6 dicas para reduzir muito suas despesas em casa

19 de outubro de 2020 0 min

Muitas vezes temos alguns sonhos e objetivos mas o nosso dinheiro não é o suficiente.  Com algumas dicas bem fáceis vamos te ajudar a chegar mais perto do que deseja 

Você quer comprar um carro? Fazer uma viagem (quando terminar essa loucura da pandemia de Covid-19)? Quer realizar uma reforma? Redecorar a casa? Para alcançar seus objetivos é importante compreender a composição da sua renda e propor pequenas economias que, ao final, podem gerar resultados incríveis. 

E tudo isso pode começar entendendo como reduzir as despesas que você tem na sua casa.   

Ao organizar sua vida financeira, é possível economizar a ponto de adquirir um bem sem a necessidade de um financiamento ou melhorar de vida de maneira geral. Com a crise financeira atual que atinge toda a sociedade, planejamento é a chave do sucesso e pode diminuir a sensação de que a renda é sempre menor do que os gastos.   

Neste post, vamos mostrar 6 dicas para reduzir as despesas de casa a partir da mudança de hábitos simples, como poupar energia elétrica, reduzir o gasto com alimentação e outros.   

1. Faça um cardápio semanal e programe as refeições  

Um dos itens mais caros em um orçamento é a alimentação. Comece planejando os gastos dentro de casa. Quando for ao supermercado, faça uma lista prévia com tudo o que você precisa, assim, não há risco de comprar itens desnecessários e que acabem se perdendo no armário. 

Pesquise preços e compare marcas. Pequenas economias dão grandes resultados. Procure saber qual supermercado está em promoção, se vale mais a pena comprar frutas diretamente no sacolão e pense na forma de pagamento. Outra forma de baratear o custo da alimentação é comprar em maiores quantidades. 

Por isso, combine com vizinhos, familiares, que também irão precisar de determinados itens, e possam te ajudar nessa economia.  

2. Evite o delivery e as saídas para restaurantes  

Comprar comida pronta é muito, muito prático. Porém, é um dos maiores responsáveis pelo aperto no orçamento. Sempre que possível, faça suas refeições em casa ou leve sua comida ou lanche no dia a dia do trabalho, por exemplo. Planeje com o restante da família e amigos em quais momentos vocês poderão comer em restaurantes. 

Se, antes, esse era um hábito comum ao longo da semana, pense em reduzi-lo para o fim de semana apenas. Procure também opções mais em conta e adequadas ao orçamento.   

3. Evite gastos desnecessários de energia   

Quem tem mania de chegar em casa a qualquer hora do dia e acender a lâmpada está correndo o risco de pagar contas altas sem necessidade. A iluminação natural é uma ótima alternativa, portanto, deixe sempre janelas e cortinas abertas. Quando a energia elétrica é indispensável, só ligue a luz nos locais necessários. 

Se saiu do quarto, apague a luz e não deixe nenhuma lâmpada acesa. Trocar as lâmpadas comuns por fluorescentes pode ser alternativa interessante para locais de grande circulação, como banheiro, cozinha e área de serviço. Elas são mais econômicas e duram mais tempo. Você pode não saber, mas o modo de uso dos aparelhos eletrônicos e até mesmo a posição deles dentro de casa podem aumentar o consumo de energia. 

No caso de geladeira ou freezer, deixe-os em local arejado. Se o sol incidir diretamente, tenha certeza de que o consumo de luz também será maior. Acabe com péssimos hábitos como dormir com a televisão ligada e nunca deixe o aparelho funcionando só por funcionar. Parou de assistir, desligue. Por fim, fiação elétrica antiga contribui para o maior consumo de energia. Mantenha-a sempre nova.

Considere ainda usar aquecimento por energia solar na residência.   

4. Economize água  

A energia elétrica pesa muito no bolso das famílias, mas de nada adianta economizar muito em um item e extrapolar no outro. Acumular roupas para lavar e passar permite gastar menos água e energia.  

O mesmo vale para o tempo debaixo do chuveiro. Banhos demorados consomem muita energia e, claro, muita água. Em tempos de calor, tome banhos rápidos mais frios e até mesmo com o chuveiro desligado.  

Manter as torneiras sempre bem fechadas e verificar se não há vazamento precisa ser um hábito. Lembre-se de que é possível reutilizar, por exemplo, a água da chuva para lavar o quintal ou molhar as plantas.  

5. Reduza as contas de telefone e internet 

Se você quer saber como reduzir as despesas de casa, pense o quanto gasta todo mês com telefone. Inclua nessa conta o telefone fixo e o móvel e a internet.  As operadoras de celular costumam ter planos adequados para cada tipo de uso. Se você é do tipo que usa muito a internet, mas quase não faz ligações, pesquise se a empresa oferece um plano adequado a essas características. 

Lembre-se de que cada operadora tem o seu preço e vantagens.  

6. Fuja dos juros!!   

Muitas vezes, o orçamento aperta e falta dinheiro no fim do mês para pagar em dia a conta de água ou o aluguel, mas saiba que a falta de um bom planejamento é a causa desse problema.  

Se você tem uma renda fixa, logo quando estiver com o dinheiro disponível faça contas de quanto vai gastar com cada item. Esteja atento sobre os juros por atraso. O cartão de crédito, por exemplo, é o maior vilão das casas devido ao alto percentual de juros aplicados sobre a dívida. No caso do aluguel, valores são acrescidos em caso de atraso. 

Todos esses valores de juros pagos por atraso representam algum dinheiro que poderia ser guardado para um plano futuro.   

Em resumo

Mudanças simples de hábito podem gerar resultados realmente significativos. Uma compra de supermercado mais moderada, um banho mais rápido ou o uso mais racional do telefone são ótimos gestos para quem quer saber como reduzir as despesas de casa e deseja enquadrar seu orçamento à realidade econômica do país fazendo o dinheiro render mais.