Mais de 17 mil vagas estão abertas para concurso. Uma delas pode ser sua

07 de junho de 2021 0 min

salário e estabilidade no emprego são alguns atrativos para quem quer entrar na vida pública. Confira algumas dicas para se preparar e veja a lista completa  

Salário atrativo e a estabilidade conferida pelo regime estatutário fazem dos concursos públicos uma das estrelas do mercado de trabalho. Mesmo em tempos de pandemia, eles continuam acontecendo. Levantamento feito pelo portal UOL aponta que existem 17.095 vagas abertas em todas as regiões do país. São oportunidades em diversos cargos, destinadas a candidatos de todos os níveis de escolaridade e com faixas salariais que chegam até R$ 29 mil (para juiz de direito). 

Apesar de não existir uma fórmula mágica para passar, existem algumas dicas para aumentar as chances de sucesso antes e durante a prova. Além de todos os cuidados exigidos pela pandemia, como máscara e distanciamento social, uma boa dose de tranquilidade e muito preparo também são necessários. Controlar a ansiedade, estar bem alimentado e descansado são outros fatores que ajudam a enfrentar a maratona de quem está pensando em passar. Confira. 

Área de atuação 

Antes de se inscrever, veja qual a área com que mais se identifica. Carreira jurídica, engenharia, área de saúde, são muitas as opções. Não adianta nada ganhar bem e não ser feliz no trabalho. 

Estudo planejado 

Não espere a publicação do edital. Eles são publicados em cima da hora. Definida a área, planeje os estudos. Pode ser sozinho ou em cursos preparatórios especializados. Mesmo fazendo cursinho, é essencial rever o conteúdo em casa. 

Cronograma 

Não importa o número de horas que se estude, mas sim a concentração e foco. Concilie o estudo teórico com o prático. Como? Pegue provas anteriores, faça e confira o resultado, em particular, os erros. 

Sono dos justos 

Uma noite mal dormida pode tirar a concentração e colocar por água abaixo todo o preparo de muito tempo. Mas uma boa noite de sono não é necessária somente na noite de véspera do concurso. É preciso fazer das noites bem dormidas uma rotina. A capacidade cognitiva melhora, possibilitando uma maior atenção com o conteúdo pedido.  

Relaxe 

Dia da prova não é dia de estudar. O conteúdo que tinha que ser aprendido nesta altura do campeonato já foi. Nada de rever conteúdos complicados, como fórmulas e problemas. Tire pelo menos um dia de folga antes do concurso. 

Esteja confortável 

Separe antecipadamente documentos e materiais que podem ser usados na prova. Use uma roupa confortável no dia. 

Coma direito 

Na véspera e no dia da prova, consuma alimentos saudáveis. Não existe nada pior do que passar meses se preparando para o concurso e na hora H ficar doente, com uma intoxicação alimentar ou desidratação. Beba muita água. Um corpo alimentado e hidratado é essencial para estimular a memória e o raciocínio lógico. 

Na hora da prova 

- Se puder escolher o lugar, fique longe da porta para evitar distrações. 

- Antes de começar, leia a prova com atenção. 

- Planeje o tempo da prova. Priorize as questões mais fáceis e deixe por último as mais difíceis. Isso evita o cansaço. 

- Para as provas dissertativas, seja objetivo. Nada de enrolação. E capriche na letra. 

- Foque no conteúdo do edital. Não extrapole, pois vai cair na prova só o que foi pedido. 

- Não ligue para a concorrência ou para o número de vagas do edital. A maioria não está preparada, ou não comparece no dia da prova. 

- Não subestime a prova. Por mais que esteja seguro em relação ao conteúdo. Existem muitas “pegadinhas” neste tipo de prova.   

- Preencha o gabarito com tempo e calma. 

Quer saber onde podem estar suas chances? Confira aqui o número de vagas e quais estados realizarão concursos públicos ainda este ano.