Guia fácil para o investidor iniciante: 3 DICAS PARA COMEÇAR A INVESTIR

22 de outubro de 2020 0 min

Separamos algumas dicas e informações para você que economizou uma quantia ao organizar suas finanças pessoais mas não sabe nem como é que começa a investir  

Aqui no blog UniOpet já falamos algumas vezes sobre finanças pessoais  , dicas de economia que você pode adquirir para manter suas contas em dia. Agora chegou a segunda etapa: estou sendo tão econômico e agora quero investir o dinheirinho que tem me sobrado. Eu posso ser um investidor mesmo não tendo uma renda alta? Como posso começar a investir?  

Importante lembrar que para ser um investidor é preciso ter dedicação diária e alguma disciplina. Só assim você poderá encontrar sucesso no futuro desse caminho. Começar a investir é um processo que deve ser construído e acompanhado todos os dias. Assim, você terá excelentes resultados no futuro. 

Antes de iniciarmos com as dicas, vamos a uma pequena explicações sobre o que é investimento, como funciona. Confira:   

Juros podem ser amigos?   

Repense aquela sensação ruim que sente ao ouvir a palavrinha JUROS. se por um lado ele é o vilão quando atrasamos um boleto ou uma prestação, no caso do investimento eles trabalham a favor do investidor.  Mesmo com os cortes da Taxa Selic, o Brasil segue sendo um dos países com a maior taxa de juros do mundo. 

A taxa Selic influencia nos investimentos mais conservadores de menor risco. 

Então lembre-se,  essa taxa de juros pode:   

- Ser um excelente negócio para quem quer ter retorno de investimento 

- Ser um pesadelo para quem está endividado ou precisa de dinheiro emprestado. 

E aí? Você está preparado para os riscos?  

Importante que o investidor leigo saiba que, ao adentrar nesse universo, haverão riscos até mesmo em um investimento bem conservador.  

Conheça alguns desses riscos:   

Liquidez

é associado ao tempo necessário para transformar um investimento em dinheiro no seu bolso. A caderneta de poupança, por exemplo, tem uma alta liquidez porque o dinheiro está facilmente acessível. Pela sua característica de ser um investimento com alta liquidez, a caderneta de poupança é considerada um investimento sem risco de liquidez.  

Crédito

é aqui que as coisas ficam um pouco mais sérias e perigosas. O famoso risco de calote por parte da instituição financeira, ao não honrar seus compromissos com o investidor. Acontece quando não ocorre o pagamento total ou parcial dos juros combinados, inicialmente, no momento da aplicação. Este risco é geralmente associado à quebra ou à falência da instituição financeira.  

Tá, mas e aí: como começar a investir?  

As dicas a seguir são do economista Eduardo Moreira

1. Escolha uma corretora de valores 

Geralmente, as pessoas começam a investir por de indicações do seu gerente do banco, porém, os gerentes de banco recebem comissões por cada investimento que conseguem “vender” e, portanto, nem sempre fazem uma sugestão adequada ao cliente. 

Contratar uma corretora, muitas vezes, sai mais barato do que investir por uma instituição bancária. 

Toda corretora tem que ter uma autorização prévia do Banco Central para vender títulos. .  

2. Investimento para iniciantes 

A opção mais segura para quem está começando é a renda fixa. Basicamente, ela é um título de dívida emitido por uma instituição como, o governo ou bancos. Então, eles arrecadam o dinheiro dos investidores para financiar as suas atividades. Em troca, oferecem uma taxa de rentabilidade que, por sua vez, pode ser prefixada ou pós-fixada. 

A primeira consiste em um rendimento fixo, ou seja, você investe e já sabe o quanto vai receber na data do vencimento. Um exemplo seria um título prefixado que paga 10% ao ano. 

Independentemente das condições do mercado, os retornos serão os mesmos. A taxa pós-fixada é atrelada a um indexador da economia como o CDI, IPCA e a taxa Selic. Portanto, o rendimento é um percentual do indicador. 

Exemplos de investimentos renda fixa são os Tesouros Diretos, a conhecida Caderneta de Poupança, Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito de Agronegócio (LCA), Letra de Câmbio (LC) e o Certificado de Depósito Bancário (CDB).  

3. Diversifique os investimentos 

É muito importante não colocar todo o seu dinheiro em um investimento só, pois isso aumenta muito o risco. O ideal é que você tenha uma Carteira de Investimentos variada. 

Existe a regra básica dos 25%, que é basicamente sempre ter pelo menos 25% do seu dinheiro aplicado em investimentos mais arriscados, desde que você não precise daquele dinheiro já nos próximos meses. 

Investir é um ciclo: ganhar, poupar, investir. Caso uma dessas etapas falhe, o processo pode ficar comprometido. Porém, o mais importante é dar o primeiro passo para a sua independência financeira, sempre tendo em mente as palavrinhas mágicas: organização e planejamento. Boa sorte!