A pedida do fim de semana é cinema sobre EMPREENDEDORISMO

12 de junho de 2020 0 min

Separamos uma lista de 6 filmes incríveis para você curtir o descanso e aprender muito com histórias inspiradoras.   

A melhor forma de se inspirar como um grande empreendedor é conhecendo histórias bem sucedidas de pessoas de sucesso. 

Na última semana falamos aqui no Blog sobre empreendedorismo, hoje vamos dar 06 dicas de filmes que falam muito sobre como tirar seu negócio do papel e, quem sabe, transformá-lo em uma marca de sucesso.  

As histórias vão desde patenteadores de produtos inovadores, gênios da moda e dos esportes além de pessoas com apurado tino comercial. Nas produções você pode tirar lições de como aprender com os erros e, principalmente, com as boas ideias.   

Impossível não aprender e tirar valiosas lições dessas preciosidades do cinema. Boa sessão de cinema! Ou melhor, boa maratona, aluno empreendedor.  

Joy: o nome do sucesso (2015) 

 


O aclamado cineasta David O. Russell ("O Lado Bom da Vida", "Trapaça") trabalha novamente com Jennifer Lawrence em Joy: O Nome do Sucesso.  

Inspirado em uma história real, o filme mostra a emocionante jornada de uma mulher que é ferozmente determinada a manter sua excêntrica e disfuncional família unida em face da aparentemente insuperável probabilidade. 

Motivada pela necessidade, engenhosidade e pelo sonho de uma vida, Joy triunfa como a fundadora e matriarca de um bilionário império, transformando sua vida e a de sua família.  

Diretor: David O. Russell  

Elenco: Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Bradley Cooper, Edgar Ramirez, Isabella Rossellini, Diane Ladd, Virginia Madsen. 

Coco antes de Chanel (2009)

Coco Chanel era uma jovem humilde com talento para costura e trabalhava como cantora em um bar. Sua vida muda quando ela se torna amante e conselheira de modas de um rico herdeiro. 

Cansada dos chapéus floreados, dos espartilhos apertados e metros de fita que definem a moda feminina, Coco usa as roupas de seu amante como ponto de partida para criar uma elegante e sofisticada linha feminina que a leva para o topo da costura parisiense.  

Direção: Anne Fontaine  

Elenco: Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Alessandro Nivola, Marie Gillain 

The Founder (Fome de Poder - 2016)

A história da ascenção do McDonald's. Após receber uma demanda sem precedentes e notar uma movimentação de consumidores fora do normal, o vendedor de Illinois Ray Kroc (Michael Keaton) adquire uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice "Mac" McDonald no sul da Califórnia e, pouco a pouco eliminando os dois da rede, transforma a marca em um gigantesco império alimentício.  

Direção: John Lee Hancock  

Elenco:  Michael Keaton, Nick Offerman, John Carroll Lynch, Linda Cardellini, Patrick Wilson, B. J. Novak, Laura Dern 

Walt antes do Mickey (2014)

Baseado na história real de Walt Disney, o filme fala dos primeiros anos da carreira do desenhista e dos obstáculos que ele precisou superar antes de criar seu desenho mais famoso, o Mickey Mouse. 

Uma das frases do filme vale para qualquer um que queira ter seu próprio negócio: “Tudo o que vale a pena fazer deve ser bem feito”, diz o pai do jovem Walt. Para quem quer empreender, sempre é bom conhecer as histórias de quem chegou longe. 

Direção: Khoa Le 

Elenco: Thomas Ian Nicholas 

A Rede Social (2010)

O filme é baseado na história da criação do Facebook pelo jovem Mark Zuckerberg. Assim como no filme sobre Walt Disney, vale a pena somente para conhecer como surgiu um dos maiores negócios da atualidade. 

Para quem quer um pouco mais, também vale ficar atento à mensagem que o filme traz sobre como às vezes os empreendedores passam por cima de suas relações pessoais em nome do sucesso. 

Direção: David Fincher 

Elenco: Jesse Eisenberg, Justin Timberlake, Andrew Garfield, Max Minghella 

Jerry Miguire: A grande virada (1996)

 

Um agente esportivo é demitido após criticar a ética da sua empresa. Ele, então, foca no único cliente que lhe restou e juntos lutarão para ter sucesso neste meio competitivo. 

Direção: Cameron Crowe 

Elenco: Tom Cruise, Reneé Zelwegger, Cuba Gooding Jr. 

O Homem que Mudou o Jogo ( 2012)

O filme conta a história do gerente de um time de baseball que tenta montar um time competitivo mesmo com uma situação financeira desfavorável. 

Para conseguir maior rendimento, o protagonista desenvolve uma complicada análise estatística de seus jogadores, tornando possível fazer mais com menos. 

Como toda empresa precisa estar atenta à economia de recursos, essa é uma história que pode inspirá-lo a buscar alternativas pouco evidentes para chegar ao sucesso sem gastar demais. 

Direção: Bennet Miller 

Elenco: Brad Pitt, Jonah Hill, Philip Seymour Hoffman 

Invictus (2009)

Após ser libertado da prisão e eleito presidente da África do Sul, Nelson Mandela se vê diante de um país dividido pelo racismo. É então que ele pensa numa estratégia pouco convencional: usar o rúgbi para unir o povo. 

Para isso, ele precisa da ajuda do capitão do time, um jovem branco. A história chama a atenção pela habilidade de negociação demonstrada por Mandela, característica necessária para qualquer empreendedor que deseja crescer nos negócios. 

Direção: Clint Eastwood  

Elenco: Morgan Freeman e Matt Damon, como Nelson Mandela e François Pienaar