As lições de empreendedorismo de Elon Musk

18 de junho de 2021 0 min


Conhecido pela ousadia de seus empreendimentos, empresário é hoje o segundo homem mais rico do mundo.


Elon Musk é hoje uma das mais conhecidas celebridades do mundo empresarial. Dono de várias empresas de sucesso, Musk certamente tem muitas lições que podem ser aprendidas - e usadas - por qualquer empreendedor. Trabalho, criatividade, inovação, persistência, foco e dedicação, são apenas algumas delas.

Segunda pessoa mais rica do mundo, o empresário tem negócios de sucesso em áreas distintas como a de carros elétricos (Tesla), setor aeroespacial (SpaceX), inteligência artificial (OpenAI), energia solar (SolarCity), escavação de túneis (The Boring Company) e neurociência (Neuralink).

Como se não bastasse, Elon Musk ainda pretende, através da SpaceX, colonizar e levar seres humanos para Marte. Cheio de ambição e com visão de futuro, o empresário certamente tem muito a ensinar. 

Duvida? Veja a seguir:


Tenha estratégia

Musk queria trabalhar com tecnologia, mas ninguém lhe deu oportunidade. Filho de uma família rica sul-africana, ele não teve dúvidas, criou a sua própria empresa, a Zip2. Ou seja, se o capital é incerto, o objetivo não precisa ser deixado de lado. Ele apenas buscou uma estratégia diferente para ter sucesso.


Seja ousado

Ter estratégia não significa não ter ousadia. Mesmo não tendo conhecimento nenhum sobre o mercado financeiro, o empreendedor deu início ao que mais tarde se tornaria o Paypal. Uma empresa à frente de seu tempo também exige jovens talentos. Musk não se priva em investir neles.


Não é para qualquer um

Musk costuma dizer que empreender não é para qualquer um.  Para ele, abrir uma empresa é a mesma coisa que “mascar vidro e cair no abismo”. Mas o que ele quis dizer com isso? Como CEO e fundador de uma empresa, os problemas sempre cairão em suas mãos (mascar vidro). Cabe a você corrigir processos, analisar balanços, enquanto algo aterrorizador (o abismo), que pode ser a falta de dinheiro ou ameaça de falência, te ameaça.


Inspiração X suor

Certa vez perguntaram a Musk por que ele investiu em tantos projetos arriscados, como carros elétricos e levar o homem para Marte. Ele respondeu que não queria olhar para o futuro e se sentir triste. E ressaltou que por diversas vezes em sua jornada passou por momentos difíceis, chegando a trabalhar até 100 horas por semana, resolvendo problemas das empresas. E completou que inspiração é importante, mas exige muito suor.


Valor e riscos

A Tesla conquistou o mercado oferecendo o melhor carro elétrico do mundo. Não foi com a melhor propaganda ou marketing. Ou seja, ofereça um produto de qualidade e o consumidor sempre lembrará dele na hora de investir. Os negócios, independentemente do segmento, não estão isentos de riscos. Segundo Musk, quanto maior a possibilidade de retorno de uma empresa, maior é o risco. Desse modo, quem tem medo de se arriscar, fica engessado e perde as melhores oportunidades do mercado.


Estude

Empreender não é um mar de rosas. Vão surgir problemas e desafios pelo caminho, por isso é importante trabalhar bastante, corrigir processos e descobrir meios de obter recursos para fazer a empresa crescer. Nesse sentido, manter-se atualizado com cursos de pós-graduação também é uma boa saída. Conheça as diversas oportunidades que a UniOpet oferece.