Enem e ProUni: confira o calendário e as opções que o UniOpet oferece para os estudantes

15 de janeiro de 2024 0 min

No dia 16 de janeiro, estudantes de todo o país estarão de olho no relógio e no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Inep, ainda não informou o horário em que as notas do Enem 2023 serão divulgadas. O que se sabe é que o resultado sairá na terça-feira.

Isso significa que as notas podem sair logo depois da meia noite ou, até mesmo, às 18h. É preciso acompanhar o site oficial do Inep para saber se o resultado foi ao ar. O interessado pode acessar suas notas na Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la através do acesso.gov.br, inserindo o CPF e seguindo os passos para a recuperação da senha.

O Enem 2023 foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. Desde então, os candidatos estão ansiosos pelo resultado da prova, já que a nota do exame permite a entrada em instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o Brasil. É o caso do Centro Universitário UniOpet, que oferece desconto de até 60% nas matrículas. Saiba mais.

ProUni

Um dos principais programas aos quais o estudante deve estar atento é o Programa Universidade para Todos (ProUni), programa federal que oferece bolsas de estudo de 50% a 100% em universidades privadas para estudantes de baixa renda. Veja os detalhes dos convênios do ProUni com os cursos de graduação do UniOpet.

Neste ano, o ProUni continuará com o mesmo formato de dois períodos: o primeiro semestre e o segundo semestre. A novidade para 2024 é que o governo ampliou o número de vagas para os cursos de Direito e Medicina, com o objetivo de aumentar a acessibilidade a esses cursos, que são considerados os mais caros do país.

Confira o cronograma previsto:

  • Inscrições do primeiro semestre: 22 a 25 de fevereiro
  • Resultado da primeira chamada: início de março
  • Matrícula da primeira chamada: primeira quinzena de março
  • Resultado da segunda chamada: primeira quinzena de março
  • Matrícula da primeira chamada: segunda quinzena de março
  • Lista de espera: última semana de março.

As inscrições do segundo semestre ainda não têm data definida.

Compartilhe