Série: Hábitos para focar em seus estudos na quarentena do Covid-19

23 de março de 2020 0 min

Conheça os melhores hábitos que você precisa ter para se concentrar melhor no home-office durante a quarentena, seja nos estudos ou trabalho  


Você já sabe. O tema é sério e global. A ameaça do novo coronavírus, o Covid-19 chegou ao Brasil no início deste mês e alterou completamente a rotina de todos nós, independente da profissão, idade ou classe social.  

Para evitar a disseminação do vírus, permanecer em casa tornou-se uma missão importante de agora em diante e por um tempo ainda indeterminado.  

Entretanto, para muitos o ritmo de estudos e trabalho não pode parar, assim o home-office chegou ao dia a dia dos brasileiros.  

Aqui no UniOpet já começamos a incorporar essa prática presencial mediada por tecnologia. Para que os nossos alunos não percam em seus estudos – sempre torcendo para que tudo volte ao normal o mais rápido possível. 

 

Home Office 

Mas fazer um home office de estudo ou trabalho é algo que exige muita disciplina, pois em casa, geralmente estamos cercados de distrações e tentações que podem nos levar à procrastinação e consequentemente à baixa produtividade.  

Um telefone que toca, um familiar que quer interagir, um pet que pede um carinho, uma notificação na rede social que apita no seu celular, a geladeira ao seu alcance, o sofá convidativo para maratonar uma série, a cama... entre muitos outros exemplos que nos fazem perder o foco.  

 

Estudar ou trabalhar de forma remota é algo que agora, mais do que nunca, precisa virar um hábito do seu dia.  

Então preparamos uma série de artigos que vão te apresentar 8 hábitos que você pode começar a adotar a partir de agora para seus estudos, e assim, você possa continuar rendendo durante a quarentena.  

 

Vamos começar esta série com dois:  
 

Hábito 01 – Estude sempre no mesmo cômodo  

O primeiro passo para desempenhar bem seus hábitos de estudos em casa é ter um local fixo para isso. Ao separar um espaço para você, seu cérebro passa a se concentrar quando você estiver nele, de uma força mais efetiva, sem distrações.  

Escolha um ambiente e faça dele o seu santuário sagrado de concentração. Evite usá-lo para tarefas de lazer, como acessar redes sociais.  

Ao usufruir deste local apenas para estudos, o hábito de estudar começa gradativamente a ser incorporado em sua rotina. 

 

Hábito 02 – Organize todo seu material  

O hábito de organizar seus materiais de estudo vai acelerar seu aprendizado além de evitar a procrastinação. A organização evita a perda de tempo procurando materiais em seu local de estudo.  

Além disso, com a mente aliviada do estresse de procurar suas coisas, fica muito mais fácil e rápido focar no que você precisa fazer. 

 

Tenha um espaço destinado para livros, cadernos e demais materiais de escritório como canetas, blocos de notas e post-its. Ao terminar suas tarefas, arrume tudo em seu devido lugar antes de sair deste ambiente.  

Organize também suas anotações, o acúmulo de informações, pode fazer com que a bagunça de acumule novamente, atrapalhando a nova rotina no home office. 

 

Gostou das dicas?  

Fique ligado que amanhã vamos apresentar mais sugestões de hábitos para encarar a quarentena com disciplina, sem deixar que ela afete o seu ritmo de trabalho ou de aprendizado.  

 

Nós do UniOpet queremos saber a sua opinião! deixe o seu comentário dizendo o que achou dos dois primeiros hábitos! 

Qual a maior dificuldade que você sente ao tentar organizar seu local de estudos ou seus materiais?