Ferramentas de networking para impulsionar sua carreira durante a pandemia

06 de maio de 2020 0 min

Em tempos de pandemia temos mais tempo para organizar nossa vida profissional, portanto conheça algumas ferramentas que vão ajudar a dar um up na sua carreira

Você já deve ter ouvido falar que uma das formas mais fáceis de conseguir um bom emprego é por meio da indicação. 

Ou seja, a prática do QI (quem indica) é muito comum atualmente, o que faz com que boas vagas de trabalho muitas vezes não sejam conseguidas por meio de um processo seletivo tradicional, mas através de indicação de outros profissionais. 

Em tempos de pandemia e isolamento social, como fazer para continuar alimentando seu círculo profissional? No último artigo, mostramos algumas dicas de como agir nas redes sociais. 

Neste, vamos falar sobre algumas ferramentas de networking que podem colocar seu nome em uma posição de destaque e impulsionar sua carreira.

As ferramentas de networking permitem que você expanda sua rede de contatos de maneira mais inteligente e estratégica. Isso pode ajudar você a encontrar melhores empregos e novos desafios para sua carreira. 

E não apenas isso! Elas também podem te ajudar a fazer negócios, fortalecer seu nome e até vender.

Dessa forma, listamos algumas ferramentas que vão auxiliá-lo na hora de criar e  gerenciar sua base de contatos para alcançar as oportunidades de negócio ou o emprego que você tanto almeja e dar aquele salto com sua carreira.

LinkedIn

Já falamos dela na artigo anterior, mas reforçamos aqui a importância desta autointitulada comunidade profissional. Esta rede social conecta profissionais e empresas permitindo a criação de vínculos desde o CEO até estagiários. 

Por isso o LinkedIn se tornou a mais famosa e mais usada ferramenta de networking do mundo.

Para ter um uso eficiente, é importante manter uma presença ativa na plataforma, muito além de apenas colocar ali seu histórico profissional no formato de currículo online.

Por meio do compartilhamento de conteúdo valioso (nada de superfluidades e banalidades aqui - deixe isso para as outras redes sociais) e de boas conexões com outros profissionais você pode atrair headhunters e gestores de empresas que estão em busca de novos talentos que possam contribuir para o crescimento do negócio.

Rapportive

Esta é uma ferramenta de networking (adquirida pelo LinkedIn) que torna ainda mais fácil a interação com os contatos na plataforma. Trata-se de um plug-in para o Gmail que permite que você acesse as informações de seus contatos do LinkedIn diretamente em seu e-mail. Com essa funcionalidade você pode enviar e receber e-mails dos contatos e conexões que estabeleceu no LinkedIn, por meio do sua conta Gmail. 

A partir disso é só estreitar e manter a relação, seguindo aquelas dicas do artigo anterior.

Followup.cc

Assim como na vida pessoal, na vida profissional manter contato com as pessoas é fundamental para estreitar e fortalecer suas relações. Então, não basta estabelecer contato, é preciso mantê-lo. 

É para isso que serve a ferramenta de networking Followup.cc. Com ela fica mais fácil manter contato com todas as pessoas que estão na sua rede. 

A ferramenta permite que você programe lembretes como e-mails que devem ser enviados, qual assunto deve ser tratado, quem será o destinatário, data e horário do envio, além de permitir também que você organize uma agenda de envio automático de conteúdo para sua base ou para um grupo de contatos.

Trocar cartão de visita é apenas o primeiro passo de uma série de etapas do networking.

Reddit

O Reddit é uma plataforma mundialmente conhecida que permite que você crie tópicos de interesse que as pessoas podem seguir e publicar conteúdos relacionados. 

Ele serve como um fórum e permite que você acompanhe assuntos profissionais da área (ou áreas) de interesse. Além da possibilidade de criar tópicos você pode também seguir os que já existem. 

Mas, como sempre, tenha cuidado com o que postar, pois as comunidades são livres, o que significa que qualquer um pode entrar e ler seu conteúdo.

Meetup

Essa é para você deixar na manga quando a pandemia acabar. O Meetup é uma excelente ferramenta de networking para conexão local, e tem a função de divulgar eventos que acontecem próximos a você. 

É possível filtrar sua pesquisa por assunto. Isso torna mais efetiva sua busca por um evento realmente valioso. Ao se registrar na plataforma você pode estabelecer seus interesses e então receber as notificações sobre os encontros das áreas indicadas.



Você está usando seu tempo nesta pandemia para dar um up no seu currículo?

Compartilhe sua experiência conosco. A melhor hora de fortalecer o seu nome é agora. Então aproveite este momento que você tem mais tempo.


Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet