Como se preparar para apresentar um pitch de sucesso

28 de maio de 2020 0 min

Confira algumas dicas para você estar preparado para esta modalidade de apresentação muito comum no mundo empresarial

Você sabe o que é um pitch? 

Trata-se de uma modalidade de apresentação que se tornou uma tendência no mundo dos negócios e startups, consistindo de uma apresentação curta, que leva de 3 a 5 minutos, que tem o objetivo de despertar o interesse da outra parte (geralmente um investidor ou cliente) pelo seu negócio. 

Assim, deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas, devendo ser apresentado verbalmente e com a possibilidade de ser ilustrado por 3 a 5 slides.

I O que deve ser apresentado

II A oportunidade.

III O mercado de atuação

IV A solução.

V Os diferenciais.

VI Os objetivos.

Estes tópicos são genéricos, pois cada negócio tem suas peculiaridades, assim o que importa realmente é conseguir demonstrá-los sucintamente na sua apresentação. 

Lembre-se que investidor estará analisando não só o seu negócio, mas principalmente você que está ali vendendo sua ideia. 

Assim, mais importante do que apresentar claramente sua solução é ser capaz de demonstrar seu conhecimento e capacidade de execução.

Como produzir um bom pitch

Agora que você conhece os requisitos básicos para realizar o pitch e entende como ele pode auxiliar na decolagem da sua ideia ou solução, é hora de estruturar e se preparar para a sua apresentação. 

Tome nota:

1 - Estruture um planejamento

Estruture com antecedência o esqueleto do seu pitch, a começar pela definição do seu objetivo. Evite improvisos - apenas quando muito necessário. 

Como se trata de uma apresentação mais curta que as tradicionais, saber exatamente o que você vai falar é essencial para sua eficiência. Afinal, é preciso, em poucas palavras, passar diversas informações para a audiência e conquistá-la.

2 - Estude seu público

Conhecer a audiência que vai assistir a sua apresentação é essencial para que você estabeleça uma conexão positiva com ela. 

Isso vai desde a linguagem utilizada até os seus gestos, passando por elementos como a duração e o foco do pitch e o uso de recursos visuais. 

Se seu público é um grupo de CEOs, a abordagem deve ser diferente que a utilizada para se dirigir a um grupo de empreendedores mais tradicionais. Portanto, pesquise e aprofunde-se.

3 - Seja claro e objetivo

Adotar uma linguagem objetiva é chave para o sucesso de um pitch. 

Afinal, é importante lembrar que você conta com pouco tempo para passar uma quantidade razoável de informações. 

Não preencha o tempo com dados complexos, já que isso vai dificultar a assimilação do seu público. Lembre-se: não há espaço para enrolação, apenas informação.

4 - Explique o problema e a solução proposta

Por mais curta e objetiva que seja a apresentação, é fundamental encontrar espaço para explicar o problema que sua empresa busca resolver e como ela pretende fazer isso. 

Nesse momento, é crucial que você tenha conhecimento sobre o assunto, já que, sem isso, será difícil passar a confiança aos investidores ou clientes.

5 - Aborde seu modelo de negócios

Para que você alcance seu objetivo, a audiência precisa ter uma noção de como você pretende conduzir o negócio. 

Por isso, elabore uma explicação curta e direta sobre o seu modelo de negócios. Fale sobre os canais que serão utilizados, o público que você deseja atingir, as parcerias já estabelecidas e o que mais for relevante.

6 - Fale sobre seus competidores

O conhecimento de mercado é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. 

Mencione alguns dos principais competidores, cite suas posições no mercado e fale brevemente sobre como sua empreitada pode superá-los.

7 - Seja realista na projeção financeira

Alta escalabilidade, baixo custo e potencial de rápido crescimento. 

Essas são algumas das características mais buscadas por investidores em startups. Sendo assim, o pitch deve abordar a projeção financeira do negócio, citando elementos como os custos envolvidos e o potencial de arrecadação em 5 anos. Contudo, não caia na tentação de exagerar sobre o assunto. 

É importante que a projeção seja entendida pela audiência como realista, ou todo o seu projeto vai perder credibilidade. Lembre´se que seu público é bastante qualificado neste tema.

8 - Esteja pronto para responder perguntas

Se você se planejou para a realização do pitch, é natural que domine até os temas que não serão abordados na apresentação. 

Isso é fundamental para uma interação com o público, que, eventualmente, pode fazer perguntas durante a sua fala ou logo após. É fundamental que você tenha respostas na ponta da língua, até para reforçar seu domínio do assunto.

Dominar a realização de um pitch pode ser um passo importante para você atrair interessados para a sua ideia ou solução. 

Por se tratar de uma apresentação curta, é fundamental se preparar para passar informações de forma objetiva e que não deixe dúvidas sobre seu conhecimento no assunto. 

A intenção é transmitir sua ideia de negócio e deixar claro o seu potencial.



Você que é aluno do UniOpet e tem um forte espírito empreendedor, está preparado para encarar esses desafios do mercado?

Com essas dicas, o seu pitch certamente será um sucesso para o seu futuro negócio voar alto.


Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet