O processo de construção da ética

29 de setembro de 2021 0 min

As relações de mercado hoje são baseadas em princípios que podem construir, ou destruir, a imagem de uma empresa


“Não existe ética profissional: o que existe é a ética do homem”, já dizia o filósofo alemão Eric Fromm. O que isso significa? Que não se deve esperar ética no trabalho? É claro que não. Significa que não se pode considerar a ética como algo estanque, segregado a apenas uma parte das nossas vidas, seja ela pessoal, familiar ou profissional. 

A construção da ética é um processo. Começa em casa, passa pela academia e termina no trabalho.

Hoje, com o mercado voltado para as boas práticas de governança, como acontece com a implementação das ESGs dentro das empresas, trabalhar em um ambiente em que a ética é uma preocupação constante, é fundamental para as relações profissionais.

Quando uma organização entra no mercado, independentemente do porte dela, ela deve seguir alguns conceitos relacionados à ética empresarial. Antigamente, a atividade empresarial estava associada fundamentalmente à eficácia dos processos e aos resultados financeiros que eles poderiam trazer. Hoje, isso não basta!

Se as boas práticas, seja entre os profissionais, mercado ou fornecedores não forem baseadas em princípios éticos, possivelmente corre-se o risco de um escândalo. E não existe nada pior para manchar o nome de uma instituição.

A ética empresarial determina a moral e a conduta dentro das empresas.

A postura ética adotada por empresários e profissionais que trabalham para as organizações é algo implícito, vinculado à formação de cada um.

A ética empresarial está relacionada aos valores morais e éticos de uma empresa dentro do seu ramo de atuação, assim como diante de seus clientes e concorrentes.

Os valores dela são os mesmos que regem a ética como um todo e a conduta dos relacionamentos no meio social.

Atualmente, no mundo corporativo, a ética empresarial passou a ser vista como meta essencial a ser alcançada. O cultivo dela dentro das organizações passou a ser tratado com tanta importância quanto os resultados, sucesso financeiro, inovação e excelência. 

Saiba como e porquê.

O impacto dentro e fora
Dentro da organização, a ética empresarial fomenta boas relações tanto entre os próprios colaboradores quanto em relação aos clientes. O relacionamento entre todos passa a ser mais claro, tornando-se agradável para todos os níveis.
Quando uma organização adota e aplica a ética em seus princípios básicos, ela desenvolve potencial para crescer de maneira sustentável. É vista pelos clientes como uma empresa séria e que tem responsabilidade.

Serve para todos
A ética empresarial também deve fazer parte das rotinas de líderes e liderados. O bom líder sabe lidar com todas as situações de uma maneira coerente. Sempre agindo com responsabilidade e seguindo as normas da empresa.

Cada uma com a sua
Toda empresa deve ter seu código de ética, que deve ser bem divulgado para que todos os colaboradores possam agir em conformidade com ele, promovendo o desenvolvimento interno em relação ao meio social, aos clientes e o relacionamento entre líderes e liderados.

Crie um código
Quando se cria um código de ética empresarial, todos os colaboradores, sem exceção, devem conhecer o conteúdo, valor e os significados presentes no documento. A Roche, empresa do ramo farmacêutico, por exemplo, adotou uma política anti suborno que é um código avançado de ética. O objetivo é diminuir problemas com direitos humanos, impactos ambientais e governança corporativa.

Conteúdo social
Entre os valores que o código de ética empresarial de uma organização deve ter estão a responsabilidade social, que deve permear o conteúdo. A empresa que deseja ser vista com bons olhos pelo mercado, funcionários, clientes e o público de uma forma geral necessita ter um senso de responsabilidade social.

Programas
Como demonstrar o interesse pela solução de problemas sociais? Por meio de programas, cujo objetivo é beneficiar a população local. Isso inclui ações que promovam a cultura, a preservação do meio ambiente e o acesso da comunidade à educação. A empresa que tem um engajamento em prol da responsabilidade social consegue crescer e se desenvolver junto à sociedade.


ACESSE NOSSO SITE