A luta é delas

07 de dezembro de 2021 0 min

Estudo aponta que mulheres ainda encontram barreiras físicas e emocionais quando o assunto é liderança


Durante a pandemia, muitos brasileiros buscaram no empreendedorismo complementar a renda ou, finalmente, alcançar independência financeira. Diante dessa movimentação, o número de novos negócios no país ganhou força e as mulheres tiveram uma participação significativa nisso - o número de empreendedoras cresceu 40% no período, segundo o Sebrae. Hoje, são mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras no país, o que representa metade do empreendedorismo brasileiro, segundo o Global Entrepreneurship Monitor.

A desigualdade de gênero, no entanto, ainda é uma realidade. Segundo estudo do Fórum Econômico Mundial, o tempo que as mulheres terão de esperar para alcançar a igualdade com os homens no mundo corporativo está estimado em 136 anos, isso se nenhuma aceleração desse processo for adicionada.

O Panorama Liderança Feminina: a visão delas sobre os desafios de gestão, maior estudo já realizado sobre liderança feminina, feito pela Startse em parceria com o Opinion Box, lista 15 grandes barreiras mentais e emocionais para o empreendedorismo das mulheres, e como elas impactam de forma incisiva na desigualdade no mercado. A pesquisa ouviu 783 mulheres em posição de liderança em todo o Brasil.

Das 15 barreiras identificadas no estudo, os principais desafios encontrados foram: Planejamento de carreira; Habilidades que as mulheres entendem ser mais importantes para o futuro profissional delas versus o quanto elas dominam essas skills; Visão sobre o suporte oferecido pelas empresas para o desenvolvimento profissional dessas mulheres, que muitas vezes enfrentam jornada dupla ou tripla, e Considerações práticas para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Tânia Gomes Luz, conselheira e estrategista de Digital Branding, Founder da GirlBoss, com mais de 10 anos de carreira, listou cinco, das 15 barreiras mais mencionadas pelas profissionais como as que mais impactam no seu desenvolvimento enquanto líderes empreendedoras.

“Por mais que hoje a mulher tenha amparo legal e instrumental para vencer e superar as barreiras impostas por uma sociedade que sempre a viu como inferior e incapaz, alguns freios ainda seguram este crescimento que, sem dúvida nenhuma, poderia ser muito maior”, observou. 

Confira:

5º lugar - Falta de suporte adequado
As mulheres ainda sentem que não existe uma real compreensão da parte das empresas e parceiros da diferença o que um suporte adequado às mulheres pode fazer, já que a mulher tem demandas específicas do gênero e que dependem de uma política da empresa para se expressarem em sua plenitude.

São profissionais que lidam com jornada dupla ou até tripla, e que, portanto, não podem ser tratadas da mesma maneira que os homens caso o objetivo seja expressar igualdade de tratamento e suporte integral.

Mais da metade das mulheres entrevistadas acha que existe suporte adequado em seus grupos profissionais, porém um número bastante alto ainda (41%) se sente pouco apoiada nas necessidades específicas da mulher e não consegue equilibrar as diferentes funções femininas na sociedade.

4º lugar - Networking e contatos com tomadores de decisão
Tânia Gomes Luz comenta essa barreira com uma visão social da questão. “As mulheres cresceram entendendo que o ‘certo’ seria viver para o lar, os filhos e a família. Nunca fomos educadas para a abertura total como os homens, que sempre foram incentivados a se abrir para o mundo, se aventurar. Ainda há uma grande dificuldade interna da parte da mulher de explorar o potencial do contato humano no mundo dos negócios”.

3º lugar - Medo de errar
43% das mulheres consultadas pelo Panorama Liderança Feminina: a visão delas sobre os desafios de gestão disseram que temem falhar em missões e situações importantes. Essa insegurança dialoga diretamente com a barreira anterior, onde a própria maneira como a mulher é criada e cresce na sociedade interfere na maneira como ela lida com o mundo exterior.

O maior desafio reside na transformação desta insegurança em uma característica que deixe de atrapalhar e passe a ajudar a mulher na sua construção de carreira, sendo um instrumento a mais de cautela, minimizando falhas evitáveis.

2º lugar - Fugir do estereótipo “mulherzinha”
46% das entrevistadas sentem que é um grande desafio para elas lidar com a expectativa geral de que a mulher líder, em algum momento, revelará que é emocional e frágil demais, expondo-se e fragilizando-se diante de uma equipe ou de seus parceiros.

As características convencionadas masculinas pela sociedade, como objetividade e frieza emocional, tornam-se uma espécie de meta a ser perseguida, e isso acaba por se tornar um conflito constante e é a segunda maior barreira emocional que distancia a mulher da plenitude profissional.

1º lugar - Não falar de suas conquistas
A mulher bem sucedida e segura de si acaba tendo de pagar um preço alto por seu sucesso, que é a extrema dificuldade de mencionar suas conquistas em público. O receio de parecer extremamente vaidosa, “exibida” e com os pés fora do chão acomete 52% das mulheres entrevistadas.

“Culturalmente os homens têm esse exercício muito mais bem resolvido perante a sociedade. Eles falam do aumento de salário que tiveram, da namorada nova, do carro que foi trocado, de quanto estão satisfeitos com a vida e ninguém enxerga isso como uma falha de caráter ou um problema. As mulheres são muito ciosas de suas imagens e sempre são muito criticadas quando resolvem se impor ou falar nos mesmos termos. Isso explica esse comportamento, que infelizmente é tão disseminado. Mulheres que se empoderam devem sim falar disso, pois estimulam outras mulheres a procurarem a mesma satisfação pessoal”, finaliza Tânia Gomes Luz.


ACESSE NOSSO SITE