Oito dicas para sessão pipoca com sabor de inspiração

25 de janeiro de 2021 0 min

Reunimos alguns bons filmes que divertem, emocionam e mostram caminhos de superação  

A vida imita a arte ou a arte imita a vida? As duas premissas são verdadeiras e o cinema está aí para provar. Há inúmeros filmes que nos inspiram a ser melhores, a superar obstáculos, a duvidar das soluções mágicas e a por o pé na estrada…  

Mas para isso a maioria dos autores foi buscar exemplos da vida real, histórias de vida que mostram fracassos e recomeços, narrativas repletas de dor e sofrimento, mas também de vitórias, de pequenas e de grandes alegrias.  

Os canais de busca da internet e os canais de streaming de vídeos permitem acesso a muitos títulos de forma gratuita ou a baixo custo. E sempre vale a pena lançar mão de boas produções para garantir inspiração e esperança.  

Alguém já disse, sobre a importância da arte, que o maior valor está naquilo que nos desafia com perguntas e não com respostas prontas.   

A listinha abaixo contribui para boas sessões de pipoca, diversão e inspiração. Divirta-se!  

Era uma vez um sonho - 2020. 

família Vance se muda para Ohio na esperança de viver longe da pobreza em um período pós-guerra. Quando o membro mais jovem cresce e se torna um estudante de direito na universidade de Yale, ele é obrigado a retornar à sua cidade natal, deparando-se com uma realidade oposta ao tão famoso sonho americano. Baseado no livro de memórias best-seller de J.D. Vance, com Amy Adams, Glenn Close e Gabriel Basso.  

À procura da felicidade - 2006. 

Chris é pai solteiro e precisa cuidar do filho de 5 anos. Consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Com Will Smith.  

Extraordinário - 2017. 

Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser observado e avaliado por todos à sua volta. Com Jacob Tremblay  

Quem quer ser um milionário - 2009. 

Jamal K. Malik é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas. Com Dev Patel.  

Intocáveis - 2012. 

Philippe é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss, um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabelece, à medida que cada um conhece melhor o mundo do outro. Com François Cluzet e Omar Sy.  

Beleza oculta -  2017. 

Após uma tragédia pessoal, Howard entra em depressão e passa a escrever cartas para a Morte, o Tempo e o Amor - algo que preocupa seus amigos. Mas o que parece impossível, se torna realidade quando essas três partes do universo decidem responder. Morte, Tempo e Amor vão tentar ensinar o valor da vida para o protagonista. Com Will Smith, Kate Winslet, Keira Knightley.  

A vida é bela - 1999. 

Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam. Com Roberto Benigni, Horst Buchholz, Marisa Paredes.  

O poder da vida - 2012. 

Dan Millman é um talentoso ginasta adolescente que sonha em participar das Olimpíadas. Ele tem tudo o que um garoto da sua idade pode querer: troféus, amigos, motocicletas e namoradas. Certo dia seu mundo vira de pernas para o ar, quando conhece um misterioso estrangeiro chamado Socrates. Depois de sofrer uma séria lesão, Dan conta com a ajuda de Socrates e de uma jovem chamada Joy. Ele descobrirá que ainda tem muito a aprender e que terá de deixar várias coisas para trás a fim de que possa se tornar um guerreiro pacífico e assim encontrar seu destino. Com Scott Mechlowicz, Nick Nolte, Amy Smart  

Uma razão para viver - 2017. 

No ano de 1958, Robin Cavendish, carismático e aventureiro comerciante britânico, sê ve de repente paralisado por poliomielite contraída em viagem de trabalho ao Quênia. Grávida do primeiro filho, sua esposa Diana Cavendish escuta dos médicos que ele jamais sairá da cama e não deverá viver muito mais tempo. Deprimido por não mover nada abaixo da cabeça, Robin inicialmente deseja morrer, mas o inabalável amor de Diana o faz olhar de outra maneira para a situação e desafiar os limites impostos. Baseado em fatos reais. Com Andrew Garfield, Claire Foy, Tom Hollander.  

Homens de honra - 2001. 

Carl Brashear veio de uma humilde família negra, que vivia em uma área rural em Sonora, Kentucky. Ainda garoto, no início dos anos 40, já adorava mergulhar e se alistou na Marinha esperando se tornar um mergulhador. Inicialmente Carl trabalha como cozinheiro que era uma das poucas tarefas permitidas a um negro na época. Quando resolve mergulhar no mar em uma sexta-feira acaba sendo preso, pois os negros só podiam nadar na terça-feira, mas sua rapidez ao nadar é vista por todos e assim se torna um "nadador de resgate", por iniciativa do capitão Pullman. Sua carreira militar é marcada pelo preconceito e pela burocracia, que quer acabar com seus sonhos de se tornar comandante e reformá-lo. Robert De Niro, Cuba Gooding Jr., Charlize Theron.   

Quer mais dicas? Veja essa lista de filmes biográficos imperdíveis e aqui uma seleção de cinema sobre empreendedorismo!