza uma série de aplicativos, dentre eles o MS 365, uma versão online por assinatura da suíte de aplicativos para escritório/produtividade Microsoft Office.

 Além dele, o Outlook também está disponível e pode ser sua agenda inteligente para relembrar datas e horários importantes. Não tem desculpa para aquele atraso, hein?  

Compartilhe