Metas e pausas: Hábitos para estudar e trabalhar em casa

25 de março de 2020 0 min


Seja no estudo ou trabalho, saiba como organizar melhor seus hábitos relacionados aos objetivos e descansos durante seu home office


Continuando com a nossa série de dicas de hábitos para uma rotina home office mais proveitosa para os nossos alunos do UniOpet, tome nota e conheça mais dois hábitos para tentar incorporar ao seu dia a dia.


Hábito 3 – Complete suas metas todos os dias


Cronogramas planejados e não completados são um perigo para sua rotina, pois reforçam a ideia de fracasso acompanhada de frustração, o que pode te desanimar a manter o cumprimento de suas tarefas. E sem motivação, estudar acaba se tornando uma tarefa terrível de ser desempenhada.

Quando as metas estipuladas vão sendo completadas você tende a continuar se sentindo motivado a estudar cada vez mais. Portanto, é importante separar um tempo para elaborar um plano de estudos que faça sentido para sua realidade antes de partir para a ação.

Mas sinta-se livre, e não refém do seu plano de estudos. Se você perceber que suas metas diárias não estão sendo atendidas, realize mudanças e evite que as tarefas se acumulem, pois isso só irá minar sua motivação. 

Importante ressaltar que nada acontece da noite para o dia, portanto é fundamental que a melhoria constante seja realizada para que o hábito seja efetivamente incorporado à sua rotina. 


Hábito 4 – Faça pausas para descansar 


Dois grandes problemas enfrentados por quem estuda em casa, ou é o excesso ou a falta de descanso. Ambos são ruins, pois prejudicam seu aprendizado. Para aprender a inserir momentos de espairecimento de maneira eficiente, recomenda-se realizar uma pausa de 10 minutos a cada 40 minutos de foco nos estudos, por mais que isso possa inicialmente parecer tirar seu foco. Mas caso você desenvolva esse hábito, em pouco tempo vai ser possível perceber como seu aprendizado fica mais rápido e eficiente.


O ideal é que as pausas sejam constantes para que seu cérebro absorva melhor a informação, formando mais conexões neurais e ajudando a memorizar o que você está estudando.


O que evitar em um momento de pausa:


  • Internet: trata-se de uma poderosa ferramenta, mas causa distração e pode fazer você passar mais tempo improdutivo do que o planejado.

  • Televisão: é feita para prender sua atenção, portanto  cuidado, pois aquele momento de pausa para dar uma olhadinha nos canais pode se transformar em horas sem que você perceba.


O que fazer no momento da pausa:


  • Movimentar-se: Caminhe pela casa, vá até a varanda, terraço ou mesmo na frente de sua residência. Não deixe de refletir um pouco sobre o que você estudou.

  • Hidratar-se: Beba bastante água, pois é muito importante estar bem hidratado para estudar com qualidade.

  • E muito importante: aproveite esse tempo para ir ao banheiro!


Esses foram os hábitos 3 e 4 de nossa série para os estudantes do UniOpet. O que você achou dessas dicas? E quais os próximos passos? Alguma ideia? Fiquem ligados! E conte para nós como tem sido a sua rotina de home office.