Personal Branding: Valorize sua marca pessoal

15 de junho de 2020 0 min

O termo se refere a muito mais que autopromoção, é sobre construir uma imagem positiva de si mesmo 

Quanto tempo e energia você tem dedicado para desenvolver habilidades que agregam valor a sua imagem no mercado que você deseja fazer parte? 

O marketing pessoal, ou personal branding, auxilia nas estratégias de coloca-se de forma mais eficaz no público que cada profissional deseja atingir. 

Muito mais que apenas autopromover-se, trata-se de adquirir novas competências e avaliar possibilidades profissionais que destacam sua imagem pessoal para outras empresas e pessoas. 

Quais as ferramentas para desenvolver o seu marketing pessoal?   

A princípio a primeira forma de se apresentar-se profissionalmente era através de um cartão de visita. Ele facilitava a comunicação entre fornecedores, profissionais e empregadores. 

Mas hoje é preciso muito mais que apenas um pedaço de papel cartão para fazer este trabalho. Como você quer ser visto? 

É importante você definir claramente o seu objetivo e metas que espera alcançar a partir do desenvolvimento do seu marketing pessoal. Você precisa saber onde quer chegar. 

Pode ser simplesmente expandir sua rede de contatos, conquistar uma promoção ou o cargo na empresa que você sempre desejou. 

Com estes objetivos traçados, fica mais fácil definir onde você deve investir para potencializar seu marketing pessoal.  

Dicas para atingir a imagem que você deseja:  

  1. Defina seu público alvo, quem você quer alcançar.  

  1. A partir do público, alinhe sua comunicação para que o público escolhido se identifique com o que você quer. Afinal, para cada target que deseja atingir, esforços diferentes precisam ser explorados. Inclusive, plataformas distintas podem ser usadas para isso. 

  1. Cuide da sua presença digital. Não apenas em redes sociais de apelo profissional (Linkedin, por exemplo). Cada dia mais busca-se pelas pessoas nas redes sociais. Como você se porta nelas?  

  1. Escolha participar de eventos e reuniões de acordo com o seu público. Tópico importante, a participação em eventos ajuda a promover pessoalmente e de forma mais eficiente sua imagem. Eles costumam ter espaços propícios à formação de networking que podem ajudar a construir sua imagem no futuro. 

  1. Quando no Linkedin, mantenha suas habilidades e experiências sempre atualizadas. Destaque neste espaço também prêmios, conquistas acadêmicas, trabalhos voluntários realizados. Publique e compartilhe artigos relevantes sobre sua área de atuação, você se tornará um profissional relevante da área desta maneira. Cursos, hobbies, atividades não remuneradas em áreas diversas podem ser diferenciais importantes em um tempo em que a versatilidade é característica imprescindível.  

Central de Carreiras UniOpet 

É indiscutível que um currículo bem estruturado, com informações precisas e claras ganha destaque aos olhos do profissional de RH. 

Na maioria das vezes este é o primeiro contato que a empresa tem com o profissional.  

Não há tempo e nem recursos para escolhas e definições equivocadas no processo seletivo, assim como forma complementar à análise curricular é crescente o número de empresas que estão solicitando um Pitch aos candidatos interessados como uma das etapas seletivas para avaliar e considerar algumas competências, como por exemplo, postura profissional, comunicação, gestão de tempo, clareza e objetividade, dentre outras.  

Mas o que é Pitch?

É o termo utilizado para a apresentação curta e objetiva de uma ideia, de um negócio, de uma marca. 

Quando utilizado como etapa do processo seletivo é o momento que o aluno, candidato a uma vaga, irá discorrer suas habilidades acadêmicas, experiências profissionais, objetivos de carreira, escolha da área de atuação em um tempo curto para impressionar e conquistar, ou não aquele que o assiste.  

Este pode ser solicitado por meio de um vídeo ou ainda presencialmente em uma etapa coletiva, por exemplo antes de iniciar as dinâmicas de grupo. 

A média de tempo solicitada do Pitch em processos seletivos é de 3 minutos, tempo suficiente para que o profissional compartilhe suas vivências e expectativas. 

Considerando a premissa da Central de Carreira da UniOpet de fortalecer o aluno para o mercado de trabalho a proposta deste projeto é orientá-lo em relação aos dois principais meios de apresentação ao mercado de trabalho: estruturação do currículo e elaboração de um pitch atrativo, oferecendo feedback direcionado e customizado para que o mesmo tenha possibilidade de aprimoramento e desenvolvimento, aumentando assim as chances de obter sucesso nos processos seletivos.  

Quer saber mais sobre Personal Branding? Alguns livros podem ajudar:   

- Personal branding: Construindo sua marca pessoal (Arthur Bender) 

- Branding Is Sex: Get Your Customers Laid and Sell the Hell Out of Anything (Deb Gabor - English Edition) 

- A Criação de uma Marca com Propósito (Marlin Kolhraush) 

- Paixão e Significado da Marca (Arthur Bender) 

- A Marca chamada você (Peter Montoya) 



Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet  

Compartilhe